Principais itens que estão relacionados com a qualidade 4.0

Qualidade 4.0: descubra o que é e quais as principais mudanças no setor

Certamente você já deve ter se deparado com diversos conteúdos falando sobre a Indústria 4.0 – a quarta revolução industrial – e como a tecnologia está mudando os processos no chão de fábrica. Mas na prática, as mudanças são bem mais amplas. É por isso que queremos trazer para você tudo que precisa saber sobre a era da Qualidade 4.0!

Toda indústria precisa contar com o seu time de qualidade. Esse setor é responsável por fazer auditorias, garantir que todos os itens e produtos produzidos estão de acordo com as normas regulamentadoras (NRs) e atendendo os padrões de qualidade pré-definidos. Mas esse trabalho já pode ser otimizado com o uso de novas tecnologias.

É por isso que a área está passando por mudanças: é a chegada da Qualidade 4.0, onde as empresas passam a automatizar atividades e utilizar soluções inovadoras também no setor de qualidade.

Então veja a partir de agora:

  • O que esse conceito significa;
  • Quais as mudanças concretas que já estão acontecendo nas empresas;
  • Os seus principais benefícios no dia a dia de operação.

O que é Qualidade 4.0?

Antes de saber o que já mudou de fato, é importante deixar claro o que é a Qualidade 4.0 e sua importância para o mercado.

Então podemos definir que a Qualidade 4.0 combina novas tecnologias com os métodos tradicionais de qualidade para levar a área rumo à excelência operacional, unindo desempenho com inovação. Ou seja, o cenário digital é desenvolvido também no setor de qualidade, e não apenas nas ações específicas de fabricação.

Esse conceito de Qualidade 4.0 se apresenta como uma oportunidade para as organizações revisarem as causas de falhas no processo de qualidade. Dessa forma, a área passa a se envolver no planejamento estratégico para explorar as novas tecnologias e as vantagens que elas oferecem.

Já vimos avanços rápidos em áreas como conectividade, análise de dados e escalabilidade que provocaram ações direcionadas para a indústria 4.0. Mas na área de qualidade em si, ainda existe um gargalo operacional. Ele só será resolvido no momento em que o uso de tecnologia se igualar ao que é usado para as etapas de produção.

Dados do mercado relacionados à Qualidade 4.0

Uma pesquisa global realizada em 2019 pelo Boston Consulting Group (BCG), em colaboração com a American Society of Quality (ASQ), levantou alguns dados sobre os investimentos nessa área:

  • Entre todos os participantes da pesquisa, apenas 16% disseram que sua empresa começou a implementar a Qualidade 4.0;
  • Apenas 20% dizem que sua empresa começou a planejar a implementação;
  • E 63% ainda nem chegaram ao estágio de planejamento da Qualidade 4.0.

Na mesma pesquisa, quase dois terços dos participantes disseram que acreditam que a Qualidade 4.0 afetará significativamente suas operações dentro de cinco anos.

Quais as vantagens de investir na Qualidade 4.0?

Fazer investimentos nas novas tendências de Qualidade 4.0 é um passo importante para colher os benefícios que ela proporciona.

A maior transparência dos dados e insights de alta qualidade orientados a dados são alguns deles. Mas confira no infográfico com as 3 principais vantagens:

Infográfico - 3 vantagens de investir na Qualidade 4.0
Infográfico – 3 vantagens de investir na Qualidade 4.0 (Design criado no Venngage)

4 mudanças que já aconteceram por causa da Qualidade 4.0

Agora vamos conhecer quais mudanças concretas já estão acontecendo na operação graças à era da Qualidade 4.0!

Mudança 1 – Digitalização dos processos de qualidade

Um dos grandes problemas que a área de qualidade precisa lidar no dia a dia de trabalho feito no modelo atual é o manuseio de papel e ações realizadas de forma manual. É por isso que um dos primeiros impactos da Qualidade 4.0 passa pela digitalização dos processos.

Powered by Rock Convert

Mas o que ela proporciona além de eliminar o uso papel? Essa mudança já adiciona algumas funcionalidades extras. O principal exemplo é o fluxo de aprovação dos registros, que antes era feito praticamente de mão em mão.

Para iniciar esse processo, o sistema de checklist eletrônico é uma alternativa eficiente. Ele vai substituir todas as auditorias e análises feitas manualmente para o ambiente digital

Uso de sistemas para controle e gestão da qualidade

Para colher plenamente os benefícios da Qualidade 4.0, as organizações devem automatizar processos com softwares e conectá-los de forma automática a outros sistemas já existentes.

A digitalização dos processos na área passa pelo uso de sistemas que ajudam a reduzir o tempo que a equipe perde na execução manual. Assim, a empresa garante que o foco está na melhoria e na inovação.

Mudança 2 – Criação dos grupos de Qualidade 4.0

Apesar de trazer todas essas vantagens, não dá para mudar de uma hora para outra todo o cenário da área de qualidade. É preciso começar aos poucos com a entrada de novas tecnologias.

Por isso, já existe dentro das indústrias os grupos internos que focam na transição para a Qualidade 4.0. Mas na prática, você sabe como criar esse grupo dentro da sua organização?

Temos uma lista de passos que você pode executar para conseguir implementar o seu grupo de Qualidade 4.0!

Passo a passo para criar um grupo interno de Qualidade 4.0

  • Crie um grupo com membros da área de qualidade;
  • Selecionem períodos de estudo para encontrar soluções voltadas para a inovação na área;
  • Realizem em equipe um brainstorm com o levantamento de todas as necessidades, direcionadas para a realidade da Qualidade 4.0;
  • Avaliem a complexidade dos projetos e seus benefícios para a empresa;
  • Selecionem os projetos que seguirão adiante durante o ano;
  • Façam reuniões mensais para acompanhar a implementação dos projetos.

Com essa sequência de ações que não eram comuns anteriormente, cada indústria já conseguirá dar o primeiro passo rumo à inovação na área de qualidade.

Mudança 3 – Planos de ação para correção de problemas

Dentro da área de qualidade, quando alguma falha é encontrada na produção dos produtos, é criado um plano de ação. O problema é que esse report dos ajustes e correções que precisam ser feitos é realizado no papel. E como já vimos, não dá mais para continuar com esse processo manual.

O desenvolvimento de uma estratégia eficaz da Qualidade 4.0 já permite que as organizações resolvam questões de qualidade digitalmente. Para muitas empresas, o impacto já é positivo, pois elas sentem na pele as mudanças que resultam no aumento da produtividade.

Mas o grande benefício dessa mudança é a capacidade de rastrear todas as ações realizadas em cada um dos processos. Desde a checagem inicial até o report para o responsável que fará os ajustes das não conformidades, a empresa consegue gerar dados de análise e traçar uma linha do tempo completa.

Mudança 4 – Coleta e análise de dados

Com as tecnologias já disponíveis, ficou muito mais fácil coletar uma variedade de dados e ter insights através deles. E isso não é diferente com a Qualidade 4.0. 

A análise de dados, quando feita de forma organizada, pode alertar as empresas sobre possíveis problemas que antes não eram visíveis. Assim, você já consegue que que ações preventivas sejam tomadas.

A integração da tecnologia de análise com a tecnologia operacional pode ajudar a automatizar tarefas relacionadas à conformidade e coleta de dados.

Viu que a Qualidade 4.0 permite que as organizações avaliem as estratégias de conformidade atuais e identifiquem oportunidades de melhoria? Então não perca a oportunidade e confira o nosso conteúdos sobre como o checklist ajuda a resolver as não conformidades nas empresas!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This