maos no computador

Relatórios gerenciais: conheça a importância para a sua gestão

Imagine um dispositivo que lhe forneça uma boa quantidade de informações confiáveis, úteis e atualizadas sobre a sua empresa. Na prática, graças aos relatórios gerenciais, qualquer organização pode alcançar esse cenário.

De maneira simples, os relatórios gerenciais são um conjunto de informações de um setor ou de uma atividade específica de uma empresa que tem como objetivo apresentar a situação geral de forma transparente e direta.

Entre os relatórios mais importantes, podemos destacar o financeiro, o de produtividade e o de contabilidade. Todos eles são essenciais para que o gestor do departamento consiga identificar possíveis carências e aproveitar oportunidades, além de relatar toda a operação de forma objetiva e clara para outros líderes da empresa.

Para facilitar o entendimento, neste artigo, apresentaremos as principais informações sobre os relatórios gerenciais. Continue lendo e confira!

Quais são os relatórios gerenciais mais importantes para uma empresa?

Claro que, dentre todos os relatórios gerenciais de uma empresa, existem aqueles que são fundamentais para manter o equilíbrio do negócio. Acompanhe, abaixo, alguns relatórios indispensáveis.

Relatório financeiro

De forma resumida, podemos dizer que o relatório financeiro é responsável por mostrar como está a “vida” da empresa. Afinal, sem uma boa saúde financeira, todo negócio tem a sua continuidade ameaçada.

Por isso as informações aqui precisam ser claras e diretas, sem nenhum tipo de amenização ou aumento da situação. O relatório financeiro deve ser construído levando em consideração questões como:

  • patrimônio da empresa;
  • custos obrigatórios;
  • investimentos.

Além disso, para facilitar a leitura, é interessante apresentar os dados baseados em métricas pertinentes para o negócio, por exemplo: ROI (retorno por investimento), ticket médio e qualquer outro indicador que seja relevante e se enquadre dentro da realidade da empresa.

Relatório de produtividade

Os relatórios de produtividade são aqueles que apontam como está o desempenho dos seus funcionários em relação à execução das tarefas. Assim como o financeiro, esse documento é essencial para a empresa, pois evita que ela seja pega de surpresa com uma queda repentina no padrão de qualidade dos seus serviços.

Além disso, relatórios de produtividade são interessantes como termômetro de pessoal. Por meio das informações apresentadas, o gestor consegue saber quais grupos ou funcionários mais se destacam e pode utilizar esses dados em estratégias de motivação e engajamento.

Por fim, esse tipo também pode apontar os gargalos na produção e indicar necessidades de treinamento e/ou aperfeiçoamento, tornando esses sistemas mais pontuais e eficazes.

Relatórios contábeis

São os relatórios contábeis que trazem a segurança e a garantia para a empresa quanto à sua situação em relação a impostos e outras questões obrigatórias. Também é por meio desses dados que o gestor se certifica sobre a situação do regime tributário escolhido (Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido) e todas as suas especificações. Em outras palavras, no geral, os relatórios contábeis são as informações de apoio aos dados financeiros para a organização.

Relatório de satisfação do cliente

Nenhuma empresa consegue se manter sem seus clientes. Isso é um fato. Assim sendo, entender o nível de satisfação deles perante o negócio também deve fazer parte dos relatórios essenciais.

Porém, diferentemente dos outros exemplos citados, esse relatório deve ser construído a partir de uma pesquisa aplicada. Nela, os consumidores precisam responder sobre suas impressões referentes a alguns aspectos da empresa, por exemplo:

  • produtos ou serviços;
  • atendimento;
  • canais de comunicação.

Com essas informações em mãos, o funcionário responsável deve montar o relatório apontando possíveis gargalos e pontos de melhorias. Tudo isso no intuito de aperfeiçoar os serviços da empresa e aumentar a satisfação do cliente.

Quais são seus benefícios?

Nesse ponto, já é possível entender o quanto os relatórios são importantes para qualquer empresa — vide as atividades-chave discutidas no tópico anterior. Para exemplificar de forma mais detalhada, confira outros benefícios essenciais providos pelos relatórios gerenciais.

Aquisição de dados para tomada de decisões

Basicamente, as informações dos relatórios são necessárias para que o gestor pratique um monitoramento preditivo. Ou seja, tome as melhores decisões baseando-se nos dados previamente colhidos e apresentados, aumentando consideravelmente as chances de acerto.

Manutenção e controle de processos

Obter o máximo de controle dos processos é um dos segredos de qualquer gestor de sucesso. Afinal, é por meio de uma manutenção segura que ele consegue, por exemplo, delegar as tarefas corretamente e melhorar os pontos de fraqueza. Porém, nesses casos, a precisão só acontece graças às informações corretas dos relatórios, permitindo que o gestor mantenha uma padronização de todos os processos da empresa.

Aumento da transparência nas atividades

Uma das principais vantagens dos relatórios gerenciais é a possibilidade de diferentes profissionais terem acessos às mesmas informações. Ou seja, esses documentos permitem que a transparência no trabalho seja algo prático e não apenas um valor simbólico.

Contudo, esse benefício só pode ser obtido se houver um sistema de compartilhamento de informações na empresa. Logicamente, os relatórios gerenciais não precisam passar por todos os funcionários, mas é interessante que a maior parte dos líderes possa checar os dados de forma clara e direta.

Como alcançar os resultados esperados com os relatórios gerenciais?

Como explicado, os relatórios gerenciais são importantes e trazem excelentes vantagens competitivas para as empresas. Além disso, entendemos que existem alguns relatórios que são vitais para o funcionamento de uma organização. Todavia, como realmente alcançar os resultados esperados após a realização dos relatórios? A resposta é simples: interpretando corretamente os dados dos relatórios.

O fato é que desenvolver documentos técnicos e detalhados, utilizar ferramentas como o Checklist Fácil para gerar relatórios em tempo real e compartilhar as informações com outros gestores é muito importante. No entanto, nada adiantará se a interpretação dos dados não for feita de forma eficaz e inteligente. Ou seja, essa é a parte principal de qualquer relatório, quando o gerente transforma os dados apresentados em ideias úteis para aplicar em planejamentos e estratégias.

Enfim, com o mercado cada vez mais competitivo e com uma política de contenção de gastos em voga no mundo corporativo, os relatórios gerenciais são algumas das práticas mais inteligentes para que uma marca se destaque e se fortaleça perante os concorrentes. Mas, lembre-se: conte sempre com as melhores ferramentas do mercado e interprete corretamente todos os dados obtidos. Não fique para trás e trabalhe com informações atualizadas.

Então, gostou do artigo? Para não perder nenhuma de nossas novidades, assine nossa newsletter e receba atualizações diretamente no seu e-mail!

One Reply to “Relatórios gerenciais: conheça a importância para a sua gestão”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This