Dificuldade para gerenciar o estoque? Veja 6 dicas que vão tornar essa tarefa mais tranquila

Gerenciar o estoque tem tudo a ver com organização e procedimentos. Se você não tem um processo de gestão de estoques bem estruturado, pode estar perdendo insumos, vendas e até dinheiro, afinal, estoque é capital investido. Para o financeiro, o estoque faz parte do capital de giro da empresa e deve ser controlado tanto quanto as entradas e saídas monetárias, já que ele compõe parte de todos os bens que a empresa possui.

No post de hoje você vai aprender a gerenciar melhor o estoque da sua empresa com 7 dicas bastante simples e eficazes, que podem ser colocadas em prática por qualquer empresa, independente do tamanho ou atividade. Preparado para mudar sua visão sobre o estoque da sua empresa? Então acompanhe:

Organize e registre os produtos

O primeiro passo para gerenciar o estoque é organizar e cadastrar todos os produtos que já estão nele. Para isso, você pode fazer um inventário, que é a contagem e classificação dos produtos que estão disponíveis. Com o inventário você sabe o quanto de cada produto deve comprar para garantir suas vendas nos próximos dias, e assim pode começar a colocar o seu estoque para trabalhar para você.

Padronize os processos

Se você tem mais de um funcionário trabalhando no estoque, o melhor é desenvolver processos e procedimentos padrões para que todos trabalhem da mesma forma, garantindo a segurança da informação sobre o seu estoque. Quanto melhor for o controle de estoque, menos recursos ficarão empatados nele e mais competitiva será sua empresa.

Registre as movimentações

Cada entrada e saída do estoque deve ser registrada no momento em que ocorre, para que essa informação não se perca. Dados como quantidade de peças que saíram ou entraram, bem como o valor unitário e global devem ser controlados com qualidade, para que você saiba quanto está gastando com a manutenção do seu estoque.

Programe as compras

A periodicidade com que você aciona seus fornecedores e o volume de compras podem ser decisivos para que você tenha preços mais competitivos, portanto, negocie prazos e programe suas compras de acordo com o planejado, evitando fugir do seu orçamento e contrair dívidas maiores do que você tem capacidade para pagar.

Faça o saneamento do seu estoque

No momento do inventário, você já pode identificar produtos que estão sobrando e produtos que já não são mais comercializáveis, retirando-os do estoque. Para não perder o valor investido, faça liquidações e queimas de estoque, livre-se do que não é mais necessário e abra espaço para ampliar ainda mais sua capacidade de produção.

Use um software para dar suporte à sua operação

Como você precisa de um controle rígido para gerenciar o estoque com qualidade, não hesite em adquirir uma ferramenta que auxilie na hora de lembrar de tantos passos e procedimentos. Você pode aproveitar as oportunidades que a tecnologia oferece e adquirir um sistema de checklist inteligente, onde você pode customizar todos os itens para atenderem às suas necessidades de controle de estoque, assim como o aplicativo Checklist Fácil, onde é fornecido todo esse monitoramento da forma mais assertiva possível.

Agora queremos saber de você: Como sua empresa já faz o gerenciamento de estoques? Conseguiu visualizar em nossas dicas meios de melhorar o controle desse setor tão importante de sua empresa? Conte pra gente através dos comentários. Participe da conversa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This