Tudo o que você precisa saber antes de tirar a certificação ISO 9001

A ISO 9001 contém normas sobre a gestão da qualidade e pode ser aplicada a qualquer empresa, de qualquer segmento, que trabalhe tanto com produtos, quanto com serviços. Muitas organizações procuram conseguir essa certificação principalmente pelo fato das melhorias que ela implica nos processos e também para melhorar sua imagem no mercado — além de muitas vezes ser pré-requisito para a contratação de fornecedores. No post de hoje, vamos falar sobre o que é necessário para tirar a certificação ISO 9001, o que precisa ser feito e como é o processo de certificação. Quer saber mais? Então confira agora mesmo!

Afinal, o que é a ISO 9001?

A certificação ISO 9001 é uma norma que possui diretrizes a respeito da gestão da qualidade empresarial. Ela foi criada na década de 80 com o objetivo de padronizar internacionalmente os processos, de forma a garantir a qualidade dos produtos e serviços oferecidos.

Qual é o passo a passo para a certificação?

Primeiramente, as empresas precisam definir um método para a implementação — que pode ser feito pela própria empresa ou com a ajuda de uma consultoria especializada.  Feito isso, é hora de passar pelo processo de diagnóstico e planejamento, em que as empresas avaliam a situação atual dos processos e identificam quais mudanças precisam ser feitas e quais implementações devem ser realizadas.

Posteriormente, é preciso envolver os colaboradores. Isso significa fornecer treinamento sobre a norma e sobre as mudanças que ocorrerão durante esse processo. O treinamento é ainda mais voltado para as lideranças, que exercem um papel fundamental na divulgação e engajamento a respeito da norma e acabam sendo os multiplicadores do conhecimento.

Feito isso, é hora de partir para a implementação dos requisitos da norma. É nesse estágio que começa a parte prática do processo de certificação, pois todas as mudanças necessárias serão feitas. O ideal é que sejam feitas ondas de auditoria interna para avaliar quais mudanças estão corretas e quais processos ainda precisam de ajustes.

Finalmente, depois de tudo implementado, é hora de contratar uma auditoria de certificação, que irá fornecer a certificação da norma ou irá pontuar quais mudanças ainda são necessárias para que o processo seja concluído.

Quais são os principais impactos causados pelo processo de certificação ISO 9001?

Primeiramente, as empresas precisam ter a consciência de que haverá uma mudança na cultura e uma quebra de certos paradigmas — e precisam transmitir isso a seus colaboradores e fazer com que eles estejam motivados e engajados com as mudanças. Tudo isso porque existem diversas mudanças na forma como os processos são executados — arquivamento, documentação, melhorias, entre outras.

Portanto, as mudanças devem ocorrer tanto na forma como as atividades são executadas, quanto na cultura empresarial.

A certificação ISO 9001 é essencial para as empresas organizarem seus processos e conseguir projetar uma imagem melhor no mercado. Contudo, um dos pontos que deve ser bem trabalhado é a questão da conscientização dos colaboradores. É preciso mostrar a importância desse processo para a empresa, para as rotinas e até mesmo para o histórico profissional do funcionário — para que assim ele se torne motivado a contribuir positivamente para as mudanças.

Sua empresa pretende obter a certificação ISO 9001? Em qual etapa do processo ela se encontra? Compartilhe suas experiências conosco através dos comentários e conte com a Checklist Fácil para esclarecer suas dúvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This