Conheça os principais tipos de auditoria

Conheça já os principais tipos de auditoria

Sabemos que a auditoria é uma ferramenta essencial para a boa gestão de qualquer empresa. Para realizar essa importante missão, o gestor dispõe de diferentes tipos de auditoria, que, apesar de guardarem muitas semelhanças entre si, acabam se complementando.

O ramo da auditoria se encarrega de avaliar cuidadosamente se as atividades praticadas pela organização estão em conformidade com os valores que foram planejados ou estabelecidos previamente.

Para facilitar o entendimento, neste post trouxemos os diversos tipos de auditoria em dois grandes grupos: auditoria interna e auditoria externa. Confira:

Auditoria Interna

A auditoria interna é geralmente realizada por um profissional da casa ou, pelo menos, alguém que trabalhe de forma permanente junto à diretoria ou presidência. Sua principal função é averiguar se os processos contábeis e de controle interno são efetivos, no sentido de preservar a coerência entre os procedimentos internos e as políticas definidas pela empresa.

Auditoria contábil

A auditoria contábil se preocupa com o patrimônio da empresa. Trata-se de uma análise criteriosa para avaliar se o patrimônio da organização está sendo gerido de acordo com os direcionamentos estabelecidos pela própria empresa e também se estão em conformidade com os princípios da contabilidade. Seu objetivo é reduzir os índices de improbidade corporativa.

Auditoria operacional

Aqui, o objetivo é avaliar o funcionamento da empresa em seu dia a dia, fornecendo um diagnóstico operacional e propondo soluções voltadas para a maior eficiência e economia. O principal objeto a ser avaliado é a relação entre os processos internos da empresa e a utilização de recursos.

Auditoria de sistemas

Grande parte do crescimento, prosperidade e sucesso de grandes empresas nos tempos atuais pode ser atribuído à adoção de softwares de gestão. Atenta a essa nova realidade, a auditoria não poderia deixar de avaliar a eficiência e o desempenho das soluções tecnológicas adotadas pela empresa.

O emprego de soluções de Escrituração Contábil Fiscal (ECF), por exemplo, diminui em muito a possibilidade de ocorrência de inconsistências fiscais.

Auditoria de qualidade

A auditoria de qualidade avalia se os produtos ou serviços prestados pela empresa estão de acordo com as diretrizes estabelecidas pela própria companhia. Além disso, verificam se estão em conformidade com normas externas, tais quais as editadas pelas autoridades públicas responsáveis pela vigilância sanitária ou, ainda, normas de padronização internacional, como é o caso da ISO 9.000.

Auditoria ambiental

Esse tipo de auditoria se preocupa com o impacto das atividades da empresa no meio ambiente em que se insere. A escolha de fornecedores que poluem menos ou que não promovam testes laboratoriais em animais seriam exemplos de soluções em auditoria ambiental.

Auditoria Externa: relacionada aos outros tipos de auditoria

A auditoria externa normalmente se vale de auditores independentes, sem vínculo empregatício com a empresa auditada. Assim como na auditoria interna, sua função também é a de avaliar os sistemas internos da empresa. Por isso, o ideal é que o auditor externo trabalhe em parceria com o interno.

Os tipos de auditoria usados pela auditoria externa não são diferentes dos utilizados pelo auditor interno. Assim, a auditoria externa também se vale das auditorias contábil, fiscal, operacional, ambiental, etc. O que muda é o foco de cada uma.

A auditoria externa também funciona como uma consultoria e, portanto, o seu foco é justamente avaliar a confiabilidade dos registros contábeis.

Apenas por meio das auditorias é possível saber se existe um hiato entre a teoria e a prática. Além disso, entenderemos o que deve ser feito a fim de os recursos da empresa serem empregados da forma mais eficiente possível, de modo a atingir as metas traçadas.

Agora você sabe ainda mais sobre quais são os principais tipos de auditoria para aplicar em sua empresa. Aproveite a oportunidade para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais e nos ajude a fazer a informação chegar a todos que precisam!

2 Replies to “Conheça já os principais tipos de auditoria”

  1. Gostaria de saber se um auditor comercial necessita de curso superior, já que o mesmo realiza apenas contagem de estoque.

  2. Adriana, normalmente sim, é necessário ter curso superior em Administração de Empresas ou Ciências Contábeis considerando que uma auditoria (na acepção da palavra) envolve teses acadêmicas e conhecimento empírico da área. Ao seu final o profissional assina o documento que conclui a auditoria, informando o seu registro na entidade de classe à qual o mesmo pertence. Em tempo, a contagem de estoque apenas, não significa auditoria, e sim um inventário para diversos fins. Já a auditoria tem caráter exclusivamente técnico e depende de vasto conhecimento científico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This