Conheça 10 passos para melhorar a gestão de equipes em farmácias

Conheça 10 passos para melhorar a gestão de equipes em farmácias

Embora também sofra com a crise financeira, o setor de saúde continua sendo um dos mais movimentados do país. Por isso mesmo, a gestão de equipes em farmácias é fundamental para manter o negócio em funcionamento, já que os clientes exigem um atendimento de excelência a cada visita.

Se você trabalha no setor de farmácias, saiba que a equipe tem um papel fundamental no sucesso do seu negócio. É ela que lida com o cliente diariamente, sabe das suas necessidades e precisa estar pronta para atendê-los a qualquer momento.

Por isso, neste post, você vai conhecer 10 passos para melhorar a gestão de equipes em farmácias. Confira!

Como deve ser um funcionário ideal de uma farmácia

Antes de iniciarmos com nossas dicas, é importante que você compreenda qual o perfil de um funcionário ideal para sua farmácia. Afinal, conforme dito, ele é um dos principais responsáveis pelo sucesso do negócio.

Em resumo, quando um cliente vai a uma farmácia ele procura um estabelecimento que satisfaça sua demanda de medicamentos ou procedimentos com um atendimento profissional e adequado. Assim, um funcionário ideal deve reunir algumas características:

  • ser educado e saber se comunicar com diversos perfis de clientes;
  • ter conhecimento técnico sobre aquilo que está sob sua responsabilidade;
  • ser ágil e eficiente na execução de suas tarefas;
  • saber trabalhar em equipe;
  • ser discreto e responsável ao solucionar os problemas do cliente.

Portanto, ao recrutar talentos para sua farmácia, procure por indivíduos que reúnam o máximo dessas qualidades e observe aqueles que possuem potencial para as desenvolverem.

Agora que você já sabe o perfil de um funcionário ideal, veja algumas dicas de gestão de equipes valiosas!

Dicas para melhorar a gestão de equipes em farmácias

1. Realize treinamentos periódicos

O treinamento é a alma do negócio, principalmente quando o atendimento ao público é primordial. Sua equipe precisa estar sempre antenada às melhores práticas para garantir um atendimento humano e personalizado aos seus clientes.

Organize treinamentos trimestrais e abra espaço para que a equipe participe de forma proativa, trazendo sugestões de melhoria e colaborando entre si. Além de proporcionar a integração do time, você permite que eles se motivem ao perceberem que estão colaborando com o sucesso do negócio.

2. Contrate funcionários com interesse em aprender

O recrutamento e seleção de funcionários são processos muito importantes para o sucesso de qualquer negócio. Procure contratar funcionários, independentemente do setor da farmácia, que demonstrem interesse em aprender e contribuir para o cumprimento dos objetivos estratégicos da empresa.

3. Estimule a participação

Como gestor de equipes, você deve se mostrar um verdadeiro líder e isso inclui estimular e proporcionar um ambiente adequado à participação de sua equipe nas decisões da empresa. Ou seja, dê a eles condições de expor suas ideias, sugestões e críticas, fazendo com que se sintam parte essencial da farmácia.

4. Conheça bem sua equipe de trabalho

A gestão de pessoas é realmente um grande desafio, pois saber lidar com diferentes perfis de pessoas e extrair de cada um deles todo o seu potencial é uma tarefa que exige múltiplas habilidades do gestor.

Para que o trabalho seja bem desenvolvido, você precisa conhecer muito bem o seu grupo de trabalho e isso envolve observação e muita conversa. Aprenda a identificar características como espírito de liderança, timidez e habilidades de comunicação. A partir disso, procure trabalhar o melhor de cada funcionário, formando um time de alta performance.

5. Delegue tarefas: uma lição para a gestão de equipes em farmácias

Líderes extremamente centralizadores costumam causar desmotivação na equipe. Os funcionários acabam se sentindo desprestigiados, pois sentem que o superior não tem confiança neles.

Embora você precise conhecer todos os processos da farmácia para ser um líder eficaz, tente não tomar todas as atividades para si. Confie na equipe e deixe que ela desenvolva as tarefas, cobrando somente a apresentação dos resultados.

6. Ofereça feedbacks constantes

Os feedbacks são fundamentais para a produtividade da equipe. Por meio deles, o colaborador consegue saber quais são suas qualidades e defeitos e como ele pode fazer para aprimorar o seu trabalho.

Estabeleça um cronograma de feedbacks para a equipe, tomando o cuidado de oferecê-lo com base em impressões colhidas durante o período e trazendo sugestões para que o colaborador possa desenvolver suas habilidades.

7. Estabeleça metas

Metas e objetivos são muito importantes para orientar o trabalho da equipe. Você pode estabelecer metas de venda ou de índice de boa avaliação nos atendimentos realizados na farmácia.

Neste último caso, é possível adotar um sistema de avaliação eletrônico, para que o cliente sinalize como foi atendido.

8. Deixe prazos e tarefas bem claros

Além de estabelecer as metas a serem alcançadas, um bom gestor deve deixar claro para seus funcionários as tarefas a serem desenvolvidas e os prazos que deverão ser obedecidos. Afinal, o uso de metas só se torna vantajoso quando se define um prazo para a entrega dos resultados.

Lembre-se de que com um prazo claramente estabelecido sua equipe trabalhará com mais motivação e empenho. Isso evita a procrastinação e a perda de tempo com tarefas menos relevantes.

9. Celebre as conquistas

Bons resultados devem ser comemorados. Líderes que só reúnem a equipe para falar de problemas e erros acabam gerando desmotivação no time. Quando a farmácia tiver um bom resultado, celebre junto com os funcionários e valorize a atuação deles para que aquele objetivo tenha sido atingido.

10. Estimule a liderança

Sabe aquele funcionário que possui perfil para líder? Não tenha medo dele! Isso mesmo! Alguns gestores, erroneamente, costumam minimizar a atuação desse tipo de profissional, por receio de perderem seu lugar de chefia.

No entanto, é importante que você saiba que um bom gestor é exatamente aquele que valoriza as qualidades de sua equipe e treina funcionários tão bons quanto ele. Fazendo isso, caso você seja promovido ou venha a sair da empresa, terá deixado um substituto devidamente preparado para a missão de prosseguir com o seu trabalho.

Já imaginou o quanto pode ser prejudicial não ter ninguém para substituí-lo à altura? Portanto, observe e estimule a capacidade de liderança em colaboradores que já possuem esse tipo de perfil, dando a eles cada vez mais condições de aprimorarem seus conhecimentos.

Viu só como você pode melhorar a gestão de equipes em farmácias com atitudes simples? Seguindo nossas dicas você terá em mãos um grupo produtivo e empenhado em concretizar os objetivos da empresa!

Aproveite e compartilhe este conteúdo com seus amigos nas suas redes sociais e espalhe o conhecimento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This