Gestão à distância: entenda o que é e como aplicar no seu negócio

Gestão a distância: entenda o que é e como aplicar no seu negócio

A gestão a distância é um modelo de gerenciamento já aplicado em grandes empresas ao redor do mundo. Com essa estratégia, as organizações conseguem expandir seus negócios e manter um padrão de controle e execução em todas as filiais.

Porém, graças à tecnologia, pequenas e médias empresas já podem desenvolver essa filosofia sem dificuldade, garantindo uma eficiência única para a marca. Os benefícios são vários, desde redução de custos até maior produtividade e flexibilidade.

Para você que deseja implementar a gestão a distância no seu negócio, mas tem dúvidas sobre como fazer, continue lendo e entenda quais são os fatores determinantes para o sucesso e como a plataforma de checklist pode ajudar nesse objetivo. Boa leitura!

Quais práticas são importantes para o sucesso de uma gestão a distância?

A aplicação da gestão a distância é essencial em algumas situações a fim de garantir a estabilidade e o sucesso do negócio. Todavia, para que tudo funcione dentro do esperado, o gestor precisa desenvolver e assegurar alguns pontos. Confira, abaixo, quais práticas são importantes dentro desse objetivo.

Definição de processos e objetivos claros

O sucesso de todo gerenciamento, presencial ou a distância, passa pela correta definição dos processos e objetivos da empresa. É uma matemática simples: se todos estiverem cientes sobre suas atividades e metas é muito mais fácil manter o controle organizacional.

Além disso, a clareza desses fatores possibilita que cada profissional ou equipe foque em suas prioridades, facilitando o trabalho de análise e monitoramento do gestor.

Criação de planejamentos para evitar imprevistos

Um planejamento consistente é um dos pilares para uma gestão a distância de sucesso. Todavia, como se trata de algo fora do convencional, é necessário que haja uma elaboração para resolução de problemas.

O fato de não ter o gestor sempre presente pode trazer questionamentos pontuais para os membros das equipes. Assim, diante de imprevistos, será comum ocorrerem atrasos ou até paralisações das atividades.

A preparação prévia é a forma de garantir uma produtividade contínua. Ou seja, apontando quais atitudes devem ser tomadas em determinadas situações, trazendo maior confiança para os colaboradores agirem mesmo sem a presença de um gerente.

Estabelecimento de uma rotina

Ao mesmo tempo que é importante dar maior liberdade e flexibilidade para os profissionais, é fundamental estabelecer uma rotina a ser seguida e respeitada. Afinal, sem organização nenhum objetivo pode ser alcançado.

Além disso, a verdadeira flexibilização só acontece quando os funcionários sabem que podem desenvolver maneiras próprias para trabalhar dentro do plano definido pela empresa ou gestor.

A rotina precisa ser eficaz e inteligente, focando na entrega dos projetos. Assim, os direcionamentos ficam estabelecidos e cada trabalhador implementa a melhor forma para alcançar os resultados coletivos e individuais.

Realização de encontros periódicos

Mesmo com toda eficácia de um planejamento a distância, é essencial que o gestor realize encontros periódicos com as equipes de outras filiais. Ainda que o fluxo de trabalho seja excelente, é preciso fortalecer o elo entre liderança e liderados, tornando a relação mais transparente e real.

Além disso, essas reuniões são importantes para o gestor identificar possíveis dificuldades ou mesmo impulsionar pontos que apresentaram ótimos resultados. A avaliação presencial é interessante, pois apresenta novas perspectivas.

Para fomentar a interação com todos os integrantes das equipes, é interessante criar momentos de descontração e maior diálogo nos encontros, com o gestor apresentando feedback sobre o trabalho e oferecendo premiações para as equipes.

Como uma plataforma de checklists pode ajudar na gestão de empresas à distância?

Agora que você já sabe quais fatores são essenciais para executar uma gestão a distância de sucesso, entenda como uma plataforma de checklist pode fazer a diferença.

Criando planos de ação utilizando o modelo 5W2H

Como explicado, para que um gerenciamento a distância seja efetivo é preciso criar planos a serem seguidos pelas equipes, independentemente dos locais em que se encontram.

A plataforma de checklist não só permite que o gestor desenvolva planos inteligentes, como também oferece possibilidades de otimização. Assim, ele tem o seu trabalho aperfeiçoado e dentro do modelo 5W2H — conceito aplicado nas principais áreas de comunicação, como jornalismo administração, marketing etc. Entre as funcionalidades oferecidas estão:

  • atribuição dos responsáveis;
  • definição do prazo para correção;
  • configuração de alertas automáticos.

Gerando diversos relatórios gerenciais

Basicamente, os relatórios gerenciais são documentos que apresentam informações e dados importantes sobre diversas atividades de uma empresa, a fim de demonstrar a situação geral de forma específica.

No dia a dia de uma organização eles já são de extrema importância, pois são utilizados como suporte para a tomada de decisão do gestor. Agora, em uma situação de gerenciamento à distância, eles podem ser a peça principal para o sucesso da operação.

Nesse sentido, imagine um dispositivo que possibilite a criação de relatórios gerenciais confiáveis, com informações úteis e atualizadas a qualquer momento e que permita a visualização de qualquer lugar. É exatamente isso que a plataforma de checklist oferece para o seu negócio.

Relatórios fundamentais, como financeiro, contabilidade e produção passam a ser gerados de maneira fácil e instantânea. O gestor, mesmo a distância, tem os dados apresentados de maneira detalhada e pode analisá-los de forma clara e efetiva.

Além das narrativas convencionais, o checklist oferece outras possibilidades de relatórios, tais como:

  • estatísticas por período, usuários e regiões;
  • indicadores de problemas mais frequentes;
  • ranking de melhores e piores unidades;
  • execução dos checklists agendados;
  • status dos planos de ação.

Aperfeiçoando a comunicação

Quando se implementa um gerenciamento a distância, os processos de comunicação precisam ser bem estabelecidos e funcionar de acordo com o esperado. Do contrário, um ruído na comunicação será o suficiente para comprometer todo um planejamento.

Por possibilitar a criação de planos de ação e relatórios gerenciais, o checklist se torna uma peça importante dentro da operação comunicacional. A construção das equipes e das rotinas se torna mais clara, bem como metas e objetivos.

No geral, checklist se torna um ótimo canal para a resolução de problemas com agilidade e qualidade.

Enfim, aplicando os fatores corretos e adotando soluções inteligentes, a gestão a distância é uma excelente estratégia para melhorar o controle de regionais e filiais de uma empresa. Com a alta concorrência do mercado é preciso garantir que toda a organização funcione dentro do mesmo padrão de qualidade. Então, analise as informações apresentadas e garanta sempre o máximo desempenho para a sua instituição.

Quer contar com uma plataforma diferenciada para otimizar o seu gerenciamento a distância? Entre em contato agora mesmo e saiba como.

Powered by Rock Convert

One Reply to “Gestão a distância: entenda o que é e como aplicar no seu negócio”

  1. Ola, agradecia me actualizaram com todas novidades de HSE que eventualmente possuírem.

    Saudações,

    Grato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This