Gestão

Qual a importância do checklist de EPI?

checklist epi

Dentro do trabalho corporativo, é imprescindível optar por procedimentos que evitem problemas no desempenho e na segurança dos profissionais. Para que isso seja feito de forma eficiente, é recomendável o uso do checklist EPI, pois é uma ferramenta que garante a organização e segurança da rotina de trabalho.

O termo EPI significa “Equipamento de Proteção Individual” e foi desenvolvido para que os trabalhadores tenham maior segurança na prática de suas atividades profissionais. O recurso é regularizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) por meio da norma número 6 (NR 6).

Já o checklist de EPI é uma ferramenta que, além de servir para verificação de desempenho, ajuda a evitar acidentes e riscos que podem comprometer o processo de desenvolvimento.

Quer saber como essa ferramenta pode ser importante para o seu negócio? Acompanhe o texto que preparamos e confira. Boa leitura!

Amplia a eficiência da produção

Por meio do checklist EPI, o trabalho se torna mais eficaz e dinâmico, evitando prejuízo ou falha para realizar uma operação. Somado a isso, a maneira de treinar os funcionários da empresa a partir dessa ferramenta é mais segura.

Isso é essencial, pois, quanto mais eficiente é o seu local de trabalho, mais sua empresa se destaca diante da concorrência e do mercado.

Aumenta a qualidade do serviço

A ferramenta de checklist não apenas ajuda no aumento de segurança, como impulsiona a agilidade no processo de produção. Toda a eficiência desse recurso se deve também pela preocupação com a elaboração de um trabalho de qualidade e que tenha todas as solicitações e demandas.

Como essa estratégia de verificação evita falhas, a operação se torna mais comprometida com as exigências e com os prazos determinados.

Todos esses elementos capacitam não apenas o processo de produção, como também ajudam os funcionários da empresa a terem uma visão mais apurada sobre as tarefas e obrigações.

Facilita a análise de dados

Outro fator importante referente a esse processo é a análise de dados. Caso alguma máquina precise de manutenção ou se algum empresário não conseguiu adquirir um serviço esperado pela empresa, o sistema EPI analisa de forma rígida essas informações e comunica aos departamentos empresariais.

Dessa maneira, a comunicação entre os setores do escritório aumenta, evitando problema ou algum prejuízo que possa trazer falhas no rendimento do processo produtivo.

Por meio dessa conferência, a resolução de problemas fica mais fácil de ser analisada e apurada. Isso torna o ambiente mais produtivo e mais eficiente.

Ajuda a formar profissionais de qualidade

Utilizar um sistema que averigua o melhor rendimento dentro da empresa amplia a perspectiva de seus funcionários. Utilizando esse procedimento, os empresários se adéquam a esses sistemas, realizando um trabalho mais qualificado, trazendo benefícios e novas ideias para o ambiente empresarial.

Para que os funcionários sejam cada vez mais capacitados e cientes de suas obrigações quanto à segurança e produtividade, é preciso realizar reuniões que determinam a importância de ferramentas de análise para o processo de trabalho. Naturalmente, isso ajudará a formar profissionais mais preparados e focados.

Dessa forma, a empresa aumentará o seu rendimento, podendo trazer novas maneiras de tornar o serviço mais rentável.

Auxilia na avaliação de satisfação

Um dos recursos que avalia de forma objetiva a produção no ambiente corporativo, por meio de ferramentas e softwares do EPI, são as avaliações de satisfação. Por meio desse recurso, a empresa pode ter uma noção de como foi o andamento de trabalho usando categorias “Muito Bom”, “Bom”, “Médio” ou “Ruim”.

Sendo assim, o trabalho se torna mais direto, podendo incentivar os colaboradores a determinarem metas pessoais e novos direcionamentos de uma forma coletiva.

Caso um trabalhador não obtenha um bom resultado diante dessa avaliação, é importante conversar e procurar entender qual a melhor saída para melhorar o seu desempenho, agregando valores e benefícios para o ambiente de trabalho.

Torna o processo de desempenho mais dinâmico

Como já mencionamos, a estratégia de checklist EPI favorece o dinamismo da comunicação dos setores empresariais por meio de análises de desempenho. Um dos pontos mais relevantes é o fato de a empresa estar ciente da maneira como o outro trabalha.

Além de esse aspecto ser favorável para a integridade do funcionário, esse benefício também proporciona um trabalho em equipe mais preponderante, fazendo com que os colaboradores se ajudem na realização de tarefas, evitando malefícios que possam danificar algum serviço ou processo de produção.

Para que essa comunicação seja feita de maneira eficaz, contrate um profissional que seja responsável pela revisão e análise direta do checklist. Assim, a construção de profissionais e setores responsáveis pela averiguação de desenvolvimento produtivo será mais beneficente não só para a empresa como também para a equipe.

Simplifica a verificação dos equipamentos

Outro ponto importante no processo de checklist é o trabalho preventivo quanto aos equipamentos da empresa. Porém, para que o recurso EPI seja utilizado de maneira qualificada no cotidiano do trabalho, verifique sempre se os equipamentos de trabalho e o software de análise de produção estão funcionando corretamente.

Vale lembrar que a presença de um profissional que trabalhe com manutenção é imprescindível para que não ocorram problemas técnicos durante a produção.

O recurso de verificação de equipamentos de produção apresenta as opções “Conforme”, “Não conforme” e “Não aplicável”. Por meio desse sistema, a verificação das ferramentas se organiza em categorias de manutenção e qualidade, sendo possível avaliar a validade desses produtos e quais deverão ser trocados conforme seu tempo de uso.

Como vimos, ao contratar profissionais que atuam nessa área técnica, as informações serão direcionadas de forma mais objetiva dentro da empresa, evitando que algum funcionário trabalhe sem a qualidade técnica de suas ferramentas.

Enfim, é imprescindível adquirir um checklist EPI para verificar a qualidade e o desempenho dos funcionários e dos equipamentos da sua empresa.

Utilizando os recursos e benefícios do EPI, o seu negócio trabalha de forma mais dinâmica, transformando o ambiente de produção em um local mais colaborativo, seguro e harmonioso. Além disso, o uso dessa ferramenta permite um treinamento mais rígido e evita prejuízos no trabalho.

Se você gostou do artigo, não deixe de baixar o nosso e-book sobre checklist da segurança de trabalho e continue aprendendo!

Checklist
Checklist Fácil é um sistema web que permite a aplicação de checklist através de computador, tablet ou smartphone.
Você pode gostar também
5 soluções para melhorar a gestão de segurança do trabalho
5W2H
Aplicação 5w2h na indústria: entenda os benefícios dessa ferramenta
Softwares para indústria: como analisar indicadores de performance?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This