Veja 7 dicas para aumentar a produtividade de processos

Toda empresa trabalha com processos. Diversas tarefas são executadas de formas variadas por diferentes pessoas, focando, é claro, em um resultado positivo para a empresa ao final. Só que nem sempre eles são conduzidos da forma mais produtiva e eficiente, tomando assim mais tempo, esforço e dinheiro durante todo o processo. Quando foi a última vez que você avaliou a produtividade de processos da sua empresa ou equipe? Trata-se de uma excelente maneira de elevar o rendimento, otimizar o tempo e economizar verbas. Pensando nisso, montamos este post que te ajudará a aumentar a produtividade de processos com estas 7 dicas! Confira!

Divida melhor as tarefas

A maneira mais eficiente de aproveitar o seu tempo não é acumulando o máximo possível de tarefas no mesmo dia. O resultado não será produtivo e terá consequências para a eficiência da equipe. O melhor a se fazer é dividir os afazeres de maneira que nenhum dia da semana fique sobrecarregado. Em vez de colocar três ou quatro tarefas pesadas em um só dia, divida-as ao longo da semana. Assim, você poderá aproveitar um ganho substancial de produtividade sem prejudicar a sua equipe.

Use ferramentas

Com a evolução da tecnologia, já é possível automatizar muitos processos graças a ferramentas digitais e aplicativos. Pode ser que os seus colegas estejam desperdiçando tempo e dinheiro com tarefas que podem ser automatizadas para gerar resultados muito mais produtivos. E, assim, a sua equipe fica livre para se dedicar a trabalhos muito mais importantes. Consulte a internet e procure por softwares que auxiliem no tipo de trabalho que você realiza.

Delegue tarefas

Saber administrar suas prioridades não significa abraçar tudo que aparece na sua frente. Você precisa saber direcionar tudo para as vias corretas. Saiba delegar as tarefas para as pessoas adequadas. Assim, você se assegura de que aquele serviço será completado da melhor forma possível pelo profissional mais indicado e você não prejudica a produtividade de processos com tarefas que não são suas.

Organize seu material

Não é nada fácil trabalhar em um ambiente que não está organizado. Procure sempre deixar muito bem organizados os materiais que fazem parte da sua rotina de trabalho para evitar perda de tempo procurando por eles. Isso se aplica tanto a materiais físicos como digitais. As pastas e arquivos do computador também precisam estar organizadas e, de preferência, com cópias de segurança. Assim, você pode aumentar a produtividade da equipe por não precisar mais ficar procurando pelo material que precisa.

Use checklists

Listas são uma das principais aliadas da produtividade e da organização. As checklists ajudam a padronizar o trabalho e a evitar perda de tempo com etapas redundantes ou desnecessárias. Elabore listas que se apliquem aos principais processos da sua empresa e transforme-as em padrão. Assim, você tem a certeza de que tudo será seguido da forma mais eficiente e qualquer nova contratação já chegará trabalhando da melhor forma.

Detecte processos ineficientes

Para se trabalhar de forma mais produtiva, você precisa visualizar todos os processos da empresa para conseguir administrá-los. Assim, também é possível encontrar aqueles procedimentos que estão atrasando o ritmo das equipes. São esquemas ineficientes que não têm lugar em um negócio produtivo. A melhor forma de lidar com eles é encontrando alternativas produtivas e fazendo uma substituição eficiente.

Comunique-se melhor

De nada adianta ter processos eficientes se a comunicação interna da empresa não é satisfatória. Os profissionais precisam de canais de comunicação facilitadores e bons hábitos na hora de administrarar as demandas com os colegas para aumentar a produtividade de processos. Eles precisam ter ciência de o que precisa ser resolvido via e-mail e o que tem que ser acertado pessoalmente. O escritório precisa incentivar a circulação de pessoas e o relacionamento interdepartamental. Desta forma, os resultados vão ser beneficiados em muito pela comunicação eficiente da equipe.

Buscar a otimização dos processos da sua empresa é um hábito saudável que deve ser constante. Quem tem as suas tarefas e deveres bem organizados vai entregar resultados melhores e, consequentemente, trará mais sucesso a todos. Faça da reforma de processos uma tarefa recorrente da sua equipe e aproveite os benefícios. Agora queremos saber de você. Como pretende começar s rever os processos da sua equipe? Compreendeu bem a importância de todo esse processo? Deixe seu comentário contando pra gente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This