Conheça 8 dicas incríveis para melhorar o seu processo de pós-venda

Na maior parte das empresas o que importa são os números de vendas subindo, mas poucas dão a atenção devida ao pós-venda, o processo de relacionamento que tem como objetivo melhorar a experiência do cliente com a sua empresa e transformá-lo em um verdadeiro defensor da marca. Num mercado em que a concorrência é cada vez mais acirrada, você pode encontrar no pós-venda o diferencial que estava faltando para posicionar sua marca de uma vez por todas nas mentes e corações dos seus clientes. Mas como fazer isso? Quer descobrir? Então acompanhe este post que fizemos pra te contar!

1. Comece pelo agradecimento

Imediatamente após a compra, seja on ou off-line, agradeça ao cliente por ter escolhido a sua empresa, afinal, ele tinha dezenas de opções, mas preferiu você. Envie um e-mail de agradecimento, um SMS, faça um telefonema ou coloque seus vendedores para fazerem esse papel pessoalmente.

2. Peça feedback

Saber se o cliente gostou do produto ou serviço, se ele está servindo aos propósitos que o cliente esperava, enfim, se o cliente está satisfeito com a compra é fundamental para que você possa aprimorar a experiência de compra dele e melhorar ainda mais o seu processo de pós-venda.

3. Não deixe o relacionamento esfriar

Todo relacionamento precisa de proximidade, e não é diferente com o seu cliente. Se você o deixa solto, sem lembrar que você existe, a concorrência pode tomar o seu lugar. Dessa forma, mantenha um contato constante com seus clientes, enviando e-mail marketing, SMS, folhetos, newsletters e outros materiais que possam, além de gerar valor para o cliente, dizer-lhe subjetivamente que você está lá para quando ele precisar.

4. Personalize suas mensagens

Quanto mais pessoais acessarem as suas mensagens, mais próximo do seu cliente você estará. Sendo assim, chame-o pelo nome, escreva em tom de conversa, use os dados que você tem sobre ele para criar empatia e oferecer conteúdos, produtos e serviços customizados, prontos para atender a necessidades únicas.

5. Valorize

Todo cliente gosta de se sentir valorizado e retribui espontaneamente às gentilezas de uma empresa que sabe como melhorar a experiência de compra com um processo de pós-venda bem estruturado. Envie mensagens em datas comemorativas, dê a preferência na compra de um lançamento, oferte períodos de teste grátis e diga o quanto cada cliente é importante para você.

6. Dê dicas

Torne o seu pós-venda uma ferramenta de informação para o cliente, enviando dicas de usabilidade dos produtos que ele compra ou de como ele pode aproveitar melhor um conteúdo ou serviço ofertado pela sua empresa. Se você vende softwares de ERP, por exemplo, como seu cliente pode tirar maior proveito dessa ferramenta, etc.

7. Compartilhe suas conquistas

Clientes têm curiosidades sobre as marcas com as quais se relacionam, e por essa razão sempre estão atentos a prêmios, notícias, boca a boca e todo tipo de informação sobre elas. Para que você seja sempre o primeiro a dar as boas notícias (e as ruins também), compartilhe os acontecimentos que envolvem o nome da sua empresa em primeira mão.

8. Estimule novas compras

Empresas que insistem em mensagens comerciais sem agregar valor para os clientes estão perdendo espaço, mas você pode estimular novas compras de outra forma: envie comparativos, mostre que há produtos substitutos ou superiores para a escolha do seu cliente; identifique outras oportunidades que talvez sejam interessantes para ele e supere expectativas.

De acordo com a Harvard Business School, uma taxa de retenção de 5% pode gerar até 25% a mais de lucros para a sua empresa, ou seja, apenas com ações de pós-venda você tem a oportunidade de gerar 25% mais negócios, a um custo até 5 vezes menor do que o valor que você investe para conquistar novos clientes.

Sua empresa investe no pós-venda? Você acredita que pode melhorar esse processo com essas dicas? Deixe seu comentário contando pra gente e participe dessa conversa!

One Reply to “Conheça 8 dicas incríveis para melhorar o seu processo de pós-venda”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This