Saiba por que a sua farmácia precisa tirar a certificação ISO 9001

Muitas empresas se preocupam em conseguir obter a certificação ISO 9001 para melhorar seus processos e, principalmente, para conseguir melhorar sua imagem no mercado, pois em alguns casos, isso acaba sendo um requisito para a contratação de fornecedores. Entretanto, essa certificação pode contribuir consideravelmente para aprimorar os resultados de sua farmácia e conquistar a satisfação de seus clientes. Quer saber como? Então acompanhe conosco no post a seguir!

O que é a ISO 9001?

Essa certificação estabelece normas de gestão da qualidade para qualquer empresa, de qualquer tamanho e de qualquer ramo de atuação. Ela assegura a qualidade dos produtos e processos de negócio, aumentando a credibilidade com os clientes e parceiros. O seu principal objetivo é melhorar a gestão, podendo ser aplicada juntamente com outras normas de gestão voltadas para a sustentabilidade, saúde, entre outros segmentos.

Quais são seus principais benefícios?

Com a implementação dos requisitos da norma, os processos são mapeados e alterados de forma a identificar e aplicar melhorias. Portanto, um dos principais benefícios é a otimização dos processos. Com isso, os resultados são aprimorados e a produtividade aumentada com a tentativa de aumentar a satisfação dos clientes. Com as melhorias, as empresas acabam conseguindo também reduzir os desperdícios, os custos e aumentar a eficiência dos processos.

Em uma farmácia, podemos destacar a capacitação de seus funcionários, a melhoria dos processos de manipulação, do ambiente de trabalho, na estocagem dos medicamentos, no atendimento aos clientes, entre outros fatores.

Como ela pode ser adquirida?

Para a obtenção da certificação ISO 9001, é necessário seguir um escopo do qual será definido todas as ações necessárias para tal. O primeiro passo é definir quem fará parte da equipe de certificação. Feito isso, é hora de entender os requisitos da norma. Posteriormente, é necessário avaliar os processos de sua farmácia e identificar quais são as modificações necessárias para realizar a adequação.

Feito isso, as mudanças que foram levantadas durante o planejamento devem ser aplicadas na prática — nessa etapa, é fundamental conscientizar os colaboradores a respeito da importância e os benefícios que a certificação trará para a empresa. A próxima etapa será a de realização de auditorias internas a fim de destacar quais processos ainda precisam ser melhorados.

Assim que o escopo é atendido, é hora de realizar a auditoria de certificação. Entretanto, é importante ressaltar que mesmo depois que a empresa conseguiu obter a certificação, é necessário manter as melhorias contínuas desses processos, pois infelizmente, algumas empresas adequam seus processos apenas para conseguir obter a certificação, deixando de aplicar a norma nas rotinas.

A certificação ISO 9001 pode trazer diversos benefícios para a sua farmácia, sendo que o principal deles é a satisfação de seus clientes, o que acaba destacando o seu negócio dos demais. Porém, destacamos a importância da utilização de um software de checklist, como o Checklist Fácil, para se certificar de que todas as etapas estão sendo cumpridas. Peça uma demonstração e conheça a ferramenta agora mesmo!

E você, já sabia da importância e os benefícios da certificação ISO 9001? Sua farmácia já é certificada? Compartilhe suas opiniões conosco através dos comentários e participe da conversa!

One Reply to “Saiba por que a sua farmácia precisa tirar a certificação ISO 9001”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This