Por que usar uma checklist nas vistorias de imóveis da sua imobiliária

Por que usar um checklist na vistoria de imóveis da sua imobiliária

Um checklist é uma ferramenta que conta com uma lista de tarefas que devem ser eliminadas conforme vão sendo realizadas. No caso de uma vistoria de imóveis, tal listagem ajuda a identificar tudo o que deve ser observado nos imóveis. Dessa forma, a imobiliária consegue garantir uma boa análise do imóvel.

Além disso, trata-se de solução simples, prática e econômica para a organização de processos e gestão de clientes. Deseja saber mais sobre o assunto? Continue acompanhando e entenda por que usar um checklist nos processos de vistoria da sua imobiliária!

Evita erros

Quando você utiliza um checklist na vistoria de imóveis, uma das principais vantagens é o fato de que você evita erros. E também as situações tão comuns em que são esquecidos pontos importantes de avaliação.

A ferramenta trata-se de uma representação gráfica da vistoria, fica mais difícil se esquecer de olhar a estrutura ou os registros, por exemplo. Assim, com o planejamento completo e prévio do que precisa ser vistoriado você garante que todo o imóvel seja coberto pela análise. O que nem sempre é assegurado quando se depende apenas dos profissionais.

Torna o processo mais rápido

Como o checklist traz, em um só lugar, tudo o que deve ser vistoriado, o processo se torna mais rápido já que não há a necessidade de ficar pensando durante a vistoria se falta algo a ser analisado.

Além disso, os itens da lista também podem ser separados por cômodos ou por grupos, como itens estruturais e estéticos. Assim, é possível fazer a vistoria em blocos o que torna todo o processo mais ágil. Com menos tempo por imóvel, a equipe consegue vistoriar mais unidades, o que leva a um aumento de produtividade.

Padroniza o processo de vistoria

Utilizar um checklist nesse caso também é responsável por padronizar o processo de vistoria de imóves. Isso significa que você garante que todos os imóveis serão avaliados sobre as mesmas condições, o que permite que as informações sejam mais confiáveis.

Embora a ferramenta possa ser adaptada conforme cada imóvel – um imóvel mais antigo, por exemplo, pode exigir itens extras de avaliação na estrutura – a verdade é que ela garante que no geral a equipe realize o mesmo processo. Eventualmente, essa padronização passa a tornar a vistoria cada vez mais natural e realizada de maneira mais fácil.

Traz mais segurança para os clientes

Os clientes querem adquirir ou alugar imóveis de qualidade e que não vão trazer dores de cabeça – ao menos não sem saberem previamente das condições. Por isso, ao utilizar uma checklist na vistoria de imóveis da sua imobiliária você traz mais segurança para os clientes que conhecerão exatamente as condições dos imóveis.

Esse tipo de cuidado, por sua vez, é responsável por gerar mais satisfação nos clientes, que sabem que contam com um serviço de qualidade e que se preocupa em oferecer a melhor negociação possível pelo imóvel.

Utilizar uma checklist na vistoria de imóveis da sua imobiliária é altamente benéfico. Afinal,  aprimora três fatores importantíssimo para um bom desempenho: a produtividade, a segurança e a satisfação do cliente. Com o uso dessas listas, portanto, é possível vistoriar mais imóveis em menos tempo, otimizar resultados, padronizar processos e garantir a segurança dos clientes, que ficarão muito mais satisfeitos!

E então, o que achou do nosso post? Convencido a utilizar uma ferramenta de checklist? Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This