Saiba como qualificar a equipe de vendas da sua loja

Ter uma equipe de vendas fera, que converte mais leads, que mantém clientes fiéis e eleva os rendimentos da empresa, é o sonho de qualquer empreendedor, não é mesmo? Mas como montar um time campeão desses? Será que é tão difícil quanto se imagina? Neste post trazemos 6 dicas incríveis para você qualificar a equipe de vendas da sua loja e aumentar a sua performance de vendas no mercado. Ficou interessado? Então confira:

Contrate as pessoas certas

Montar uma equipe de vendas não é tarefa fácil. Existem muitos profissionais que estão no ramo de vendas por falta de opção, o que contribui para que a sua empresa perca em resultados. Sendo assim, leve um pouco mais de tempo para selecionar os membros da sua equipe, mas escolha aquelas pessoas que realmente se identificam com a sua empresa e os produtos e serviços que ela comercializa. Se possível, faça uma seleção interna e identifique potenciais vendedores nos demais setores, afinal, uma pessoa que conhece bem o produto ou serviço tem mais facilidade para falar sobre ele e pode ser treinado em técnicas de vendas para se sair ainda melhor.

Defina indicadores de performance

Para saber como sua equipe de vendas está se saindo, basta estabelecer métricas e ir acompanhando os resultados diariamente. Com um bom acompanhamento você pode detectar pontos fortes bem como os que precisam ser melhorados, além de poder criar novas estratégias, orientar seus funcionários e contribuir para que o processo de vendas se torne mais efetivo.

Fortaleça a comunicação com a equipe de vendas

É essencial que você mantenha uma cultura de diálogo entre a sua equipe de vendas a fim de que todos se sintam parte da empresa e possam contribuir para a melhoria dos processos e resultados. Fazer reuniões rápidas diariamente e manter a porta aberta para que as pessoas possam dar e receber feedbacks fortalece os laços entre os membros da equipe e gera maior comprometimento.

Invista em treinamentos

Uma equipe de vendas altamente qualificada depende de treinamentos periódicos, que insiram novas práticas no dia a dia do setor e inspirem os vendedores a terem mais proatividade na sua conduta. Aqui vale a pena sair dos treinamentos tradicionais onde um fala e os outros escutam, para treinamentos mais práticos e focados nas necessidades dos vendedores, como ambientes simulados, por exemplo.

Coloque a tecnologia para trabalhar a seu favor Se o que você quer é resultados, melhor deixar sua equipe de vendas focada no atendimento ao cliente e tratar de colocar a tecnologia para trabalhar a favor das suas vendas, otimizando processos e reduzindo tempo e custos. Use as redes sociais, como Linkedin, para estabelecer contatos profissionais; aproveite os aplicativos mobile para dar maior flexibilidade de atuação para a sua equipe de vendas; organize contatos com sistemas de CRM e mantenha todos em contato constante com ferramentas como Whatsapp e Messenger.

Busque ajuda

Se você ainda sente que pode melhorar o desempenho da sua equipe de vendas mas não sabe como, busque ajuda. Converse com outros profissionais, leia cases e sucesso, fique por dentro de melhores práticas de vendas de outras empresas, siga CEOs e outros executivos nas redes sociais e mantenha atento a blogs e sites sobre vendas. Quanto mais informação você tiver, mais fácil será inspirar sua equipe de vendas a se tornar aquele time campeão que toda empresa sonha em ter.

Agora queremos saber de você: como é feita a qualificação da sua equipe? Você investe em novos métodos, automações ou estrutura interna? Deixe seu comentário contando pra gente e participe da conversa!

Powered by Rock Convert

One Reply to “Saiba como qualificar a equipe de vendas da sua loja”

  1. Boa Tarde, estamos reestruturando nossa equipe de vendas, pois após um período difícil alguns vendedores ficaram desanimados mesmo sem nunca termos atrasado a folha de pagamento. Estamos passando por alguns momentos conturbados mas estamos indo bem e com certeza esse ano vai ser melhor do que o ano passado, estamos com projetos novos onde estamos colocando em prática e foi muito bom ver o site e ter algumas ideias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This