Rede de lojas interligadas para apresentar como funciona o uso de tecnologias para franquias

As 6 melhores tecnologias para franquias que precisa conhecer!

As novas tecnologias já estão presentes no nosso dia a dia e ajudam a tornar a rotina mais simples, reduzindo o tempo de tarefas básicas. E quando se trata de negócios, aplicar soluções inovadoras é fundamental para o crescimento das empresas.  É por isso que as tecnologias para franquias têm chamado atenção!

Existem vários recursos que atualmente possuem um papel estratégico nas franquias. Eles atuam em frentes fundamentais para o sucesso de cada unidade, como por exemplo:

  • Para conquistar o cliente;
  • Otimizar o atendimento;
  • Se relacionar melhor com o público;
  • E para vender mais!

As empresas de maior sucesso já se modernizaram. E ao aplicar tecnologias para franquias na sua rotina, a tendência é atrair mais clientes.

6 tecnologias para franquias que você precisa conhecer 

Neste post, você conhecerá as 6 principais tecnologias que as franquias utilizam atualmente. Entenda agora como elas funcionam e quais os benefícios que trazem na prática!

1. Realidade virtual

A realidade virtual é uma tecnologia que durante muito tempo foi vista como algo extremamente futurista e apenas em filmes de ficção científica. No entanto, pouco a pouco ela tem sido inserida na sociedade, tendo entre as franquias um espaço crescente.

Hoje, a realidade virtual é utilizada para projetar ou simular uma realidade específica, de modo que ela seja visualizada em um ambiente virtual. Nesse caso, ferramentas como os óculos VR são utilizados em diversos segmentos para entregar essa experiência para o público.

Franquias têm aplicado essa tecnologia para mostrar aos seus clientes o que eles podem esperar de determinado serviço ou produto.

  • Por exemplo: empresas que trabalham com arquitetura ou instalação de algum produto, como piscinas, usam os óculos para simular como ficaria o local desejado após a instalação.

2. Autoatendimento

O autoatendimento tem se tornado um elemento fundamental no processo de padronização de franquia. Essa tecnologia já está há algum tempo funcionando bem ao redor do mundo. Mas só nos últimos 3 anos esse recurso chegou no Brasil, especialmente em redes de fast food mais famosas. 

Na prática, são utilizados totens digitais de fácil operação. Nesses aparelhos, o consumidor pode realizar o seu pedido de modo detalhado, escolhendo tudo em etapas que tornam o processo muito mais rápido.

Ao fim, eles podem realizar o pagamento ali mesmo, já que os totens têm máquinas de cartão de crédito integradas a eles.

Não é à toa que os sistemas de autoatendimento são as tecnologias para franquias mais utilizadas atualmente. Elas tornam mais ágeis o processo nesses estabelecimentos, reduzindo filas e tempo de espera, além de gerarem maior satisfação e autonomia ao cliente.

terminal de autoatendimento do Bob's
As principais redes de fast food já contam com terminais de autoatendimento (Fonte: Tecmundo)

3. Checklist digital

Não é só no cotidiano do varejo que as tecnologias serão úteis. A padronização de franquias começa no planejamento e na construção da unidade, desde a parte de engenharia até a arquitetura. Tudo precisa ser devidamente cumprido e, para não se perder em tantos itens, o checklist digital é fundamental.

Mas o processo de padronização continua no dia a dia. Dentro de uma franquia, é preciso que várias atividades estejam de acordo com o que a marca precisa.

E para isso, é importante seguir o checklist de boas práticas e recomendações, gerando planos de ação para corrigir não conformidades encontradas.

Essa solução funciona como uma plataforma que conecta pessoas de um grupo de trabalho por meio de uma interface simples e objetiva, inclusive utilizando os dispositivos mobile

Powered by Rock Convert

Ali, todas as etapas das tarefas são relacionadas, sempre com a possibilidade de inserir observações, imagens e outros conteúdos.

Na prática, é um checklist tradicional, que indica as etapas que devem ser cumpridas, mas que também ajuda a gerenciar projetos de qualquer porte em um ambiente digital.

A padronização é alcançada graças ao cadastro das etapas fundamentais que são feitas nesse formato de checklist, mas em formato digital e dinâmico.

4. Internet das Coisas (IoT)

Aparelhos que se conectam à internet e transmitem informações podem ser uma excelentes recursos de tecnologias para franquias.

A IoT ou Internet das Coisas é um conceito criado para descrever itens e objetos que têm conectividade e, por meio disso, conseguem definir comandos e funções de alguns sistemas.

Na prática, as franquias conectam seus sistemas e produtos a aplicativos que permitem, remotamente, o comando por meio de smartphones. Há diversas maneiras que essas funções podem ser utilizadas, desde a realização de pedidos em restaurantes, até o controle de outros equipamentos.

A IoT pode ter ampla aplicação, desde que a franquia entenda como ela pode ser usada como melhoria. Assim como o autoatendimento, esse é um recurso que proporciona maior autonomia e comodidade ao usuário. Entretanto, o mercado entende que a IoT ainda está em amadurecimento.

5. Inteligência Artificial

A inteligência artificial não significa apenas que vamos utilizar robôs com vida própria. Essa é mais uma ideia de ficção, mas a realidade é bem mais amigável e útil às empresas.

Como uma das mais importantes tecnologias para franquias, a ideia é permitir que pessoas tenham suporte de sistemas inteligentes para realizar tarefas.

Nesse caso, o atendimento é um dos principais pontos que podem ser aproveitados quando se fala nesse modelo de negócios. A inteligência artificial dá origem aos chatbots, robôs de atendimento programados para entender as perguntas enviadas e oferecer respostas.

Isso ajuda a tornar a rotina de atendimento mais simples, de modo que colaboradores apenas entrem em ação se não houver uma comunicação correta. Esses robôs funcionam com uma base de machine learning, ou seja, quanto mais são expostos a perguntas, mais aprendem com elas.

6. Automação

A automação está em todo lugar! Ela é a base de trabalho de sistemas de gestão, fundamentais para qualquer negócio atualmente. Nesse caso, essas plataformas podem ser utilizadas tanto em caráter de gestão quanto na operação. 

Essa automação é fundamental, por exemplo, para o disparo de campanhas de marketing, tão importantes para franquias de todos os tipos. Os sistemas ajudam a criar mailings e, a partir deles, enviar emails com ofertas de descontos, lembretes de pagamentos ou promoções.

Da mesma forma, a automação está presente in loco, quando um atendente faz o cadastro de um aluno em uma academia. No sistema de gestão, todas as informações estarão associadas ao seu número de matrícula. Assim, quando ele paga a mensalidade, automaticamente essa informação é registrada.

As tecnologias para franquias mostram o caminho a seguir, sempre pensando em qualidade operacional, de gestão e de atendimento. Do planejamento à operação, todas as etapas do trabalho são beneficiadas.

A produtividade e o excesso de retrabalho têm sido um problema no seu negócio? A metodologia 5w2h é fundamental para otimizar processos e conseguir melhores resultados. Baixe agora nosso e-book sobre o tema!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This