Exemplo de hangar preparado para a manutenção de aeronave

Veja os principais tipos de manutenção de aeronave

A manutenção de aeronave é usada para manter ou melhorar a aeronavegabilidade e a confiabilidade que consta no projeto da aeronave. Isso é feito através de ações como:

  • Revisão de seus sistemas;
  • Revisão dos subsistemas;
  • Análise dos componentes.

Assim, esse trabalho deve ser feito durante toda a vida operacional da aeronave. No Brasil, a manutenção de aeronaves é fiscalizada pela Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC.

Neste conteúdo, nós iremos explicar mais sobre quais os 4 principais tipos de manutenção em aeronaves e você aprenderá a identificar qual tipo é o mais indicado para determinada aeronave, desde a compra até o “phase out”.

4 tipos de manutenção de aeronave

De forma periódica devem ser realizadas revisões nos aviões, sejam eles particulares ou de companhia, da qual é decidido quais dos tipos de manutenção serão feitas de acordo com o tempo de utilização dele.

Existem quatro tipo principais de revisões com base nos aviões comerciais:

  • Manutenção de Linha;
  • Manutenção de Hangar/Diária;
  • Manutenção de checks de letras: A, B, C;
  • Overhaul ou Check D.

1. Manutenção de Linha

Essa é a manutenção em aeronaves menos complexa. Ela acontece durante o trânsito das aeronaves dentro do aeroporto. Ou seja, acontece no período em que a aeronave permanece no aeroporto, após ter chegado de um lugar e esteja se preparando para sair em breve para outro.

Então, nesse modelo de manutenção de aeronave, checa-se apenas se está tudo certo para a próxima decolagem.

2. Manutenção de Hangar ou Manutenção Diária

Essa é mais complexa do que a manutenção de linha, e acontece normalmente quando a aeronave tem um tempo de espera entre os voos superiores a 6 horas.

Nesse tipo de manutenção, são feitos serviços e realizadas as revisões mais demoradas.

3. Manutenção de checks de letras: A, B e C

Nesse tipo de manutenção de aeronave, são feitos serviços que demandam trabalhos mais longos. Eles requerem diferentes técnicos (mecânico de aviação comercial) para cumprir uma vasta área e registrar tudo.

A manutenção de checks de letras A, B e C são comumente chamados de “checks de rotina”, pois dependem diretamente das horas de voo da aeronave.

Portanto, a cada vencimento desse prazo, a manutenção deve ser refeita.

  • No Check A, é feita uma revisão cerca de uma vez por mês durante a noite;
  • No Check B, é feita uma revisão com base nos dias do calendário ou horas de voo da aeronave. Nesse caso, seu tempo de duração é de, aproximadamente, 48 horas;
  • No Check C, é feita uma revisão de 12 a 18 meses e requer que o avião deixe de operar durante um bom período de tempo.

4. Overhaul

Na manutenção do tipo Overhaul ou Check D, é feita uma perícia mais profunda na aeronave, também conhecida como Heavy Check. Nela, o avião é totalmente desmontado e remontado para a manutenção. Inclusive, a pintura da aeronave é refeita, deixando-o como novo.

Assim, a manutenção do tipo Overhaul ou Check D também é controlada pelas horas de voo da aeronave. Assim, ela deve ser feita, em média, a cada 3 ou 4 anos ou no caso dos aviões que estão chegando ao seu fim de vida ou “phase out”.

Ainda tem alguma dúvida ou quer deixar algum questionamento acerca do tema? Então comente a seguir e participe da conversa.

Powered by Rock Convert

One Reply to “Veja os principais tipos de manutenção de aeronave”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This