Várias equipes trabalhando com o sgi

Qual a importância de utilizar o SGI – Sistema de Gestão Integrada?

Em empresas de todos os segmentos e tamanhos, existem diversas áreas que possuem processos específicos. E certamente, cada uma delas possuem atividades que precisam ser gerenciadas e auditadas para garantir a qualidade do trabalho. Mas será que as empresas fazem isso utilizando um SGI?

Essa é a sigla para Sistema de Gestão Integrada. Ela é uma plataforma que consegue unificar processos de várias áreas diferentes em um único sistema. Na prática, o que acontece hoje é bem diferente.

Veja um exemplo de como acontece geralmente dentro de uma indústria de alimentos:

  • Pedro é responsável pela ISO 14001. Ele utiliza um SGA (Sistema de Gestão Ambiental) para gerenciar suas auditorias diárias;
  • Paula é responsável pela área de qualidade, focando no ISO 9001. Para seus checklists de verificação na indústria, ela utiliza outro sistema, o SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade);
  • Já Renan garante todos os pontos da ISO 45001, na área de segurança ocupacional. Ele faz as suas verificações utilizando um terceiro sistema, o SGS (Sistema de Gestão de Segurança).

Percebe que o uso desses vários sistemas ao mesmo tempo acarreta na descentralização das informações? E no curto prazo, isso pode se tornar um problema para sua organização.

Neste artigo, vamos apresentar para você o que é um Sistema de Gerenciamento Integrado e como ele pode reduzir os esforços e tornar seus processos mais eficientes e eficazes.

O que é um SGI?

A função do SGI é consolidar todos os processos de negócios em um único sistema de gerenciamento, resultando em um sistema com várias vantagens:

  • Mais enxuto;
  • Mais eficaz;
  • Mais eficiente;
  • Mais fácil de gerenciar do que ter vários sistemas separados.

Um SGI atende melhor às necessidades dos negócios quando falamos do gerenciamento da operação, simplificando processos semelhantes para evitar duplicação de trabalho.

Não é porque existem padrões diferentes, como ISO 9001, ISO 14001 e vários outros que cada área tem que contar com seu próprio conjunto de sistemas. As empresas já podem contar com soluções que atendam a esses requisitos diferentes em um ambiente único.

Em resumo, o Sistema de Gestão Integrada mantém toda parte de controle e auditorias, que é feito separadamente, em uma única plataforma. Assim, ele pode ser compartilhado e utilizado por diversas áreas ao mesmo tempo.

3 vantagens de utilizar o SGI

Veja agora quais são as principais vantagens de implementar esse tipo de sistema na sua empresa!

1. Análise completa e unificada

Com o SGI, chega ao fim o trabalho de fazer análises, exportações de dados e gráficos diferentes dos diversos sistemas utilizados para cada área.

Após sua implementação, é possível unificar todas as informações e fazer uma análise completa. Portanto, essa também é uma alternativa para conseguir padronizar processos, já que todas as áreas podem seguir o mesmo direcionamento em suas auditorias e checagens.

Leia também: Como gerar relatórios de plano de ação na prática com a plataforma Checklist Fácil?

2. Desburocratização dos processos

Certamente, na maneira que você viu no exemplo inicial, o processos de unir dados para encontrar pontos de ajuste dentro da organização acaba se tornando burocrático.

Já com o SGI, tudo fica mais simples e as informações são compartilhadas em tempo real. E por isso a equipe de gestão consegue tomar decisões com uma visão ampla do trabalho de todas as áreas.

3. Economia

É claro que a unificação de atividades de várias áreas em um só sistema traz economia para qualquer empresa. Você deixa de bancar diversos sistemas e foca em colocar os esforços de todas as áreas em uma solução única.

Assim, você pode abandonar o uso de papel em áreas que ainda não contavam com o uso de um sistema de gestão e controle.

Agora, com o SGI, é muito mais fácil notificar os responsáveis quando encontrar uma não conformidade e registrar evidências através de fotos e comentários.

É realmente importante utilizar um Sistema de Gestão Integrada?

“Tá, entendi o que é um SGI e suas vantagens. Mas será que ele é realmente para a minha empresa?”

A resposta é SIM! Com tantos processos e áreas diferentes atuando na sua operação, é fundamental que você mantenha todas as auditorias e aplicações de checklist em um sistema central. Em pouco tempo, as áreas operacionais já vão ter resultados impossíveis de conseguir no modelo atual!

E para você que não quer perder mais tempo e precisa manter essa visão integrada com um SGI, que tal fazer como Unilever, Renault, Walmart, Polishop e várias outras empresas que já utilizam a solução Checklist Fácil para fazer essa gestão? Então peça já uma demonstração!

Com ela, você consegue fazer toda a padronização de processos e auditoria em qualquer área da sua organização, de forma integrada. 

Banner para solicitar demonstração


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This