Gestão de postos de gasolina: 5 melhores práticas

Gestão de postos de gasolina: 5 melhores práticas

A gestão de postos de gasolina precisa ser efetiva e muito bem planejada para que ela seja não apenas eficiente e lucrativa, mas também segura. Para isso, as melhores práticas de gestão devem fazer parte do cotidiano do negócio. Dessa forma, garante que o serviço oferecido seja de qualidade e dentro das normas, evitando problemas futuros. Quer saber como fazer isso? Então, conheça 5 melhores práticas na gestão de postos de gasolina.

Ter uma gestão ambiental

Uma das melhores práticas de gestão de postos de gasolina é contar com uma gestão ambiental. Ela deve ser ampla e assertiva para diminuir os riscos de poluição e contaminação do meio ambiente. Isso pode acontecer, por exemplo, com o vazamento de combustível ou mesmo com riscos mais pronunciados como explosões.

Com isso, é indispensável garantir que haja uma avaliação e mitigação dos riscos e isso pode ser feito com uma avaliação constante das válvulas e bombas, por exemplo. Também é necessário possuir um plano de contenção de danos e de atuação para impedir que um possível acidente tome proporções maiores.

Padronizar os processos

Outra prática recomendada é a padronização de processos. Para isso, é muito importante estabelecer algumas práticas de atuação entre os funcionários para garantir que a operação do posto de gasolina seja totalmente segura. Isso significa, que você deve treinar os seus funcionários para operar as bombas corretamente e também a instruir os clientes para que eles ajam da maneira correta.

É o caso de mostrar a necessidade de não utilizar o celular perto das bombas de gasolina e de em hipótese alguma fumar perto do local, por exemplo. Treinar como deve ser a abordagem do funcionário com o consumidor que esteja fazendo uma dessas ações, também é fundamental para diminuir os riscos para todos.

Ficar de olho no abastecimento

Para que o posto de gasolina seja lucrativo e continue operando normalmente é necessário que ele tenha o combustível para vender a seus clientes, correto? Por isso, é muito importante que a gestão se mantenha atenta ao abastecimento para fazer as solicitações no momento correto.

Se a gestão deixar para solicitar um reabastecimento em cima da hora, há riscos de que ela sofra com o desabastecimento devido a problemas logísticos, como a dificuldade no transporte. Por isso, é importante levar em consideração as projeções de demanda e de oferta para garantir que o posto esteja sempre pronto para atender aos clientes.

Investir em medidas de segurança

Postos de gasolinas são empreendimentos muito visados por criminosos. Especialmente, se estiverem localizados mais distantes de grandes centros e atuarem durante a madrugada.

Por isso, a gestão não deve abrir mão da adoção de medidas de segurança, como o uso de equipamentos de segurança, alarmes, câmeras e mais. Não manter muito dinheiro no local e sempre garantir atenção a qualquer movimentação também é importante para evitar prejuízos e mesmo perdas humanas.

Usar um sistema de checklist

Contar com um sistema de checklist é altamente benéfico para o controle da gestão, já que ajudará a identificar tanto o que precisa ser feito, quanto o que já foi realizado. Ao contar com um sistema do tipo, fica mais fácil manter o controle sobre tudo que é necessário para garantir que o posto de gasolina opere de maneira segura e contínua, além de facilitar o trabalho.

Por isso, considere usar esse tipo de sistema na gestão como uma das melhores práticas em busca de eficiência e resultado. Com isso, será necessário menos esforço para garantir que o posto continue funcionando de maneira segura e lucrativa.

A gestão de postos de gasolina possui algumas práticas consideradas ótimas, como foi citado acima. Por isso, para ajudar ainda mais, atente-se as novidades do mercado e garanta que a gestão seja sempre eficiente, garantindo o sucesso do seu negócio. Para receber mais conteúdos como esse diretamente no seu e-mail, assine a nossa newsletter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This