Dívidas na sua loja de roupas? Veja 4 possíveis erros de gestão

Realizar o controle financeiro de uma loja não é uma tarefa simples. Pelo contrário, exige bastante atenção e diversos cuidados dos empreendedores para não ocorrer erros de gestão. A gerência de uma loja é algo extremamente complexo, que faz com que os lojistas enfrentem diversos desafios e dificuldades.

A administração incorreta de uma loja de roupas é o caminho certo para a sua ruína. Existem inúmeros erros que, quando cometidos, podem endividar o empreendimento e até mesmo levá-lo à falência. Por isso, é de extrema importância que os lojistas tenham muita cautela e atenção ao gerenciar o negócio.

Para ajudá-lo a manter sua loja lucrativa e livre de dívidas, separamos neste post os 4 principais erros. Veja a seguir e aprenda a evitá-los!

1. Não realizar o fluxo de caixa

Um dos principais pilares da gestão de uma loja é o fluxo de caixa. E, ao contrário do que muitos pensam, não é uma tarefa complexa. Para que esse controle seja feito basta apenas que os empreendedores controlem todas as transações financeiras e façam o cálculo da diferença entre dinheiro que entra e os gastos da loja.

A falta deste controle pode fazer com que os lojistas tenham acesso às informações financeiras errôneas, podendo prejudicar bastante a gestão e as contas da loja.

Portanto, para que o fluxo de caixa seja devidamente gerenciado é preciso controlar todas as transações de entrada e saída do caixa da loja. Essa ferramenta de controle financeiro permite que os empreendedores acompanhem o andamento das contas da loja e evitem que ela fique no vermelho.

2. Ter vendedores mal treinados

Todos os lojistas sabem que funcionários sem orientação e mal treinados prestam atendimento de baixa qualidade. Isso prejudica bastante as vendas e faz com que a loja fique com uma imagem ruim no mercado.

Portanto, é de extrema importância que os empreendedores treinem os vendedores e façam palestras para a instrução do time. Um time de qualidade será um fator primordial para atender as expectativas dos clientes e aumentar as vendas da loja.

3. Não controlar os prazos

Outro fator que pode prejudicar bastante a gestão financeira de uma loja é a falta de controle dos prazos de pagamento e recebimento. A falta de conhecimento das datas de entrada e saída de valores do caixa pode impactar consideravelmente as contas da loja, visto que os lojistas podem assumir compromissos ou pagar contas sem que haja dinheiro suficiente, prejudicando os lucros e até mesmo endividando o negócio.

4. Fazer promoções e descontos sem planejamento

Descontos e promoções são uma das melhores formas de atrair novos clientes e alavancar as vendas, correto? Mas, esse aumento das vendas nem sempre representa uma melhora nos lucros. A falta de planejamento nessas campanhas pode fazer com que a loja venda roupas abaixo do preço que garante lucros ou até mesmo abaixo do valor necessário para manter a operação do negócio.

O resultado disso é um aumento considerável das vendas, porém um forte endividamento da loja. Portanto, para evitar esse tipo de situação é fundamental que os lojistas planejem as promoções e criem condições que permitam o aumento das vendas e também dos lucros.

Gostou de saber alguns erros de gestão que podem prejudicar e até mesmo endividar a sua loja? Aprendeu como evitá-los? Então deixe um comentário nos contando suas experiências e participe da conversa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This