5 dicas para arrasar na inauguração do seu negócio

Não faça feio: 8 dicas para inauguração do seu negócio!

O momento da abertura de uma nova empresa é muito importante para a imagem da sua marca. Portanto, é fundamental que tudo esteja bem organizado e que aconteça conforme o planejado. Mas para isso é preciso conhecer as dicas para inauguração.

A fim de ajudar você a ter um ótimo resultado, preparamos um checklist de dicas para inauguração de loja que devem ser observadas na hora de preparar esse evento.

São no total 8 dicas que vão ajudar você a conquistar clientes logo na sua estreia. Continue lendo para conferir!

8 dicas para inauguração que você pode colocar em prática

1. Identificar o público-alvo

O primeiro passo é identificar quem é o seu público-alvo. Dependendo do ramo, setor ou localização da loja, o público convidado para o evento pode variar.

O grande desafio nesse caso é proporcionar um momento em que esses convidados se sintam confortáveis e próximos do seu negócio.

Por exemplo: para fazer um evento de inauguração de uma farmácia, é preciso pensar na população que circula nas proximidades e nos grupos mais frequentes, como idosos e gestantes.

Quem identifica corretamente esse público-alvo consegue propor atividades direcionadas a ele. Então, nesse caso da farmácia, serviços como aferir a pressão arterial ou medir o nível de glicose, por exemplo, podem ser oferecidos em inaugurações abertas ao público.

2. Checar o calendário

Tendo em mente o seu público-alvo, agende uma data que não coincida com nenhum outro evento importante. Feriados, eventos esportivos e festivais musicais são alguns exemplos capazes de atrapalhar a sua investida, dividindo a atenção dos seus convidados.

Uma inauguração vazia pode ocasionar impactos negativos para a imagem da sua marca, assim como o desperdício de investimento.

Então, avalie suas opções de data com cuidado, considerando sempre os hábitos e comportamentos do seu público. Além disso, se a sua loja estiver dentro de um prédio ou complexo comercial, consulte os administradores do condomínio para verificar se há algum tipo de restrição de dia e horário para fazer a inauguração.

3. Escolher o tipo de evento

Com a data marcada, é hora de seguir para outra questão muito importante: qual é o tipo de evento que será realizado? Vale ressaltar que essa escolha deve ser coerente com o ramo da sua loja e o perfil das pessoas que você deseja atingir.

Também, é essencial definir se a inauguração será fechada — permitindo a entrada exclusiva de convidados — ou se será aberta ao público.

Voltando ao exemplo citado anteriormente (a inauguração de uma farmácia), se o evento for fechado, é pertinente convidar pessoas como fornecedores de laboratórios e representantes da área da saúde.

Dessa forma, você aproveita a ocasião para construir uma relação comercial mais próxima. Já no formato aberto, a população é o público principal: as ações, brindes e atividades devem ser pensadas para a comunidade.

4. Elaborar uma identidade visual

Antes de partir para a etapa de divulgação do seu evento, escolha para ele uma identidade visual. Tanto para os materiais de divulgação quanto para a decoração, ter um layout definido e alinhado com a marca é muito importante.

Afinal, a definição de uma linha gráfica ajuda a identificar a empresa que está promovendo o evento — além do próprio evento.

Profissionais da área de comunicação são os mais indicados para essa tarefa. Converse com alguém que seja capacitado e compartilhe referências de outros eventos para construir o ideal para a sua inauguração.

5. Divulgar de forma segmentada

Com as informações de público-alvo e tipo de evento definidas, a divulgação da sua inauguração deve ser feita de forma direcionada. Capriche nessa etapa! Ela é primordial para o sucesso do seu evento.

Você se decidiu por um evento fechado? Mande um convite nominal e use meios de comunicação mais pessoais e exclusivos, como e-mail ou aplicativos de mensagem.

Além disso, não se esqueça de solicitar a confirmação de presença. Assim, você otimiza o investimento que será utilizado. Organiza o cerimonial de acordo com o número de pessoas confirmadas também é importante.

Já para eventos abertos à comunidade, trabalhe com estimativas de público para ter noção da sua capacidade. Quanto à divulgação, aproveite as redes sociais e soluções de geolocalização para atingir pessoas que estão nas proximidades.

6. Firmar parcerias

Outra dica bastante eficaz é buscar parceiros para divulgação, como outros comércios, fornecedores e associações. Além de funcionarem como mais um ponto para promover o evento, eles o auxiliam dando lhe credibilidade.

Bons parceiros também podem participar do evento de forma mais ativa. Seja com distribuição de brindes, seja oferecendo comidas ou o que mais colaborar para o bem-estar dos seus convidados e para a visibilidade da sua marca.

Lembre-se: se bem trabalhadas, as parcerias feitas para a inauguração podem ser o primeiro passo para cooperações em outras frentes, como as estratégias comerciais.

7. Aproximar a marca do público

Com todas as etapas anteriores feitas, chegou a hora de programar efetivamente o evento. Um ponto relevante nesse sentido é que, para toda inauguração de loja de sucesso, é indicado oferecer aos convidados algo além da vivência.

Brindes, serviços gratuitos e amostras de produtos são exemplos de como o público pode levar a sua marca com ele. Isso acontece principalmente no caso de eventos abertos.

Para os casos mais restritos, costumam ser utilizadas lembranças que não estejam diretamente ligadas ao serviço, como brindes mais elaborados e customizados com a marca.

De toda forma, lembre-se sempre de pensar em algo que converse com o perfil dos seus convidados e com o conceito da loja. Investir em algum atrativo chama a atenção do público e torna suas experiências mais agradáveis.

8. Pensar em todos os detalhes

Para fechar nossas dicas para inauguração, você precisa saber da importância de ter um olhar cuidadoso a todos os detalhes. Por isso, o planejamento é o principal requisito para que tudo ocorra conforme combinado, garantindo que essa experiência seja positiva.

Faça treinamentos com sua equipe de trabalho. Afinal, um bom atendimento é vital para qualquer negócio, e já pode ser demonstrado desde a sua inauguração. Ainda, esse pode ser o primeiro passo para organizar o POP (Procedimento Operacional Padrão) da sua loja.

Outro passo imprescindível é registrar o momento e divulgá-lo em espaços como:

  • Redes sociais;
  • Assessorias de imprensa;
  • Influenciadores digitais;
  • Jornalistas.

Durante a inauguração, em si, também existem ações que podem ser feitas para ajudar a atração e a fidelização dos clientes. Caso você tenha meios para coletar os dados dos participantes do evento, por exemplo, faça isso!

Registre as informações de cada um e siga conversando com eles após a ocasião. Esse é um excelente caminho para fidelizá-los.

Enfim, como vimos, são vários os aspectos a serem pensados para se garantir o sucesso de uma inauguração de loja. Justamente por isso, contar com um bom checklist, como este, pode fazer a diferença para que nada fique de fora. Aproveite!

Agora, se você gostou das dicas para inauguração, aproveite para conferir também por que um checklist para lojas de varejo é indispensável!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This