Saiba como melhorar a tomada de decisão na gestão do negócio

A tomada de decisão é um dos processos mais importantes dentro de um negócio, afinal, permite construir o futuro para que os objetivos sejam conquistados integralmente. Uma decisão errada pode ter repercussões tão negativas que levem à falência ou à perda de muitos clientes. 

Por outro lado, uma sequência de escolhas corretas faz com que a concorrência perca espaço e você desponte na liderança. Portanto, seu sucesso no mercado depende disso!

Então, não acha que a tomada de decisão deve receber atenção especial? Preparamos este post para você se aprofundar no assunto. Acompanhe!

O que está por trás do processo de tomada de decisão?

Infelizmente, na maior parte das empresas, não há uma metodologia para isso. As escolhas são baseadas na vontade ou na intuição de gestores que não se apoiam em dados confiáveis. Alguns relatórios e pesquisas são analisados, mas sem profundidade. Consequentemente, os resultados nunca são como o esperado. 

Isso representa um entrave para o desenvolvimento do negócio. Portanto, é preciso ter uma abordagem técnica da tomada de decisão, em que as mesmas etapas são sempre seguidas e as ferramentas mais adequadas são sempre utilizadas. A uniformidade garantirá que o gestor consiga comparar as suas escolhas. 

Por que melhorar a tomada de decisão?

Crescimento da empresa

A tomada de decisão é o principal fator que determina o crescimento da empresa porque dita o ritmo que ele terá. Os gestores estão, a todo instante, enfrentando opções nesse sentido, fazendo questionamentos como:

  • contrato mais funcionários ou não?
  • será que compro esse equipamento?
  • devo aumentar a produção no próximo ciclo?
  • insiro um novo produto na carteira da empresa?
  • invisto em uma campanha de marketing?

Acreditamos que não há decisão que não tenha um impacto no crescimento. Sendo assim, é preciso escolher os melhores caminhos e isso só pode ser feito com informação.

Uma forma de saber se você deve produzir mais é analisar a demanda e as oportunidades do mercado. Para contratar, é importante conhecer bem o caixa da empresa, descobrir se as métricas de produtividade já estão sendo atendidas etc.

Para ter um processo de tomada de decisão que traga crescimento, é possível utilizar a técnica 5W2H. Ela consiste em responder às seguintes questões em cada decisão.

  • What: qual é a decisão?
  • Why: por que ela deve ser tomada?
  • Where: onde ela será executada?
  • When: quando começar? Quais são os prazos?
  • Who: quem serão os responsáveis?
  • How: como será concretizada?
  • How much: quanto custará?

As respostas, porém, não devem ser baseadas em dados superficiais, mas em verdadeiras análises — preferencialmente com ferramentas de Business Intelligence, como o Big Data. 

Mais competitividade

O mercado nada mais é do que um espaço em que vários atores estão tomando decisões comerciais. Portanto, aquele que se sobressair terá mais resultados. Simples assim.

Você deve se certificar de que está fazendo as escolhas certas. Para isso, pode utilizar a análise SWOT, uma metodologia que analisa todos os fatores internos e externos que podem influenciar, positiva ou negativamente, na sua decisão. 

A análise SWOT é composta pelos seguintes elementos.

  • Strengths: são os pontos fortes do seu negócio, isto é, aquilo que você já tem e que o diferencia dos concorrentes. Pode ser uma logística bem estruturada, uma política de relacionamento com o cliente sólida etc.;
  • Weaknesses: são os pontos fracos, ou seja, aquilo que precisa ser otimizado no seu negócio para que ele se destaque. As fraquezas mais comuns são operações caras e burocráticas, falta de tecnologia adequada e comunicação ruim com os clientes;
  • Opportunities: representam os fatores externos que podem incrementar a sua decisão. Por exemplo, o crescimento da Internet favorece a implementação da análise de dados para a conquista de novos clientes. As oportunidades mais frequentes são crescimento de determinado segmento, abertura de mercados e surgimento de novas tecnologias;
  • Threats: são as ameaças, ou seja, fatores externos que comprometem suas decisões. Podem ser representadas pela abertura de um novo concorrente (que reduz sua clientela atual), crises econômicas, surgimento de uma nova regulamentação, aumento do preço dos insumos etc.

Ao incorporar a SWOT no seu processo de tomada de decisões você analisa as métricas e indicadores do seu negócio, assim como o mercado. Desse modo, pode melhorar alguns pontos e fazer uma escolha mais madura.

Da mesma forma, é possível postergar até que as ameaças cessem ou fazer um plano de contenção de riscos. Com isso, suas decisões estarão sempre mais bem posicionadas que as dos concorrentes!

Como os dados e informações ajudam na tomada de decisão?

Atualmente, a informação é a grande arma dos negócios. Quando você está constantemente monitorando suas operações, com um bom sistema digital baseado em métricas e indicadores, consegue perceber as ineficiências dos seus processos e pode aprimorá-los. Além disso, terá um conhecimento mais profundo sobre cada situação, o que reduz as chances de cometer erros estratégicos. 

Qual a importância de um checklist nesse processo?

Um software de checklist permite a sistematização do fluxo de trabalho e dos processos para que haja uniformidade nas tomadas de decisão de todos os setores e dos colaboradores.

Veja, a seguir, os principais benefícios dessa ferramenta.

Padronização de operações

Tomar as decisões sempre da mesma forma é importantíssimo para identificar os erros e os acertos. Afinal, na hora de analisar as escolhas, não será possível isolar os fatores determinantes do insucesso ou do sucesso.

Um software de checklist é interessante porque não deixa que nenhum setor se esqueça de responder perguntas imprescindíveis para uma boa decisão. É possível, por exemplo, incluir a técnica 5W2H em um checklist para garantir que toda escolha importante tenha sido analisada sob vários vieses.

Compilação de dados

Sem a tecnologia, você acaba utilizando muitas listas em papel ou em planilhas dispersas em vários arquivos. Com isso, há um risco de perder informações essenciais. Um software permite que você centralize todos os seus checklists em um só lugar para categorizá-los, criar modelos padronizados, incluir dados-chave etc. 

Gestão e resolução de problemas à distância

Se a solução de checklist estiver integrada à nuvem e disponibilizar ferramentas mobile, você sempre terá em mãos um checklist para tomar as decisões, mesmo que esteja à distância em um trabalho de campo

Dada a importância do assunto, não deixe de criar processos profundos e detalhados de tomada de decisão, baseando-se em dados obtidos pelas inúmeras ferramentas da Transformação Digital, como o Big Data, os sistemas de checklist, a Inteligência Artificial, os ERPs etc. O acesso a informações privilegiadas garantirá um melhor posicionamento no mercado.

Quer entender melhor como funciona a nossa ferramenta de checklist? Então, confira a nossa demonstração e saiba como é ter seus fluxos de trabalho sistematizados!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This