Entenda como uma consultoria de campo pode ajudar no crescimento da sua empresa

Gerenciar uma complexa rede de franchising não é uma tarefa fácil. No passado, as empresas franqueadoras costumavam contar com verdadeiros supervisores para acompanhar as metas e os resultados alcançados pelos franqueados. No entanto, com a popularização cada vez maior do Franchising no país e, consequentemente, com o aumento da competitividade entre as empresas, essa figura do supervisor, que apenas fiscalizava as filiais, se mostrou ultrapassada.

Os franqueados possuem diversas carências que precisam ser atendidas para que possam deslanchar com os seus negócios, melhorando também o desempenho da rede como um todo. O simples monitoramento não é suficiente para esse propósito. É preciso ir além, oferecendo a principal ferramenta para o desenvolvimento de uma empresa: o conhecimento. Por isso, hoje percebemos a relevância cada vez maior do consultor de campo. Você já conhece esse profissional? Nesse post, pretendemos apresentar os principais benefícios trazidos pelo consultor de campo, e como esse profissional pode fazer a sua empresa crescer. Acompanhe e descubra!

Afinal, o que é uma consultoria de campo?

Basicamente, a consultoria de campo é uma atividade que visa o desenvolvimento de uma rede de franquias ou de uma empresa que possua várias filiais. Os profissionais que atuam na área auxiliam no gerenciamento e no controle das unidades, e se fazem presentes no cotidiano de cada uma das lojas. A diferença entre esses profissionais e os antigos supervisores é que, além de monitorarem o desempenho das franquias, os consultores também ajudam a transferir o know how da matriz, o que instrui na padronização do serviço e na melhoria da qualidade.

Principais benefícios

Como vimos, um dos principais benefícios trazidos pelo consultor de campo é a transferência do know how da matriz entre os franqueados, mas, atualmente, já percebemos uma série de outras funções e vantagens trazidas pelo consultor de campo. Podemos conferir, abaixo, algumas delas:

  • Transparência: O consultor de vendas é um verdadeiro elo que liga a matriz e os franqueados. É através dele que é possível criar uma sinergia, já que ele vive a rotina do franqueado e poderá fazer relatórios mais sofisticados sobre as suas necessidades, demandas, exigências dentre outros pontos importantes. Da mesma forma, é ele quem transmite as mesmas demandas da matriz para o franqueador.
  • Prevenção: Muitas vezes, tanto o franqueado, quando o franqueador, podem não perceber algum problema pontual que vá acontecer dentro de uma das filiais. Acontece que, com um olhar crítico e atento, o consultor de campo pode ficar atento a certos os detalhes que muitas vezes podem passar despercebidos até mesmo para o gestor da franquia (normalmente focado em questões mais importantes).
  • Suporte: Como vimos, esse é o grande diferencial do consultor de campo. Sua função é transmitir ao franqueado o amplo know how já adquirido pela matriz, mas também fornece um olhar crítico a respeito do desempenho do franqueado. Um olhar de fora é sempre importante para desenvolvermos melhor as nossas atividades e, por isso mesmo, o trabalho do consultor é tão fundamental.
  • Padronização: Por fim, ao adotar o modelo de negócios da matriz com a ajuda do consultor, o serviço de toda a rede se padroniza, o que melhora e muito a percepção do cliente sobre a marca. Lembre-se de que as experiências do cliente podem comprometer positiva ou negativamente toda a rede, não importa qual loja ele visite. Por isso, é importante manter um padrão de qualidade.

Viu como um consultor de campo pode elevar o potencial de sua empresa, além de exterminar possíveis falhas? É de grande valia contar com esse tipo de serviço. Alias, você já conhecia o trabalho do consultor de campo? Conseguiu avistar em suas práticas alguns benefícios para seu negócio? Deixe seu comentário contando para nós e participe da conversa!

One Reply to “Entenda como uma consultoria de campo pode ajudar no crescimento da sua empresa”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This