Itens de saúde, segurança e meio ambiente que juntos formam o HSE

Veja por que é importante priorizar o HSE no ambiente de trabalho

No atual ambiente de negócios, as empresas estão olhando cada vez mais com atenção para requisitos que precisam cumprir. Entre eles estão os regulamentos relacionados à saúde, segurança e sustentabilidade. E para que isso seja cumprido, é preciso acompanhar as práticas de HSE.

Não há como negar que as ações de apoio para manter um ambiente de trabalho saudável e seguro para os colaboradores devem estar entre as prioridades de qualquer empresa. Mas para isso, é preciso seguir normas específicas de cada uma dessas áreas, que fazem parte do HSE.

Você ainda não conhece essa sigla nem o que ela representa? Então acompanhe agora o que de fato é o HSE, como isso é aplicado nas empresas e o passo a passo que você precisa seguir para implementá-lo.

O que é o HSE?

HSE é a sigla para Health, Safety and Environment (Saúde, Segurança e Meio Ambiente). Também é comum utilizar a sigla traduzida para esse termo nas empresas brasileiras, que é a SSMA.

O termo é usado para tratar do departamento que deve existir nas empresas e que fica encarregado de gerenciar os riscos relacionados à saúde e segurança ocupacional, aos quais seus trabalhadores estão expostos nas operações diárias, além de seguir com as práticas estabelecidas para preservação do meio ambiente.

A necessidade de contar com esse departamento fica ainda mais evidente à medida que a empresa cresce em número de colaboradores e também de setores. Afinal, existe uma série de normas e leis que precisam ser cumpridas.

  • Por exemplo: existem adequações necessárias em locais de trabalho que lidam com fogo ou substâncias nocivas à saúde. Assim como é preciso reduzir o impacto no meio ambiente com os itens que são descartados pela empresa.

Nesses casos, é necessário incorporar os requisitos regulatórios para cada um desses itens nas políticas internas. Isso é fundamental para deixar claro que o HSE ou o SSMA desempenha um papel importante no desenvolvimento de medidas que atendem às necessidades da empresa, em conformidade com os regulamentos.

Como é realizado o trabalho de HSE ou SSMA nas empresas?

Depois de conhecer o que realmente representa o HSE dentro das empresas, é preciso iniciar a sua implementação.

Buscar conhecimentos relacionados a cada um dos 3 setores vai ajudar a encontrar caminhos para o treinamento e qualificação de profissionais. Serão eles que assumirão as responsabilidades de executar as várias funções necessárias ao aplicar o HSE na empresa.

Normalmente, as pessoas que atuam diretamente nessa área são conhecidas como os profissionais de SMS (Segurança do trabalho, Meio ambiente e Saúde ocupacional). Se a sua organização for grande o suficiente, talvez você já tenha uma equipe de SMS. Normalmente ela é especializada em solucionar qualquer incidente no local de trabalho.

Pensando de forma prática, o trabalho de SMS requer que os profissionais tenham conhecimento das leis, regulamentos e códigos. E claro que eles precisam ser nas frentes de saúde, segurança e meio ambiente de um país, assim como dos padrões da indústria ou do segmento que a empresa atua.

O fato é que empresas despreparadas, que não focam seu trabalho nos itens do HSE, são as que sofrem as maiores perdas. Portanto, é preciso ficar atento aos 3 itens, já que cada um possui suas regras específicas. 

Saúde

O objetivo do trabalho sobre o HSE quando tratamos de saúde é claro:

  • Entregar um espaço de trabalho que não seja prejudicial para os colaboradores.

E para isso é preciso seguir alguns pontos como:

  • Eliminar fatores de risco;
  • Atender às exigências legais relativas a segurança do trabalho;
  • Realizar campanhas de conscientização sobre doenças e lesões.

Segurança

Aqui o objetivo central é garantir que todos possam executar suas atividades em um ambiente seguro. Por isso, o trabalho será feito baseado em pontos como:

  • Prevenção de todos os incidentes e acidentes que possam resultar em riscos à segurança;
  • Alertar a todos sobre a importância de seguir as normas estabelecidas.

Meio ambiente

Já focando na linha sustentável do HSE, os pontos trabalhados para que a atuação da empresa não seja prejudicial ao meio ambiente são:

  • Desenvolver práticas e ações sustentáveis dentro do ambiente de trabalho;
  • Identificar pontos de melhoria nas práticas de descarte de lixo.

4 passos para cumprir com os requisitos do HSE

Agora veja quais passos você precisa seguir para tirar o planejamento de ações do papel e colocar em prática!

1. Realize treinamentos

O primeiro passo para conseguir iniciar todas as ações relacionadas ao HSE é desenvolver treinamentos específicos para os seus times internos. O ideal é que não sejam apenas para aqueles que irão trabalhar diretamente com a garantia do cumprimento dessas normas, mas também para todo o grupo de colaboradores da empresa.

Capacitar os profissionais é essencial para evitar que a falta de conhecimento das normas seja um dos motivos para não seguir cada uma delas.

No momento que a organização comunica sobre essa importância, fica muito mais fácil de criar ações práticas. Assim dá para contar com a colaboração de todos.

2. Crie uma rotina de checagem e verificação dos processos

Como as empresas podem garantir que as normas de HSE são cumpridas no ambiente organizacional? Criando rotinas para fazer a verificação e controle de todas as ações.

As equipes de HSE ou SSMA devem monitorar de perto cada um dos itens. Isso é especialmente importante porque tem relação direta às diferentes leis e regulamentos que essas equipes devem conhecer e seguir. Só assim é possível manter os funcionários seguros e em conformidade com as normas.

3. Defina a lista de itens que devem ser checados e como resolver cada 

Também é fundamental ter um checklist detalhado com todos os itens que precisam passar pelo processo de checagem. Esse passo vai facilitar todo o trabalho de verificação.

Mas você não pode ficar satisfeito cumprindo essa etapa só por listar os itens. É preciso preparar também uma sequência de ações que precisam ser cumpridas quando algo não estiver de acordo com o previsto.

As não conformidades precisam ser ajustadas, e por isso os responsáveis por esses ajustes devem ser notificados quando algo estiver errado.

4. Utilize sistemas de gerenciamento e controle

Muitas organizações ainda cometem o erro de manter todos os registros no papel para fazer todo esse trabalho que vimos até aqui. Mas o que acontece se não existir uma plataforma que centralize as informações e notifique os responsáveis?

Nesses casos, não adianta criar uma série de planos de ação para corrigir os itens que estão em desacordo com as normas de HSE.

Por isso, contar com um sistema digital de gerenciamento de checagens e planos de ação é um dos passos obrigatórios. E ele deve ser seguido para todas as empresas que precisam se adequar a todas as ações relacionadas ao padrão do HSE.

A melhor opção é buscar uma solução que entregue tanto uma plataforma para criar e gerenciar os checklists que precisa aplicar, como a área de relatório e análise.

Revisando os aprendizados até aqui:

  • O que é HSE: as normas que devem ser seguidas pelas empresas para as áreas de saúde, segurança e meio ambiente;
  • As siglas relacionadas ao tema:
    • HSE é a sigla dos termos em inglês: Health, Safety and Environment;
    • SSMA é a sigla utilizada para os termos já traduzidos, em português: Saúde, Segurança e Meio Ambiente
    • SMS é utilizado para se referenciar aos profissionais que trabalham diretamente com Segurança do trabalho, Meio ambiente ou Saúde ocupacional
  • Existem normas específicas para cada um dos elementos do HSE;
  • Estabeleça um passo a passo de ações que precisa seguir para cumprir com o HSE;
  • Utilize um sistema para fazer todo o controle e gerenciar os planos de ação quando houver não conformidades. E que ainda facilite as análises de resultados das verificações.

Agora que já sabe de todo o trabalho em volta do HSE, que tal conhecer uma solução que vai facilitar a rotina de gestão das checagens na sua organização? Então peça já uma demonstração da plataforma Checklist Fácil, a líder em solução de checklist eletrônico na América Latina!

banner de pedido de orçamento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This