Veja como o ISO 9004 te ajuda a melhorar a performance

Você já ouviu falar que qualidade é a matéria-prima do sucesso? Pois bem. Quem ocupa a supervisão, gerência ou direção de uma empresa sabe bem da importância do monitoramento dos controles de qualidade para alcançar a satisfação dos clientes, para assim, ampliar sua participação no mercado. O problema é que, no Brasil, nem todas as organizações possuem metodologias e sistemas adequados para lidar com a crescente demanda pela excelência na prestação de serviços.

E pensando na necessidade imediata das empresas em otimizar seus processos de negócios, nossa equipe de especialistas irá mostrar a você o que significa a ISO 9004 e como essa norma de qualidade pode mudar a história do seu negócio! Acompanhe conosco a seguir.

NBR ISO 9004:2010: norteando o sucesso empresarial

Criada em 1987, a ISO 9004 chegou, em 2010, à sua 4ª edição (NBR ISO 9004:2010:), repaginada, mas ainda apoiada na ideia de estabelecer critérios e orientações extremamente valiosos para empresários e gestores de organizações de todos os portes, focando suas normas na melhoria contínua do desempenho global das empresas que atuam em um ambiente complexo e em constante mutação, a partir de uma abordagem orientada a processos.

Diferenciação das siglas ISO 9000, ISO 9001 e ISO 9004

Rapidamente, apenas uma observação a quem possa estar perdido em meio a tantas normas de gestão:

  • a ISO 9000 estabelece as bases gerais para a gestão de qualidade, dando suporte para todas as outras normas da família ISO;
  • enquanto a ISO 9001 fornece normas para a Gestão de Qualidade;
  • a ISO 9004 (através da NBR ISO 9004:2010:) é a responsável por estender os benefícios dessas orientações a todos os stakeholders da organização (atores envolvidos, direta ou indiretamente, com a empresa, como clientes, fornecedores, funcionários, etc.).

É importante frisar que a ISO 9001 e ISO 9004 podem ser implementadas em conjunto ou de forma separada.

Quais os benefícios que a NBR ISO 9004:2010: traz à minha empresa?

  • Oferecer maior credibilidade à sua marca por meio da certificação correspondente;
  • Identificar os pontos fortes, bem como os obstáculos, com mais eficiência;
  • Visualizar as oportunidades de mercado a partir da qualidade de seus processos de produção;
  • Dar maior dinamismo aos processos internos da empresa;
  • Reduzir custos com processos desnecessários, lentos ou inócuos;
  • Melhorar a qualidade de vida dos funcionários;
  • Desenvolver lideranças;
  • Desenvolver sistemas tecnológicos que racionalizem processos;
  • Maior poder de retenção de clientes e aumento no faturamento.

Certificação ISO 9004 também chancela as empresas quanto às práticas sustentáveis

Ter uma empresa sustentável é essencial para abrir portas no mundo dos negócios do novo milênio. A certificação ISO 9004 oferece também essa validação fundamental, verificando e atestando as conformidades dos processos com as boas práticas ambientais.

Autoavaliação como instrumento de análise crítica dos processos internos

Tomando como norteador o tripé “melhoria contínua, desenvolvimento de líderes e otimização dos recursos tecnológicos”, a ISO 9004 ressalta aos gestores que uma empresa pode alcançar sucesso embasada pela conjunção (de forma balanceada e no longo prazo) da satisfação das necessidades dos consumidores com o alcance das expectativas das demais partes interessadas. Esse movimento cíclico do sucesso se dá, sobretudo, por meio da implantação de uma constante sistemática de autoavaliação, a qual será usada para definir prioridades, estabelecer planos e estimular ações preventivas.

Checklist como instrumento inicial de autoavaliação

Entre as ferramentas que vêm sendo usadas com sucesso no alcance da excelência dos processos internos, vale citar os softwares que permitem a realização de um checklist eletrônico (acessado pelos colaboradores através de um dispositivo móvel). O sistema serve como orientador unificado na realização de tarefas por todos os funcionários, evitando falhas por esquecimento de etapas do processo e facilitando o controle e monitoramento. Seria o caso do controle de procedimentos em uma rede de fast-food, por exemplo.

Você já conhecia essa norma? Compartilhe conosco suas experiências sobre o assunto ou aproveite para tirar suas dúvidas! Ah, e agora que você já sabe o que é e qual a importância da ISO 9004, que tal descobrir agora como fazer a gestão de qualidade através de um checklist?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This