porque contar com softwares na gestão hoteleira

Por que contar com softwares na gestão hoteleira?

Quando estamos falando em soluções para o setor hoteleiro, precisamos ter em mente que o produto a ser vendido não é apenas um quarto, uma refeição e uma cama. Na verdade, o que proporcionamos ao cliente é uma experiência! Afinal, todos buscam no hotel um substituto para todo o suporte e comodidade que teria caso estivesse no conforto de sua casa.

Para entregar um serviço à altura dessas expectativas, hotéis, pousadas e hostels precisam elaborar e executar um complexo emaranhado de processos que vai desde o primeiro contato com o cliente até o check-out. Por isso, é praticamente impossível, como veremos, prestar um serviço de qualidade sem utilizar um software de gestão hoteleira como aliado.

No post de hoje, entenda ainda mais alguns dos pontos importantes desse processo. Confira!

Cadastro de clientes

Antes que qualquer outro passo mais concreto possa ser dado no sentido de atender as expectativas dos nossos clientes, precisamos saber quem, exatamente, eles são. Um breve cadastro de cada pessoa já permite ao hotel ter informações importantes que fazer toda a diferença não apenas em nível operacional, mas também quanto ao planejamento estratégico do negócio.

Agendamento de reservas

Um dos erros mais graves que podem ser cometidos pela gestão hoteleira é fazer reservas acima de sua capacidade ou errar no momento da reserva, entregando ao hóspede uma acomodação diferente da que ele havia solicitado. Por isso, um sistema eficiente de agendamento de reservas é um item de primeira necessidade.

Registro do consumo

Outra preocupação da gerência no dia a dia do hotel é em registrar o consumo do hóspede. Isso inclui frigobar, serviço de quarto, bar, restaurante, etc. Com relação ao frigobar ainda é preciso ter o cuidado de repor os itens que já foram consumidos para que o cliente possa sempre tê-los à sua disposição.

Manutenção dos quartos

A negligência com a troca de roupas de cama, toalhas e arrumação dos quartos pode significar para o cliente uma péssima experiência durante sua viagem. Ser constantemente importunado por funcionários do hotel em seus momentos de descanso também pode contribuir para desgastar as relações com o cliente.

Por isso, o movimento de camareiras deve ser cuidadosamente orquestrado, e um bom sistema de gestão poderá facilitar o controle desses períodos a fim de fazer um trabalho de excelência.

Organizando os processos com um software de gestão

Do ponto de vista do cliente, o software de gestão hoteleira opera como uma força invisível que permite prestar um serviço com a qualidade pela qual ele está pagando. Em outras palavras, ele percebe que o hotel acerta muito mais do que erra.

O cliente recebe exatamente o que pediu: um quarto para não fumantes com vista para a montanha, por exemplo. Suas acomodações são limpas e a roupa de cama e toalha trocadas com frequência. A conta do bar não vem com repetições ou omissões.

Vantagens associadas à aplicação das soluções tecnológicas

Não é apenas o cliente que ganha com a implementação de um software de gestão hoteleira. O estabelecimento fica muito mais fácil de ser administrado. Isso acontece porque centralizamos as informações, melhorando a comunicação interna e praticamente eliminando a possibilidade de divergências. Isso evita, por exemplo, o retrabalho.

Além disso, todos os processos são integrados, fazendo com que boa parte das tarefas burocráticas sejam simplesmente eliminadas com a automatização. Assim, o registro da venda de um item no frigobar, por exemplo, já alimenta de forma automática o banco de dados relativo ao controle de estoque. O fechamento da conta do hóspede, portanto, já faz desencadear o processo de emissão de nota fiscal.

Por fim, não poderíamos deixar de mencionar que um sistema de gestão hoteleira também fornece material de qualidade para que o gestor possa tomar as melhores decisões possíveis no momento de administrar seu negócio.

Ele pode acessar com facilidade relatórios gerenciais contendo os movimentos de entrada e saída de recursos da empresa, evitando perdas; pode acessar o volume de reservas para determinado período e ainda comparar essas informações com outros períodos, etc.

Agora você já entende sistema eficiente pode auxiliar em sua gestão hoteleira. Esse conteúdo foi útil para você? Então, assine nossa newsletter e tenha acesso a muito mais!

2 Replies to “Por que contar com softwares na gestão hoteleira?”

  1. Ótimo post! Há algum softwares que você pode indicar que tenha todas essas funcionalidades, incluindo principalmente o registro de consumo do bar e restaurante?
    Parabéns pelo texto!

  2. Excelente post! Pesquisei vários sistemas para minha Pousada e o melhor que encontrei foi o FastHotel (https://fasthotel.com.br). Implantamos ele aqui e todos nossos processos foram facilitados. Tenho uma visão geral do meu negócio, o checkin e o checkout estão mais ágeis, tenho controle financeiro e de estoque, sem contar que o uso é muito fácil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This