Gamification: use dinâmicas de jogos para melhorar a produtividade da sua equipe

Gamification: use dinâmicas de jogos para melhorar a produtividade da sua equipe

A produtividade — ou a falta dela — é um dos maiores problemas enfrentados por empresas espalhadas pelo mundo inteiro. Assim, o engajamento tem se tornado cada vez mais importante para assegurar resultados mais satisfatórios para a sua empresa. Como forma de melhorar a produtividade, muitas empresas têm testados variadas técnicas para estimular seus colaboradores. Uma dessas técnicas é chamada de gamification, ou, estratégia de gamificação — o tem dado muito certo! Entenda aqui o que é gamification e como essa estratégia pode ser utilizada para melhorar a produtividade da sua equipe!

O que é gamification?

Gamification, ou gamificação, trata-se de um conceito baseado em aplicar o mecanismo e raciocínio de criação de jogos nas atividades das mais variadas áreas. Através dela, as experiências se tornam mais atraentes, divertidas e interessantes. Por trás da gamificação há um conceito básico, que é oferecer recompensas em troca de ações. Acredita-se que as estratégias utilizadas em jogos podem oferecer motivação para as pessoas, além de influenciá-las psicologicamente.

Segundo Gabe Zichermann, autor do livro The Gamification Revolution:

“As pessoas podem ser motivadas pela obtenção de um vale presente, mas o que realmente as move é o reconhecimento, [bem como] o status, o poder de acesso e outras coisas”.

Calcula-se que as pessoas gastaram mais de 11 milhões de horas jogando o popular Angry Birds — e ainda pagaram pelo privilégio de jogá-lo! Imagine só se você pudesse motivar os seus funcionários a ter a mesma dedicação com a sua empresa? Isso é o que promete a gamification: aplicar as técnicas desenvolvidas pelos designers de jogos no trabalho sério da empresa, procurando torná-lo mais atraente, produtivo e significativo. A gamification oferece para as empresas uma nova forma de se relacionar com os seus clientes, treinar seus funcionários, estimular a inovação e incentivar a produtividade!

Como utilizar a gamification para melhorar a produtividade da sua equipe?

Defina o seu objetivo

Para implantar a gamification na sua empresa, o primeiro passo é definir um objetivo. Quer ver seus funcionários se envolverem mais com a empresa? Quer aumentar o número de vendas? Quer bater as metas no final do mês?

Saiba o que motiva seus funcionários

É muito importante que as recompensas e motivações oferecidas sejam atraentes aos seus funcionários para que eles se sintam estimulados a “jogar”. Algumas pessoas sentem-se atraídas pelo reconhecimento, por estar no topo de algum ranking ou receber um bônus. Descubra e use isso a seu favor.

Desenvolva um loop

Jogos são criados seguindo a ideia de “loops”. Os jogadores têm um objetivo claro, então são convidados a tomar uma ação e recebem imediatamente um feedback sobre esse objetivo. Depois de ter os objetivos bem claros, defina como você poderá oferecer feedbacks imediatos para que os funcionários sintam que têm feito alguma coisa.

Crie um senso de progressão

Jogos são eficazes porque oferecem uma sensação de realização, diferentemente de muitas tarefas da “vida real”. Nos jogos, percebemos que o desafio se torna cada vez maior. Mas como proporcionar essa sensação de progressão dentro da empresa? É preciso fazer das tarefas dos “jogadores” cada vez um pouco mais desafiadoras, oferecendo recompensas, ou adicionando novos objetivos. Pedir para fazer a mesma coisa uma e outra vez sem mudança não é projeto, é apenas jogo desmotivador.

Por que utilizar a gamification para melhorar a produtividade?

Como já se sabe, as pessoas são competitivas e faz parte da natureza humana querer se destacar e receber reconhecimento por isso. Dessa forma, trazer a gamification para dentro da sua empresa é uma estratégia muito inteligente. Isso porque potencializa a produtividade de uma forma mais natural e divertida, sem a pressão do ambiente corporativo.

Então, que tal implementar a gamification na sua empresa? Deixe seu comentário!

One Reply to “Gamification: use dinâmicas de jogos para melhorar a produtividade da sua equipe”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This