Como se preparar a internacionalização de empresas?

A internacionalização pode ser uma alternativa de expansão de mercado para as empresas já consolidadas. Entretanto, para que esse processo seja bem sucedido, são necessários alguns cuidados. A seguir, saiba quais são esses cuidados neste passo a passo para a internacionalização de empresas.

Faça uma análise cuidadosa de sua empresa

O primeiro passo na internacionalização é uma análise cuidadosa do seu negócio. Para um processo de internacionalização bem-sucedido, espera-se que sua empresa tenha uma posição sólida no mercado nacional.

Existe o fluxo de caixa necessário para a internacionalização? A estratégia de conquistar o mercado internacional será mais lucrativa do que uma diversificação doméstica, por exemplo? Existe capacidade de execução no mercado estrangeiro sem prejuízos para o negócio? O seu produto/serviço é competitivo? Essas perguntas ajudam você a ter maior consciência dos riscos e das necessidades a serem cumpridas para a expansão e te ajudam a começar a definir as estratégias de internacionalização.

Identifique oportunidades e ameças no mercado onde pretende atuar

Com uma maior consciência sobre a sua empresa e as possibilidades de internacionalização é possível começar a esboçar um plano de ação. Selecione os mercados e países com potencial para o consumo de seu produto/serviço e execute um diagnóstico de oportunidades e ameaças para o processo de internacionalização.

Investigue como anda o mercado nesses países no seu segmento de atuação e se as vendas estão estagnadas, crescendo ou diminuindo. Avalie também a competitividade do seu produto/serviço nesses mercados e a logística necessária para a internacionalização.

Nessa etapa também é necessário avaliar as condições de implementação da internacionalização no mercado em questão, como os requisitos legais para o processo. Esse é também o momento em que você pode considerar uma parceria com uma empresa no país onde você pretende atuar. Muitas vezes esse know-how estrangeiro pode ser um grande aliado no processo de internacionalização.

Defina sua estratégia de internacionalização

Com o estudo de riscos e oportunidades, é hora de definir a estratégia de internacionalização da sua empresa. Essa etapa está subdividida em 3 processos: definição de prioridades, seleção de mercados e estabelecimento do preço do produto/serviço para o mercado em questão.

Definição de prazos e prioridades

Estipule quais são os produtos/serviços que serão comercializados. Defina as metas quantitativas e qualitativas a serem atingidas em um prazo pré-determinado. Esse será o tempo necessário para você avaliar se o processo de internacionalização trouxe ou não vantagens para o seu negócio.

Seleção de mercados

Considerando os mercados avaliados anteriormente, selecione aquele que se mostra mais atrativo para os seu negócio, tanto no que diz respeito à aceitação de seu produto/serviço como à possibilidade de expansão a longo prazo.

Definição do preço do produto/serviço

O preço final do produto interfere diretamente no sucesso do processo de internacionalização das empresas, e deve ser calculado considerando-se os custos fixos, variáveis, e particularidades de cada mercado. Entre outros fatores que podem influenciar diretamente no preço do produto estão as adaptações para o novo mercado, as ações de marketing, a moeda e a cotação.

Você pensa em internacionalizar a sua empresa? Como você tem se preparado para esse processo? Quais são seus maiores desafios? Participe dessa discussão aqui nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This