Conheça 5 dicas que vão te ajudar na otimização de processos

Conheça 5 dicas que vão te ajudar na otimização de processos

Todo gestor tem como um de seus principais objetivos adotar medidas que contribuam para a otimização de processos. Essas melhorias proporcionam maior fluidez aos processos, redução de retrabalho, redução de custos e até mesmo aumento de produtividade, entre outros benefícios.

Com base em conceitos da administração, veja as dicas que irão ajudar a melhorar a gestão através da otimização de processos na indústria de alimentos. Ficou com vontade de saber quais dicas são essas? Então confira nosso post e otimize os processos de seu estabelecimento!

Monitoramento dos processos

O mapeamento e desenho dos processos permite que o gestor entenda como funciona a sua operação de ponta a ponta. Através dessa ferramenta, é possível identificar quais pontos e processos precisam de atenção e melhorias.

O mapeamento e monitoramento é fundamental para a otimização de processos. Essa etapa auxilia na redução do tempo necessário para realizar alguma atividade, na eliminação de etapas desnecessárias e na redução de erros.

WMS (Sistema de Gestão de Depósitos)

Uma ferramenta que contribui consideravelmente para a otimização dos processos na indústria de alimentos é a utilização de um sistema WMS. O WMS (Warehouse Management System – ou, Sistema de Gestão de Depósitos, em tradução livre) é um sistema que irá auxiliar na gestão do estoque, inventários e expedição. Resumindo, todos os processos que estejam relacionados ao depósito/armazém.

Através do uso do sistema, é possível estabelecer a quantidade mínima necessária de um produto no estoque, reduzindo ou até eliminando a falta dos produtos. Além de controlar a saída dos itens, faz com que itens mais antigos sejam os primeiros na lista de saída, evitando assim que itens percam sua validade dentro do estoque. E isso é especialmente importante no caso de produtos perecíveis.

Curva ABC

A curva ABC é utilizada para acompanhar e controlar o giro de cada item no estoque, representatividade na lucratividade e no faturamento da empresa. Ela permite que o gestor saiba quais produtos são os mais rentáveis e quais se encaixam em uma parcela pouco representativa para a empresa. Através desses dados, é possível estabelecer estratégias de compra e venda. No caso de supermercados e restaurantes, como o público é variado, é inviável utilizar a curva ABC para definir a representatividade dos clientes sobre o faturamento.

Kanban

Kanban significa sinal ou placa. É uma metodologia que ajuda a controlar as atividades que fazem parte de um processo sequencial, apontando a necessidade de produzir ou de mais material.

Em um restaurante, por exemplo, o kanban pode auxiliar a indicar quais pedidos estão incompletos e quais estão prontos para o cliente. Ele também ajuda a eliminar a ocupação do espaço com itens que são desnecessários. Assim, é possível otimizar o processo e obter maior organização na “linha de produção”.

Software de checklist customizável

O software da Checklist Fácil é uma ferramenta voltada para a aplicação de checklists customizáveis. A plataforma auxilia as empresas a realizar checagens operacionais e pode ser utilizada por diversos tipos de empresas.

Ele pode ser utilizado para verificar a reposição dos materiais nas prateleiras e conferência de produtos . Também serve para verificar se os pedidos que foram feitos pelos clientes já foram produzidos e entregues. É mais praticidade e funcionalidade para que seu tempo seja otimizado e canalizado para outras funções rentáveis do estabelecimento.

Existem diversas alternativas que os gestores podem utilizar para melhorar a sua gestão e promover a otimização de processos. Hoje citamos 5 delas, mas cada negócio pode requerer medidas diferentes que melhor se adéquam ao perfil da empresa. Nada impede também, que mais de uma metodologia seja aplicada em um mesmo ambiente.

O que achou das nossas dicas? O que mais você acha que pode contribuir para a otimização de processos na indústria de alimentos? Deixe seu comentário contando pra gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This