Padronização de processos: razões para adotá-la em sua loja

Padronização de processos: razões para adotá-la em sua loja

A competição cada vez mais acirrada exige que os lojistas busquem constantemente produtividade e melhorias para o seu negócio, seja no âmbito de infraestrutura ou de processos. Nesse contexto a padronização de processos é a melhor alternativa, conseguindo aliar baixo investimento e proporcionando melhoria gradativa e contínua. Confira agora 6 razões para você adotar a padronização dos processos em sua loja.

1. Aumenta a sua lucratividade

A padronização de processos melhora o resultado da loja em várias áreas, como equipamentos, sistemas e pessoas. Isso minimiza os custos da empresa com treinamentos, reduz investimentos, melhora a produtividade e consequentemente aumenta os lucros.

2. Melhora a segurança

A maioria dos acidentes de trabalho ocorrem, porque os funcionários deixam de seguir padrões. Agora imagine se não houver padrões? Qual a imagem a sua loja transmitirá para os seus colaboradores e clientes se não fornecer segurança para elas?

Padronizar os processos garantirá a segurança física das pessoas, mas também a estabilidade de informações importante, entre elas as financeiras, através de regras claras de utilização dos sistemas.

3. Reduz o desperdício

Um dos principais pilares da melhoria contínua é a redução de desperdícios. Se você não possui processos padronizados os colaboradores realizam as atividades da loja da forma que ele acha que produz os melhores resultados, ou pior, da forma que viu alguém fazer.

Como deve ser efetuado o corte do tecido? Qual a temperatura ideal para passar a roupa? Quanto de perfume eu devo utilizar para aromatizar a loja? Em qual temperatura deve ficar o ar-condicionado? São pequenas ações, mas podem gerar grandes economias no final do mês.

4. Facilita a contratação e treinamento

Você sabe exatamente o que precisa em um colaborador para determinada vaga na sua loja? E depois de contratar, como é realizado o treinamento? A maioria das empresas apenas coloca o funcionário com outra pessoa mais experiente, ou até mesmo a que menos produz (para não atrapalhar a operação da loja).O resultado é que o novato aprende todos os “vícios” de quem está lhe ensinando e muitas vezes deixa de receber orientação de processos-chave.

Ao padronizar os processos de sua loja, você pode definir exatamente as qualificações necessárias para cada cargo e criar treinamentos específicos, em vídeos, ou cartilhas, explicando o passo a passo e os princípios-chave da função.

5. Cria base de conhecimento

Algumas empresas têm aquele funcionário, que detém todo o conhecimento em determinada área. Isso gera dificuldades em férias, em demissões e até mesmo no crescimento do colaborador. Ao padronizar os processos, sua empresa terá uma base sólida e documentada de conhecimento. Isso facilita para que os colaboradores conheçam mais atividades, gerando maior flexibilidade na empresa e maior possibilidade de crescimento para eles mesmos.

6. Mudança de cultura

O mercado é muito dinâmico e os colaboradores precisam estar preparados para participar de projetos, criar planos de ação, realizar mudanças e buscar resultados. Com processos padronizados você identifica onde está errando e com isso poderá alocar os seus recursos e pessoas na resolução de problemas. Em curto prazo alguns colaboradores resistirão, mas com o tempo, você terá uma loja muito mais preparada para tratar qualquer problema de forma dinâmica.

A padronização de processos exige mudanças simples, mas que juntas representam grandes somas no ano, que podem ser aproveitadas para novos investimentos nas pessoas, equipamentos e sistemas, perpetuando a cultura de melhoria da empresa e oferecendo para o cliente serviços diferenciados e preços competitivos.

É importante destacar que a padronização para funcionar de forma sempre eficiente necessita de um checklist com as especificações de todos os processos. Isso facilita o trabalho dos colaboradores e mantém sempre a qualidade de seus produtos e serviços.

E você já possui padronização de processos em sua loja? Que setores, áreas ou atividades você padroniza? Obteve os resultados que esperava? Deixe o seu comentário e ajude outras pessoas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This