Alimentação / Bebidas

Descubra agora por que a limpeza nos supermercados é fundamental

limpeza supermercado

A limpeza nos supermercados parece apenas uma rotina simples e necessária. Porém, manter um ambiente adequadamente higienizado é um fator que transmite credibilidade, seriedade e cuidado, aumentando a retenção de clientes no estabelecimento.

Ao escolher onde vai comprar seus produtos, o consumidor busca por bons preços, produtos de qualidade e um local limpo, que ofereça armazenamento correto dos itens. A diferença é que a higiene é um item excludente: o comprador desiste de ir a um supermercado se acha que não há padrões de sanitização adequados.

Quer entender mais sobre a importância da limpeza nos supermercados e como fazê-la corretamente? Preparamos este artigo para você!

Qual é a importância de manter um ambiente limpo nos supermercados? 

Em um cenário com muita concorrência, fidelizar o cliente é uma tarefa árdua. As diversas opções disponíveis tornam o comprador criterioso e exigente. Quando o consumidor vai escolher um supermercado para fazer suas compras, ele considera o nível de conforto, a qualidade dos produtos, os preços e a limpeza no local.  

No caso dos supermercados, a salubridade é um fator ainda mais importante. Como se trata da comercialização de produtos alimentícios, a higiene que o ambiente apresenta tem valor para preservar a integridade dos produtos. Fazer essa manutenção é crucial.

Quer saber como manter o seu supermercado sempre limpo e não perder clientes? Conheça a seguir algumas dicas para executar essa tarefa!

Mas, afinal, como manter o supermercado sempre limpo? 

Faça manutenção preventiva

Os supermercados contam com um grande fluxo de pessoas que circulam no local. Isso faz com que o chão receba constantemente resíduos e manchas. Desse modo, o ambiente vai ficando encardido, o que requer uma limpeza mais pesada.

Outro ponto são os produtos expostos nas prateleiras. Eles acumulam pó diariamente e, caso a limpeza demore muito para ser feita, o item adquire superfície encardida, podendo até mesmo inviabilizar a venda do produto por ter sua embalagem danificada.

O resultado é um supermercado visualmente sujo, que precisa de uma lavagem mais aplicada para ficar agradável novamente. Mas existem maneiras simples de evitar que a situação chegue a esse ponto.

Uma limpeza preventiva, realizada com maior frequência, pode resolver o problema. Manter o ambiente higienizado, fazendo pequenas atividades, torna o local sempre limpo e mais fácil de fazer a limpagem geral. Pode-se fazer isso desenvolvendo atividades como:

  • passar pano nas áreas mais acessadas;
  • espanar o pó das prateleiras.

Utilize produtos apropriados

O supermercado necessita de limpeza feita de maneira adequada. Isso inclui utilizar os produtos corretos. Mas por que é preciso fazer a higienização com os produtos preestabelecidos? Vamos explicar!

O chão do estabelecimento recebe muita sujeira e requer ser lavado e limpo muitas vezes. Quando a tarefa é feita com químicos inadequados, o piso pode sofrer desgaste e ficar com aspecto grosseiro. Também vale ressaltar que produtos próprios têm o intuito de facilitar o trabalho para aquele material; portanto, otimiza o tempo gasto no serviço.

Demais superfícies, como vidro, quando limpos com insumos impróprios, podem ficar embaçados ou ensebados. Assim, continuam parecendo sujos, mesmo não estando.

Por isso, compensa investir nos produtos adequados para realizar as higienizações de maneira correta e sem perder tempo. Desse modo, garante-se ambientes mais limpos, com menos esforço.

Invista em mão de obra treinada

A limpeza não é uma tarefa fácil. Fazê-la de modo correto e com a rapidez que locais movimentos requerem é um grande desafio. A melhor solução é investir em mão de obra especializada na realização do serviço.

Profissionais gabaritados em fazer higienização podem desempenhar essa atividade de maneira eficiente e constante, mantendo o ambiente conservado.

É possível contratar uma empresa terceirizada especializada no assunto. Ou, caso seja do interesse da gestão do supermercado, fazer a contratação direta de pessoas com experiência em limpeza.

Não se esqueça da limpeza das gôndolas

A limpeza do local onde os produtos ficam expostos também se faz fundamental. Ao procurar um item, o consumidor se dirige diretamente para as gôndolas. O fato de elas estarem sujas pode afastar os clientes.

Afinal, principalmente no caso dos alimentos, encontrar o que está procurando sobre uma superfície suja pode não ser muito agradável. O consumidor pode, inclusive, desistir de sua compra por isso.

Para manter a estante de exposição sempre em bom estado, vale higienizá-las durante a reposição de produtos. A poeira pode ser espanada todos os dias para evitar acúmulos no objeto.

Preste atenção ao setor de perecíveis

O setor de perecíveis requer mais cuidado. Os produtos podem ser facilmente contaminados caso o local de armazenamento não esteja submetido a procedimentos adequados de limpeza.

É preciso atentar-se aos potes onde os alimentos estão expostos, ao chão do freezer e aos vidros, principalmente na parte de dentro. Para o cliente, ver que esses alimentos estão em boas condições de higiene e armazenados em local limpo é um diferencial para escolher realizar ou não a compra. Afinal, tal fato diz respeito às condições sanitárias dos produtos.

É possível usar uma ferramenta de checklist para organizar a limpeza? 

O checklist é uma ferramenta altamente eficaz para gerenciar um processo. Ele é, basicamente, uma lista com os itens e etapas que precisam ser executados para obter o resultado final desejado.

No caso da limpeza, a listagem deve conter quais atividades devem ser executadas, quando e o que é preciso para isso. Por exemplo: uma lista diária pode conter todas as etapas de higienização a serem feitas no dia e quais os materiais necessários.

Após confirmar todos os produtos, basta riscar da lista e ir para as tarefas. Caso elas sejam extensas e demoradas, podem ser quebradas em tarefas menores, de aplicação mais fácil!

A limpeza nos supermercados é um fator determinante na fidelização de clientes. Zelar por uma boa higienização pode alavancar sua posição como escolha dos consumidores no mercado. Seguido esses passos simples com um checklist, a tarefa se torna fácil e organizada!

Concorda com a importância da limpeza nos supermercados tanto quanto nós? Quer utilizar uma ferramenta de checklist para facilitar esse processo no seu estabelecimento? Entre em contato conosco, temos uma ótima solução!

Checklist
Checklist Fácil é um sistema web que permite a aplicação de checklist através de computador, tablet ou smartphone.
Você pode gostar também
Checklist de manutenção na gestão de supermercados: saiba o que fazer
Checklist para restaurante: saiba como melhorar sua gestão
checklist para supermercado
Checklist para supermercado: descubra quais são os principais

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This