Recursos Humanos

Recursos Humanos: entenda a importância da gestão de pessoas para o seu negócio

A administração dos recursos humanos de uma empresa é, sem dúvida, fator essencial para o sucesso de um negócio. Afinal, praticamente todas as atividades de um empreendimento passam pelas mãos ou pelas mentes de indivíduos, concorda? Até mesmo tarefas automatizadas, por meio de uso de softwares, em algum momento foram acionadas por um profissional.

Se você quer saber a importância da gestão de pessoas na sua empresa para poder potencializá-la e melhorar seus resultados, confira nosso post de hoje.

A importância do processo seletivo

Da mesma forma que se faz uma escolha criteriosa da pessoa com quem se vai casar ou se tornar sócio, também é necessário selecionar com cuidado quem vai trabalhar numa empresa. Por isso, o processo de recrutamento e seleção de mão de obra é uma das principais ações da área de gestão de pessoas de uma organização.

A definição dos perfis técnicos e comportamentais dos colaboradores deve estar alinhada com os objetivos estratégicos e os valores da empresa. Selecionar alguém que não se enquadre na cultura organizacional só tende a trazer prejuízos para a companhia e para o próprio colaborador, que provavelmente não se adaptará à realidade da empresa.

Valorização dos recursos humanos

Muitas companhias enxergam os colaboradores como um dos principais ativos da organização. Com certeza, esse ponto de vista não é à toa, afinal, os funcionários contribuem de forma significativa nas atividades que geram lucratividade para a empresa.

Para que a atuação dos colaboradores seja cada vez mais eficaz, os profissionais precisam estar satisfeitos com o trabalho e engajados na conquista das metas do negócio. Quando a empresa investe na relação ganha/ganha com os colaboradores, por meio de feedbacks assertivos, recompensas justas, capacitação profissional, plano de carreira e benefícios, torna os profissionais motivados a produzir mais e com melhor qualidade.

Gestão de pessoas para evitar conflitos

No dia a dia de uma empresa, existem diversas situações que podem causar atritos. Uma gestão de pessoas eficiente atua para minimizar esses casos e para zelar pela harmonia no ambiente organizacional. Nesse sentido, o exercício da liderança para engajar as equipes de trabalho no alcance dos propósitos da empresa é fundamental.

Quando a gestão de pessoas falha, abre-se espaço para especulações e para a chamada “rádio peão”. Se isso ocorre, as divisões ou desagregações só tendem a prejudicar o desempenho da empresa como um todo. Por isso, investir na gestão de pessoas é criar condições para que a companhia se desenvolva com base sólida.

Menos burocracia para ganhar em produtividade

Os talentos dos recursos humanos de uma empresa são primordiais para que a organização tenha mais inovação, produtividade e qualidade. Ainda assim, para que a equipe possa ter alta performance, é necessário desburocratizar processos e proporcionar o uso de ferramentas que tornem as tarefas mais ágeis e descomplicadas. Afinal, os gargalos dentro de uma companhia, como a demora para se passar um projeto de um departamento para outro, são fontes de conflitos. Portanto, a gestão de pessoas envolve todas as situações que impactam os seres humanos dentro de uma companhia, e não só questões de contratação ou salariais.

Como você pôde perceber, a administração dos recursos humanos é uma área estratégica para o crescimento de uma empresa. E, por falar nisso, como é realizada a gestão de pessoas no seu negócio? Compartilhe sua experiência conosco, deixe um comentário!

One Reply to “Recursos Humanos: entenda a importância da gestão de pessoas para o seu negócio”

  1. Este setor é o que faz os testes pré-admissionais nos candidatos as vagas. Cuidam da parte de relações humanas entre os funcionários, ministram palestras sobre motivação. Fazem trabalhos voltados paras as relações socio-afetivas dos funcionários. Fazem trabalhos voltados para o lado psicológico e do bom relacionamento dos funcionários da empresa. E ainda assim tem pessoas que não valorizam a área e os profissionais que nela atuam, obrigado por compartilhar sabedoria! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This