15 motivos para escolher a Checklist Fácil para garantir a seguranca do trabalho na empresa

15 motivos para escolher a Checklist Fácil para garantir a segurança do trabalho na empresa

A segurança do trabalho nas empresas é um desafio que muitos gerentes e diretores enfrentam com os seus funcionários, já que envolve uma série de elementos que dificultam o cumprimento das normas.

Uma solução para esse problema é a implementação de um checklist. A ferramenta é uma excelente alternativa para garantir que todos os procedimentos de segurança sejam realizados.

Neste artigo, vamos explicar quais são os principais elementos que contribuem para as falhas de segurança do trabalho na empresa e listar os benefícios de utilizar a Checklist Fácil para solucionar esse problema. Ficou interessado? Então, boa leitura!

Entenda os desafios da segurança no trabalho na empresa

Há dois fatores principais que tornam a segurança do trabalho na empresa um verdadeiro desafio. São eles os aspectos culturais e os comportamentais.

Fatores culturais

A importância de agir conforme as normas de segurança deve estar presente na mentalidade de todos os colaboradores. Por isso, é importante educar o funcionário a respeito dos procedimentos diários e pontuais que ele deve cumprir para garantir a segurança individual e coletiva.

Fatores comportamentais

Os fatores comportamentais dependem diretamente da colaboração dos funcionários. Quando um desvio de segurança é identificado, é importante que a empresa corrija o comportamento dos colaboradores envolvidos — fortalecendo, assim, a cultura de hábitos seguros.

Para garantir o cumprimento das normas de segurança, a empresa pode realizar auditorias de rotina e verificações pontuais de execução. Assim, é possível antecipar falhas e, ao mesmo tempo, realizar ações corretivas quando algum desvio de segurança é identificado.

Saiba como funcionam as inspeções

As inspeções devem ocorrer rotineiramente nas instalações da empresa, a fim de verificar o cumprimento das Normas Regulamentadoras (NRs). São elas:

  • utilização correta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs);
  • disponibilidade e utilização de ferramentas próprias para as atividades executadas;
  • adequação das estações de trabalho.

Há, também, as inspeções relacionadas à execução de determinadas atividades, que visam garantir que os funcionários estejam aptos a realizar a tarefa. Isso inclui perigos inerentes, tais como:

  • trabalhos em altura;
  • confinamento;
  • contato com produtos químicos;
  • ambientes com temperaturas elevadas.

Além do uso correto dos equipamentos de segurança, os profissionais envolvidos na execução do trabalho devem ser treinados e certificados. As informações recolhidas devem ser registradas por meio de formulários previamente.

Entenda por que utilizar a Checklist Fácil para a segurança do trabalho na empresa

Para garantir que as normas de segurança sejam cumpridas, muitas organizações optam pela implementação de um checklist. Assim, além de garantir que o trabalhador não seja lesado, a empresa também evita consequências negativas por descumprimento das normas ou pelo comportamento indevido dos colaboradores.

Confira os benefícios de utilizar a Checklist Fácil

A implementação dessa ferramenta na empresa garante uma série de benefícios. Confira alguns deles!

1. Detecta riscos

Identificar os múltiplos riscos envolvidos em uma operação é um trabalho árduo, já que é preciso verificar não apenas se os trabalhadores estão cumprindo as normas, mas também se todos os equipamentos estão com a manutenção em dia e funcionando normalmente.

As inspeções rotineiras são fundamentais para detectar falhas relacionadas à segurança. O uso da Checklist Fácil permite que o inspetor faça uma conferência completa, já que lista todos os itens que devem ser conferidos.

2. Verifica o cumprimento das normas de segurança

O cumprimento das normas é outro desafio comum nas empresas, já que envolve os fatores culturais e comportamentais que listamos acima.

A ferramenta também ajuda na inspeção do cumprimento de normas de segurança, como o uso correto de EPIs, disponibilidade e uso correto de ferramentas de auxílio, cumprimentos dos procedimentos de segurança, entre outros.

3. Evita o risco de acidentes

Acidentes de trabalho podem ocorrer por uma série de elementos — e, muitas vezes, podem ocorrer por pequenos detalhes que não foram inspecionados corretamente.

Um dos principais propósitos das inspeções é, justamente, prevenir que ocorram acidentes de trabalho. Por isso, o uso da ferramenta é fundamental para que a verificação seja eficiente.

4. Mantém o foco na operação

Muitas falhas ocorrem em função de processos mal estruturados. As inspeções rotineiras garantem procedimentos ágeis, mas seguros. Assim, além de garantir a segurança do trabalho na empresa, o checklist permite que todas as etapas do processo sejam realizadas com sucesso.

5. Aumenta a eficiência operacional

A ineficiência de determinado setor é, muitas vezes, causada pela falta de ações preventivas. Como a ferramenta lista todas as tarefas que devem ser executadas, o checklist também aumenta a eficiência operacional e evita dispersões.

6. Promove a segurança dos trabalhadores

Como mencionamos, aspectos culturais e comportamentais são dois elementos que influenciam muito na segurança no trabalho nas empresas. Por isso, é preciso educar e corrigir os funcionários sempre que algo ocorre fora das conformidades.

As inspeções rotineiras, aliadas ao uso da Checklist Fácil, são fundamentais para garantir a segurança dos trabalhadores — já que a ferramenta não só aumenta o cumprimento das normas de proteção individual, como verifica se todos os equipamentos utilizados na operação estão aptos para uso.

7. Garante a execução das auditorias

Com a ferramenta, é possível programar e monitorar as auditorias, o que garante que as inspeções sejam realizadas dentro dos espaços de tempo ideais.

8. Reduz o consumo de papel

Por se tratar de uma ferramenta digital, o software reduz o consumo de papel. Além de reduzir custos para a empresa, o meio ambiente agradece.

9. Otimiza o tempo dos inspetores

Um grande benefício do software da Checklist Fácil é que ele automatiza tarefas, o que otimiza o tempo dos inspetores na elaboração de relatórios — já que os dados são compilados em tempo real.

10. Permite o armazenamento seguro dos dados

O software possibilita o armazenamento criptografado em nuvem, evitando o risco de vazamento ou a perda de dados.

11. Registra os dados de inspeção

A ferramenta permite o registro automático de informações de inspeção, tais como: nome do usuário que a realizou, unidade inspecionada, data e horário da inspeção, geolocalização inicial e final e pontuação.

12. Garante o registro de evidências

O software ainda permite que o inspetor registre, por meio de fotos, áudios e vídeos, evidências que comprovam a conformidade ou não dos procedimentos de segurança.

13. Agiliza a comunicação entre os responsáveis

Com o uso da ferramenta de Planos de Ações, o software permite uma comunicação mais ágil com os responsáveis, que providenciarão as medidas corretivas necessárias.

14. Gera indicadores

O software também gera indicadores do cumprimento dos itens verificados. Isso permite que medidas mais abrangentes sejam realizadas.

15. Promove maior visibilidade do processo

Com o software, é possível disponibilizar informações para determinados usuários. Isso possibilita uma maior visibilidade do processo e permite que ajustes sejam realizados futuramente para otimizar e aumentar a eficiência dos procedimentos.

Como vimos, o uso de um software de checklists é fundamental para garantir a segurança do trabalho na empresa. Ele é um importante aliado nas inspeções rotineiras, que verificam o cumprimento das Normas Reguladoras.

E então, gostou do nosso artigo? Gostaria de saber mais sobre a Checklist Fácil? Então, solicite uma demonstração agora mesmo!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This