Office brainstorming, people sitting at desk

Quais as melhores práticas para a gestão da equipe? Confira aqui

Muito do sucesso de uma empresa está relacionado ao desempenho de seus funcionários. Afinal, com colaboradores dedicados e engajados aos objetivos coletivos é muito mais fácil alcançar bons resultados. Mas, para que essa realidade seja uma constante, é preciso um bom trabalho na gestão da equipe.

Hoje, as maiores marcas do mercado já entendem a importância de se ter profissionais competentes e satisfeitos dentro da empresa. Por isso, muitas priorizam o desenvolvimento na gestão de pessoas antes da definição de metas — mas a verdade é que uma boa equipe é o reflexo do seu líder.

Por isso, neste artigo, apresentaremos as melhores práticas para que você possa promover uma ótima gestão de equipes na sua empresa. Acompanhe o post e boa leitura!

Saiba motivar as equipes

Algumas pessoas são motivadoras naturais, isto é, são aquelas que melhoram o ambiente só com a sua presença. Porém, isso não é algo comum e, dificilmente, uma generalização funciona no ambiente de trabalho. Ou seja, o que pode ser motivador para um, pode não ser para outro.

No ambiente profissional, tudo precisa ser mais bem estudado antes de ser aplicado. Como gestor, você deve entender o que de fato motiva cada um dos seus colaboradores — e, aqui, o melhor caminho para ser bem-sucedido é por meio de uma análise de perfil comportamental.

O gestor deve conhecer como se comportam os membros da sua equipe, entender os seus anseios, as suas carências e expectativas, para, a partir disso, criar um ambiente que seja motivador de maneira uniforme.

Por exemplo: alguns funcionários são mais retraídos socialmente, então o trabalho deve ser focado em apresentar um ambiente mais estruturado, no qual esse grupo possa desenvolver suas habilidades, mas sem se esquecer de fomentar a comunicação coletiva.

No geral, é importante garantir um clima leve e harmonioso entre todos. Saia um pouco da rotina sempre que possível, organize eventos fora do escritório ou mesmo atividades culturais dentro da empresa.

Defina e repasse as estratégias

A motivação é importante para engajar os funcionários quanto aos objetivos da empresa. Isso é um fato. Dessa forma, para gerir a equipe em prol do crescimento coletivo, é necessário definir as estratégias corretas.

Todavia, a gestão de equipes não se limita a criar as estratégias e repassá-las de forma intransigente para os colaboradores. O intuito é a fazer com que todos estejam direcionados a alcançar os resultados. Sendo assim, você deve mostrar claramente quais são os planos e por que eles são importantes para todos.

Uma das maneiras mais eficazes de se fazer isso é utilizando números e informações válidas. Mostre o que a empresa conseguiu, o que pode conseguir, o que vai disponibilizar para que as metas sejam alcançadas e qual a participação de cada um dentro desse planejamento.

Invista em treinamentos

Sessões de treinamento, por si só, já são importantes para o crescimento de qualquer profissional. Porém, quando se trata de gestão de equipes, é fundamental que o gestor trabalhe para que a ideia de obrigatoriedade e burocracia não prevaleça entre os funcionários.

De fato, alguns treinamentos podem ser cansativos e até mesmo penosos. No entanto, é o benefício final que deve ser considerado: o ganho de conhecimento. E, como todo bom gestor deve liderar pelo exemplo, aqui, ele pode ser um ótimo espelho para todos.

Então, antes de aplicar sessões de aperfeiçoamento aos membros das equipes, é interessante que o gestor o faça primeiro. Assim, ele pode não apenas argumentar de forma didática, mas também demonstrar na prática como essa estratégia é benéfica.

Conseguindo esse equilíbrio, os treinamentos serão grandes aliados, pois servirão para que os funcionários se sintam valorizados e motivados perante a empresa.

Desenvolva a melhoria contínua

O trabalho de crescimento não pode ser passageiro ou fazer parte de um planejamento isolado — afinal, sempre existirão pessoas trabalhando na empresa. Assim, uma das missões do negócio deve ser desenvolver a melhoria contínua.

E esse desenvolvimento não se trata apenas dos funcionários: enquanto gestor, você precisa garantir que a estrutura de trabalho esteja sempre de acordo com as atividades desenvolvidas. Até porque, para que os profissionais apresentem um serviço em excelência, a parte estrutural precisa corresponder.

Para não correr riscos, mantenha-se sempre atualizado com as tendências do mercado, trabalhe com ferramentas e equipamentos adequados e se certifique de que cada novo membro tenha em mente que a melhoria contínua se faz com a contribuição de todos.

Trabalhe com feedback

A comunicação é um dos princípios básicos para que um ser humano se faça entendido por outrem. Essa ideia deve ser aplicada em qualquer esfera, tanto na social quanto na profissional. Por isso, se você esperar gerir e extrair o melhor das suas equipes, precisa priorizar a comunicação entre todos.

Um dos grandes erros de alguns gestores de equipes é acreditar que o feedback deve ser unilateral, ou seja, apenas os funcionários precisam dar satisfação sobre as atividades. Logicamente, essa é uma visão ineficaz e obsoleta.

O feedback deve sim fazer parte da rotina das equipes, mas deve acontecer de maneira mútua. Um bom líder não se limita a repassar ordens e cobrar explicações, mas se preocupa em colocar o seu ponto de vista, chamar atenção quando necessário e, principalmente, parabenizar.

Se os seus liderados se esforçaram e fizeram um bom trabalho, não hesite em abordar isso publicamente. Demonstre que está feliz com a conquista e os motive para que se superem nos próximos desafios.

Utilize a tecnologia

Hoje, nenhuma estratégia ou prática obtém os resultados esperados sem o apoio da tecnologia. Na gestão das equipes não é diferente: existe no mercado softwares e plataformas que facilitam a supervisão do gestor quanto ao trabalho dos seus funcionários.

Além disso, ferramentas de checklist são interessantes não só para garantir melhor monitoramento, como também para otimizar a execução de processos diários, aumentando a produtividade de todos.

Quando se trata de tecnologia, as possibilidades são infinitas. Basta que o gestor conheça bem os seus colaboradores e escolha as ferramentas que melhor se adéquam à realidade de suas equipes.

Enfim, qualquer empresa que não deseje ficar para trás no mercado precisa desenvolver as melhores práticas quando se trata de gestão da equipe. Além disso, a certeza de contar com funcionários engajados é essencial para desenvolver planejamentos coesos e bem estruturados. Por isso, analise as dicas apresentadas e conte com as melhores equipes no seu negócio.

Achou o artigo interessante? Então não deixe de curtir a nossa página no LinkedIn e conferir todos os nossos materiais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This