Profissional trabalhando com as máquinas da indústria metal mecânica

4 principais desafios da indústria metal mecânica que você precisa resolver

Linhas de produção repletas de processos complexos são verdadeiros desafios para a indústria metal mecânica. Manter a padronização nos produtos e garantir a qualidade não é um trabalho simples, por isso, o acompanhamento é parte fundamental dessa atividade.

Do planejamento à execução, ter os processos devidamente rastreados é fundamental. Para isso, a tecnologia disponibiliza recursos que criam conexões mais fáceis e que estabelecem a comunicação entre setores e colaboradores. Assim, é possível lidar com as adversidades e chegar aos resultados esperados.

Neste post, falaremos mais sobre as 4 dificuldades enfrentadas pela produção metal mecânica e como elas podem ser solucionadas com o suporte da tecnologia. Confira!

Os 4 desafios enfrentados pela gestão da indústria metal mecânica

Algumas das questões mais comuns que geram dificuldades para esse setor são:

  • A dinâmica das demandas;
  • A complexidade da produção de produtos;
  • A complexidade das ferramentas;
  • O alto nível das tarefas executadas.

Todo esse ambiente de complexidade gera condições difíceis de trabalho, que precisam ser encaradas de frente.

Mas a seguir, veja quais são os principais desafios da rotina da indústria metal mecânica e como eles impactam a produção e a gestão do negócio.

1. Acompanhamento de produção

A produção é composta por diversas etapas que precisam ser rigorosamente cumpridas. O tamanho desse fluxo varia de acordo com o segmento, mas geralmente é difícil se manter atualizado sobre cada etapa.

Gestores sentem-se sempre distantes do chão de fábrica e incapazes de se manterem informados, já que nem sempre podem estar in loco.

Nesse cenário, também é difícil se certificar de que os padrões exigidos estão sendo devidamente cumpridos. A produção, além de precisar seguir parâmetros de qualidade, também deve respeitar um dinamismo mínimo. A produtividade é fundamental para que se faça o máximo possível dentro do tempo que se tem à disposição.

Para gestores, manter-se informado sobre esses processos e como eles se desenvolvem é sempre difícil. Em alguns casos, esse distanciamento pode fazer cair o rendimento das equipes, o que impacta diretamente os resultados da empresa.

2. Comunicação entre setores

A comunicação é, sem dúvidas, uma das principais dificuldades enfrentadas pela indústria metal mecânica. O problema começa no chão de fábrica, entre equipes e departamentos ligados aos processos operacionais da produção.

Sem tecnologia adequada, é difícil que supervisores troquem informações que ajudem a tornar os ciclos mais ágeis e qualificados.

Essa falta de dinamismo para simples checagens, por exemplo, pode atrapalhar a produtividade e atrasar o trabalho. Muitas vezes, é fundamental que existam essas consultas. Mas sem os recursos ideais, haverá muito tempo envolvido.

Quanto aos gestores, também é necessário que tenham a possibilidade de entrar em contato de forma instantânea com quem está responsável pela produção. Demandas urgentes surgem a todo momento e precisam ser repassadas.

3. Planejamento operacional

O planejamento operacional também é um ponto que causa preocupação a gestores da indústria metal mecânica. É nessa fase que todo o trabalho é pensado para ser executado no chão de fábrica. Mas ele pode passar por dificuldades, especialmente quando há urgências.

Nem sempre a equipe do chão de fábrica é atualizada sobre os objetivos da produção, as exigências com prazos e a dinâmica de trabalho. Esse problema é um desdobramento da questão da falta de comunicação adequada.

Sem uma plataforma tecnológica, é difícil transmitir as exigências a tempo aos trabalhadores.

Powered by Rock Convert

4. Informação sobre o chão de fábrica

O chão de fábrica é o coração da indústria, já que é lá onde a etapa operacional acontece, e é ela que dá vida ao produto. No local, o trabalho se desenvolve naturalmente, mas qualquer acontecimento do campo precisa ser devidamente controlado também pelo gestor.

O grande problema é que nem sempre essas atualizações ocorrem. Isso, na maioria das vezes, gera impactos para o setor. Inclusive, esse distanciamento pode ser a causa da queda do desempenho, da insatisfação dos trabalhadores e também da menor qualidade na produção.

Sem um canal de troca de informações, fica difícil saber o que acontece, e é nessa hora que os gestores perdem o controle do chão de fábrica.

Checklist Fácil como solução ideal para esses desafios

É quase impossível manter o nível de produção na indústria metal mecânica sem o suporte da tecnologia. Os recursos à disposição de gestores, líderes e trabalhadores podem tornar a rotina mais dinâmica, rastreável e com menos margens de dúvidas para todos os envolvidos.

Nesse cenário, um software, como o Checklist Fácil, surge como uma solução certeira! A seguir, veja como essa solução pode ajudar em 5 frentes diante desses desafios.

Entregando informações detalhadas da produção

A produção acontece a todo vapor, e muitas adversidades podem ocorrer. Um problema com determinada máquina, por exemplo, pode gerar um atraso em toda a cadeia produtiva, o que se transforma em prejuízos.

A plataforma Checklist Fácil permite que avisos sejam feitos rapidamente, sendo visualizados por todos. Além disso, é possível gerar observações de não conformidade, o que exige que o problema seja solucionado rapidamente.

Evitando a linha de produção parada

Problemas na linha de produção precisam ser solucionados para que as etapas seguintes não fiquem prejudicadas. Qualquer tempo em que o ciclo é parado tem impacto direto no desempenho do chão de fábrica.

Um simples comunicado ou uma solicitação podem ser feitos no Checklist Fácil a qualquer hora e de qualquer lugar. A plataforma é digital e pode ser acessada em smartphones, o que agiliza muito a comunicação.

Leia também: Como funciona o auto treinamento da Checklist Fácil?

Evitando que tenha um caminhão de minério parado

Um caminhão de minério parado pode ser um problema realmente grande dentro da rotina da indústria metal mecânica. É comum que essa situação aconteça, mas é simples resolvê-la quando todos os responsáveis estão conectados por meio de uma plataforma.

Essa demanda estará marcada como pendente na plataforma Checklist Fácil enquanto o caminhão não for descarregado, o que gera o senso de urgência.

Centralizando informações

É importante que todas as solicitações, avisos e observações estejam à disposição das pessoas envolvidas na linha de produção. É ótimo garantir essa comunicação integrada e acessível a quem está no comando do chão de fábrica.

A Checklist Fácil é uma plataforma em que todas as informações são publicadas e ficam disponíveis para os diferentes grupos de trabalho. Essa centralização evita qualquer perda que possa prejudicar o andamento das tarefas. Em um só lugar, as informações são repassadas a todos!

Mantendo o registro de processos

O acompanhamento dos processos também é parte fundamental, especialmente para o gestor que está à frente de tudo. Sem estar no campo, o que ele precisa é ter ciência de quais etapas já foram devidamente cumpridas, com registros de hora e riqueza de detalhes.

Essa é nada mais do que a proposta principal do Checklist Fácil! Todas as fases da linha de produção são itens marcados quando o trabalho é concluído. Comentários podem ser inseridos e ficam visíveis para o gestor e os outros responsáveis.


Como vimos, por mais que haja muito trabalho duro e desafios complexos, é possível ter produtividade, eficácia e qualidade na indústria metal mecânica! Boas soluções tecnológicas ajudam a tornar a rotina mais simples. Então entre em contato com a Checklist Fácil e veja como podemos ajudar você!

banner de pedido de orçamento
Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This