Gestor: saiba como delegar tarefas e evitar a sobrecarga no trabalho

Gestor: saiba como delegar tarefas e evitar a sobrecarga no trabalho

O perfeccionismo e a falta de confiança na própria equipe fazem muitos gestores ficarem sobrecarregados no trabalho. Alguns profissionais consideram que isso é um sinal de profissionalismo e dedicação, mas atitudes como essa não são positivas no mercado e sinalizam que o gestor não tem controle sobre a própria equipe. O ato de delegar é vital para que a equipe cresça e esteja preparada para todo tipo de desafio. Por isso, é papel do gestor treiná-la para que consiga assumir frentes de trabalho variadas. Saiba como delegar tarefas e evitar a sobrecarga, que, aliás, também pode gerar o retrabalho.

Saiba o seu papel

Muitos gestores assumem posições de liderança, mas não mudam a atitude: continuam fazendo um trabalho operacional. Se você galgou um lugar na gestão de uma empresa ou se já assumiu uma posição de liderança quando entrou em uma organização, precisa estar muito consciente do seu papel.

Os gestores precisam ter um olhar estratégico sobre a empresa e o setor, uma visão macro sobre a equipe e um espírito formador de talentos. Devem encantar pelo exemplo e ser capazes de inspirar confiança na equipe. Pense se você está realmente comportando-se como um gestor.

como implementar a metodologia 5w2h
Como melhorar o controle operacional utilizando um plano de ação

Conheça a sua equipe

Para conseguir delegar tarefas e evitar a sobrecarga de trabalho, é preciso conhecer muito bem a sua equipe. Como cada colaborador possui perfil e competências diferentes, é necessário saber identificar o projeto adequado para cada profissional. Mesmo que você seja novo na empresa, vai conseguir perceber essas habilidades por meio do histórico profissional de cada um e também pelas atitudes no dia a dia.

Não deixe de ter reuniões gerais com a equipe, pelo menos uma vez por mês, e pequenos encontros individuais, sempre que necessário. Os feedbacks podem ocorrer a qualquer tempo e é preciso estar atento para saber dá-los.

Seja flexível ao delegar

Conhecendo bem a equipe, você também saberá delegar tarefas que motivem cada profissional. Se você sabe que determinado funcionário se interessa especialmente por um tipo de trabalho, por que não oferecer essa tarefa como um prêmio a ele? Quando fazemos o que gostamos, as chances são muito maiores de o trabalho dar certo.

Claro que nem sempre será possível oferecer trabalhos estimulantes aos funcionários, mas esteja atento a essas oportunidades de manter sua equipe motivada.

Controle as entregas

Muitos gestores ficam inseguros sobre a qualidade e o prazo do trabalho que delegam aos funcionários. Se você se dedicou à formação de talentos e capacitou bem a equipe, não terá problemas. No entanto, alguns mecanismos são essenciais para ajudar nesse gerenciamento.

Exija um cronograma semanal das ações; mostre a eles que, se algo não andar bem, eles podem compartilhar antecipadamente com você as dificuldades. Demonstre que os retornos dos clientes precisam ser bem compreendidos e que cada retorno merece uma ação.

No momento que você delegou a tarefa, cada entrega deve ter sido muito bem combinada, inclusive os prazos, para que você faça esse controle e garanta a eficiência da ação.

Como você pode perceber, a ação de delegar tarefas é uma questão de treinamento. Para não perder nossos conteúdos sobre temas como esse, assine nossa newsletter e receba no seu e-mail todas as novidades que postarmos por aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This