Franquias

Segurança no trabalho: 6 dicas para a prevenção de acidentes

Todos os anos, milhões de trabalhadores morrem ou ficam seriamente feridos por causa de acidentes ou lesões ocasionadas durante suas atividades profissionais. Automaticamente, empresas sofrem com inúmeras taxas de indenizações, tratamentos médicos ou simplesmente por afastamento desses funcionários prejudicados. A melhor forma de se evitar todo esse doloroso processo é investindo em segurança no trabalho.

Seja qual for sua função, desde uma área administrativa a uma operacional, o mais interessado na sua saúde e segurança tem que ser você mesmo. Pensando nisso, aqui vão algumas dicas para que você possa se resguardar e se manter em pleno estado físico. Vamos lá?

Mantenha a atenção

Todo trabalho precisa ser feito com plena consciência. Não se distraia em suas atividades, observe todo ambiente e analise quais possíveis riscos existem ao seu redor.

Não se exponha ao risco

Acidentes acontecem frequentemente por plena imprudência do trabalhador. Se alguma situação próxima a você demonstra perigo iminente, não se aproxime. Não acesse locais aos quais você não tem autorização prévia para estar ali ou fique próximo de áreas e equipamentos para os quais você não tenha um treinamento qualificado.

Mantenha o local de trabalho limpo e organizado

Muitos acidentes ocorrem por desorganização da área de trabalho. Uma caixa deixada no caminho, uma ferramenta largada no chão, algum produto vazando pelo piso, etc. Coisas simples, mas que fazem toda a diferença.

Use equipamentos de proteção

Toda empresa é obrigada a fornecer (e sem custo algum para o trabalhador) todos e quaisquer EPIs que se façam necessários ao funcionário para a realização de suas tarefas com segurança. Da mesma forma, uma vez que os EPIs estejam em posse do colaborador, ele é obrigado a utilizá-los assim como zelar pela integridade dos mesmos.

Cuide de você e do seu amigo

Evite a realização de tarefas de forma isolada. Especialmente em áreas de risco, não é nada prudente executar alguma ação sem acompanhamento, e, da mesma forma, não permita que seus companheiros de trabalho façam isso. A premissa para todos os serviços sempre deve ser um cuidando do outro, assim todos se mantêm seguros.

Comunique incidentes

Incidentes podem virar facilmente acidentes. Tudo que acontecer fora da normalidade em suas tarefas deve ser comunicado aos seus superiores. Normalmente, cada empresa possui seu próprio procedimento quanto aos registros de incidentes, então procure saber como atuar e relate o que passou. Sua experiência servirá de alerta a outras pessoas que se encontrarem na mesma situação.

Você já ouviu falar sobre CIPA?

A CIPA é a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, um grupo formado por representantes indicados pela direção, representantes elegidos pelos funcionários e secretariados. Essa comissão tem a função de manter a segurança no trabalho, criar regras de segurança para a empresa e acompanhar e eficácia e cumprimento dessas. Além disso, a CIPA é quem dá apoio aos funcionários lesionados, acompanha seu afastamento e retorno ao trabalho e determina ações que possam isolar possíveis problemas.

A CIPA cuida não só da saúde física dos funcionários, como também da saúde mental e bem-estar, fazendo campanhas de conscientização, feiras de saúde, promovendo atividades, gincanas e palestras. Procure a equipe de CIPA de sua empresa e conheça um pouco mais sobre as ações realizadas no seu local de trabalho!

Gostou das dicas? Ficou alguma dúvida? Deixe um comentário e compartilhe conosco sua experiência!

Checklist
Checklist Fácil é um sistema web que permite a aplicação de checklist através de computador, tablet ou smartphone.
Você pode gostar também
4 dicas de logística para melhorar a comunicação
Padronização de franquia de farmácia: como fazê-la com sucesso?
5 Dicas para não fazer feio na inauguração do seu negócio!
5 Comentários
  • Isabela
    12/05/2018 at 21:14
    Resposta

    Comecei a sentir uma dor no pescoço pela manhã durante o meu trabalho e no final do dia não conseguia mais mexer meu pescoço que ficou muito dolorido, só posicionado para um lado. Trabalhei o dia inteiro sentindo dor, sem me darem um remédio para passar a dor e ainda fui motivo de chacota pela gerente geral por causa do posicionamento do meu pescoço. Apenas no dia seguinte consegui ir ao médico, pois fiquei entrevada sem poder me mexer e o médico solicitou afastamento de três dias.

  • Grasiela dos santos
    10/10/2017 at 13:36
    Resposta

    Eu trabalhei a noite toda com torcao de manha me mandaram embora nao seguir colocar os pes no chao chorando fui de onibus para o medico

  • Grasiela dos santos
    10/10/2017 at 13:31
    Resposta

    Estava indo para o trabalho tomei escorregao e tive uma torcao, mas mesmo assim trabalhar com muita dor a em empresa nao pagou taxi pra levar ao medico mal consegui colocor os pes no chao eu fui pro hospital de onibus isso foi negligencia diante da gerencia ass grasi

  • joel
    26/09/2017 at 18:54
    Resposta

    Muito útil para o trabalho de pesquisa que estou a desenvolver sobre segurança no trabalho

  • SARA
    26/04/2017 at 09:29
    Resposta

    Ótimas dicas, estou desenvolvendo uma campanha de prevenção a acidentes no trabalho e o conteúdo ajudou bastante

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This