Ilustração de um gestor checando boxes de uma lista

Gestão de posto de combustível: o que não pode faltar em um checklist?

Muitos empreendedores pensam que fazer a gestão de posto de combustível é uma tarefa maçante e complicada. Muito pelo contrário! Tudo fica mais simples de ser controlado quando o checklist começa a fazer parte desse processo. Afinal, ele pode registrar todas as atividades do empreendimento.

Quer descobrir como aproveitar todo o potencial dessa ferramenta para o seu negócio? Confira, abaixo, o que deve ser registrado nela. Boa leitura!

Nível de consumo dos materiais

Essa é a principal tarefa para aqueles que desejam realizar uma gestão de posto de combustível. Ao utilizar esse controle, você conseguirá descobrir o que está em falta, qual o produto mais vendido ou consumido e quais deles podem ser colocados em promoção para estimular a rotatividade do estoque.

Para realizar a gestão de estoque, é preciso descobrir o quanto de cada material é consumido em um determinado período. Existem três indicadores próprios para isso:

  • giro de estoque: com ele você identificará quantas vezes o dinheiro investido é recuperado com vendas. Geralmente, esse valor é calculado com base no ano vigente e comparado aos valores anteriores;

  • cobertura de estoque: aponta, com exatidão, por quanto tempo o estoque atual poderá cobrir vendas futuras;

  • nível de serviço ao cliente: com esse indicador, você poderá checar o número de vendas perdidas devido à falta de materiais em seu estoque e identificar os procedimentos que precisam de melhorias.

Com os indicadores citados acima, é possível avaliar qual a real situação de seu estoque e se o volume contido nele é suficiente para atender todos os seus clientes.

Gestão de documentos fiscais

Manter os documentos fiscais guardados e organizados é obrigatório para qualquer estabelecimento que preze pela sua reputação. Esse tipo de atitude agiliza a busca de um papel específico, por exemplo.

Ao armazenar sua papelada adequadamente quando houver uma auditoria fiscal ou uma contabilidade do seu posto, você estará preparado para entregar os documentos solicitados, o que também evita multas por falta de informações não comprovadas.

Registro de fornecedores parceiros

Para aumentar a eficiência do estoque, é preciso ter uma lista de fornecedores de qualidade — que se comprometem e que cumprem o prometido — dessa forma, as chances do seu posto de combustível vivenciar a escassez de um determinado produto diminuem consideravelmente. Porém, se isso acontecer, você poderá contar com parceiros que atenderão sua demanda com rapidez e qualidade.

Controle de demandas sazonais

Em época de férias, final de ano e fim de semana, o consumo de alguns itens — principalmente, combustíveis e óleo de motor — é maior. Por isso, você deverá se precaver o quanto antes para não ficar em falta e causar prejuízos financeiros aos negócios.

Controle do Fluxo de Caixa

Essa é uma das principais funções de um empreendedor de sucesso. Porém, controlar o fluxo de caixa não é tão simples assim, pois é preciso fazê-lo constantemente, logo no início do funcionamento do posto.

Isso te permite registrar, com precisão, as transações do seu estabelecimento, oferecendo informações importantes como: o que é lucro e o que é prejuízo, além de apontar o momento certo de realizar investimentos e promoções.

Em vista dos benefícios financeiros que podem trazer aos negócios, controlar o fluxo de caixa não é uma tarefa tão cansativa. Basta realizá-la de maneira contínua — afinal, ela é o que move uma empresa — sendo essencial tratar muito bem os dados registrados.

Viu como essas informações são fundamentais para uma boa gestão? Se você aplicar todas elas em seu checklist, terá um negócio preparado para enfrentar qualquer situação! Portanto, não perca tempo e comece o levantamento desses dados o quanto antes!

Agora que você já sabe como o checklist pode te ajudar na gestão de posto de combustível, aproveite esta oportunidade e curta nossa página no Facebook para mais conteúdos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This