Gestão

Saiba como aumentar as vendas no período da Copa do Mundo

vendas no varejo na copa

As vendas na Copa do Mundo da FIFA™, na Rússia, podem ser uma ótima oportunidade para melhorar o faturamento e ganhar pontos com os consumidores. De acordo com projeções da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), durante o período dos jogos o varejo brasileiro deve movimentar R$ 1,5 bilhão.

Essa quantia representa uma alta de quase 8% na comparação com o mundial de 2014, realizado no Brasil. É a grande chance de compensar o desempenho ruim dos últimos anos, marcados por uma das piores crises econômicas já enfrentadas no país. Para não ficar no 7 a 1, confira no nosso post dicas sobre como aumentar as vendas nesse período!

Um evento que faz a economia girar

O que faz da Copa do Mundo da FIFA™ um evento tão grandioso? Há muitas explicações, desde a paixão pelo futebol até o clima de torcida que se propaga mundialmente. E isso, claro, faz a economia girar.

 A empolgação nesse período é notável. Mesmo países com pouca tradição no esporte estão vibrando, como a Islândia. O entusiasmo é tanto que está atraindo a visibilidade para o país que tem muito a se beneficiar com a publicidade gerada pela forma como os jogos estão mobilizando os habitantes.

Não há dúvida de que nações inteiras são beneficiadas. E se países estão lucrando com os jogos, o que dizer, então, do varejo? É o comércio, de pequeno, médio ou grande porte, físico ou eletrônico, que vai movimentar a economia nesse período. Se você não se preparou para aproveitar essas oportunidades, ainda está em tempo de se programar para melhorar os resultados financeiros nestes dois meses de mundial! 

Ainda dá tempo de golear a concorrência

A empolgação com a Copa do Mundo da FIFA™ cresce à medida que o evento se aproxima. Por isso, nem sempre é possível prever com muita antecedência o quanto os jogos podem mobilizar os consumidores. Os empreendedores que ainda não se prepararam para o movimento do período não precisam se preocupar: ainda há tempo para criar um bom plano de ações.

Os que já preparam os estoques, mas não sabem como estimular as vendas, também têm a oportunidade de impulsionar a saída de produtos tradicionais e de tendências de mercado, sem deixar de lado a importância de fazer um checklist para aumentar as vendas durante a Copa. Confira, a seguir, nossa lista com 6 dicas vitoriosas!  

Entre no clima

Para estimular as vendas na Copa do Mundo da FIFA™, é preciso, primeiro, entrar no clima. O entusiasmo com o mundial é contagiante: está nas ruas que são pintadas e decoradas nas cores do Brasil, na publicidade e nos programas de TV. Isso não acontece à toa.

Realmente, é um período em que as atenções estão todas voltadas para o esporte que é a paixão nacional. Decorar sua loja com essa temática é uma forma de compartilhar esse sentimento. Para os consumidores, é algo bastante atrativo, porque os elementos decorativos aumentam a visibilidade e podem diferenciar o seu comércio dos concorrentes.

Além disso, dependendo da forma como a vitrine e a entrada do estabelecimento estejam sinalizadas, a mensagem para os consumidores pode ser a de que, no seu empreendimento, vão encontrar produtos que procuram ou boas condições de compra.

Crie promoções

Como destacamos no item anterior, as mensagens transmitidas podem atrair consumidores para o seu negócio e promover a venda de uma série de itens que, nem sempre, têm relação com os jogos. 

As promoções cumprem esse papel e, se você associá-las à visibilidade da loja, os resultados serão ainda melhores. Dependendo do segmento de atuação, vale a pena criar promoções estratégicas. Por exemplo, se o seu negócio é do ramo alimentício, pode ser interessante oferecer preços e combos no período como forma de aproximar consumidores.

Mesmo levando em consideração que as partidas serão exibidas no período da manhã aqui no Brasil, até mesmo bares e restaurantes podem se promover. Para isso, basta associar as promoções aos jogos. A temática é válida independentemente do horário dos jogos.

Aposte em tendências

No varejo de eletroeletrônicos, de itens diversos e de vestuários, associar novidades a ações de marketing relacionadas aos jogos pode ser uma excelente dobradinha. Pense, por exemplo, nos televisores, que estão entre as mercadorias de maior apelo em anos de mundiais. É o momento certo para divulgar lançamentos.

A lógica vale para qualquer ramo. A visibilidade do mundial pode favorecer quem tem novidades e tendências para lançar no mercado.  

Estimule a venda dos produtos certos

Uma das estratégias de venda mais importantes para o varejo é saber estimular a venda dos produtos certos. Mas, afinal, quais são essas mercadorias? Vai depender muito das estratégias de negócios e de conhecer o perfil dos seus consumidores.

Comece avaliando itens que estão parados no estoque. Produtos estocados são dinheiro parado. Faça um checklist de todas as mercadorias que estão encalhadas e avalie as melhores opções para destacá-las no ponto de venda.

Vale recorrer à tática de deixar produtos que precisam ser vendidos próximos de itens em promoção ou mesmo ofertá-los com destaque. O importante é aproveitar as boas projeções de venda para o período e limpar os estoques.

Invista em publicidade

As boas estratégias de venda têm pouca efetividade se não estiverem alinhadas ao investimento em publicidade e marketing. Mesmo que o orçamento seja baixo, não deixe de divulgar sua empresa e seus produtos.

Lembre-se de que há boas perspectivas para o varejo nesse período. Mas como você vai aumentar as vendas se os consumidores não sabem o que você tem a oferecer? Busque formas de atingir seu público e aproveite o momento para usar a criatividade, associando suas campanhas à temática dos jogos.  

Ofereça produtos customizados

Mesmo que produtos customizados não sejam o forte do seu negócio, eles podem ser um destaque a mais para os consumidores. Neste período, o verde e amarelo estarão com tudo. E tudo quer dizer tudo mesmo, até o trabalho de unhas decoradas das manicures está seguindo a temática tradicional do mundial.

Ainda não está convencido? Pense, então, nas redes de fast-food. Vender lanches com sabores tradicionais das principais seleções do mundo é uma forma de customização! Tenha a certeza de que é uma opção bastante lucrativa.

Inspire-se e use a criatividade para aumentar as vendas na Copa do Mundo da FIFA™. As tendências para o varejo são boas e podem ser o pontapé para o incremento do seu negócio.

Além de focar nas vendas na Copa do Mundo da FIFA™, fique sempre atento às oportunidades seguindo nossas publicações no Facebook.  

Checklist
Checklist Fácil é um sistema web que permite a aplicação de checklist através de computador, tablet ou smartphone.
Você pode gostar também
Recursos Humanos: entenda a importância da gestão de pessoas para o seu negócio
6 dicas básicas para gerenciar funcionários
4 dicas de otimização de tempo na gestão de restaurantes

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This