Como uma ferramenta de checklist ajuda na redução de custos?

Você sabia que o checklist pode ser uma excelente ferramenta para a redução de custos? Isso porque o sistema permite melhor visualização das operações da empresa, o que possibilita enxergar possíveis falhas nos processos, que exigem retrabalho, custos adicionais ou maior tempo de execução.

Ficou curioso para saber como o software de checklist pode ajudar sua empresa a otimizar as despesas? Então continue lendo!

Entenda como funciona o checklist

Antes de mais nada, é preciso esclarecer o que é o software de checklist. Trata-se de um sistema de listas de verificação. Com ele, é possível avaliar se todos os procedimentos de determinada operação foram efetuados corretamente e se não há nenhuma etapa ou item em falta para a conclusão bem-sucedida do trabalho.

O software de checklist pode ser acessado on-line de forma remota. Alguns sistemas permitem incluir diversos usuários, de modo que tanto funcionários quanto gestores possam acessar a ferramenta. Isso agiliza a comunicação entre colaboradores e oferece maior suporte à supervisão.

Saiba como o checklist pode auxiliar na redução de custos

Agora que você já sabe como funciona o checklist, vamos explicar como a ferramenta pode auxiliar sua empresa na redução de custos. Entenda!

Aumenta a produtividade dos funcionários

Com o software, trabalhadores executam suas tarefas com mais agilidade, já que todas as funções estão detalhadas. Isso evita tempo ocioso entre os colaboradores, que terão melhor direcionamento para suas atividades.

Ajuda a prevenir perdas

Como o checklist tem a função de auxiliar nas verificações, ajuda a empresa a detectar possíveis falhas que levariam a perdas. Por exemplo, a ferramenta pode ajudar a verificar se:

  • todos os equipamentos foram desligados antes de encerrar as atividades do dia, o que contribui para a redução do desperdício de energia;
  • o manuseio de produtos frágeis foi feito da forma correta, o que evita perda de estoque;
  • todos os equipamentos estão com a manutenção em dia, o que evita desperdício de combustível, energia ou desempenho;
  • entre outros cenários.

Ou seja, a checkslit pode ser aplicado em múltiplas situações, de modo a prevenir perdas de matéria-prima, estoque e, até mesmo, de produtividade.

Oferece maior controle para gestores

Como o software pode ser acessado de forma remota, os gestores podem acompanhar em tempo real a execução das atividades. Isso permite uma intervenção mais ágil em caso de falhas, o que pode reduzir significativamente danos e perdas.

Melhora a eficiência dos processos

O checklist permite melhor eficiência nos processos, já que consiste em um sistema que certifica se todas as etapas foram executadas corretamente. Assim, mantém-se o mesmo padrão de qualidade durante toda a operação, o que evita retrabalho e possíveis desperdícios.

Permite melhor visualização do quadro geral da empresa

Por ser integrado com todos os departamentos da empresa, o checklist permite que a alta diretoria tenha uma melhor visualização da performance de todos os setores. Isso permite que a companhia elabore um plano de ação mais específico para a redução de custos, já que é possível analisar o quadro geral.

Confira os maiores cases de sucesso

O checklist é um sistema comprovadamente eficaz e já auxiliou diversas grandes empresas. Confira abaixo alguns cases de sucesso!

Tevah

A Tevah é uma empresa franqueadora de moda masculina que oferece consultoria aos seus clientes. A companhia tem supervisores de campo responsáveis pela verificação do cumprimento dos padrões da marca, desde o treinamento dos funcionários à própria inteligência de negócios. Com o checklist, os colaboradores utilizam o plano de ação — um recurso disponível dentro do próprio checklist.

Com a ferramenta, o franqueado tem o compromisso de adequar o que não está dentro das conformidades e, ainda, de prestar contas para a franqueadora por meio do software. “É uma ferramenta indispensável para o sucesso e ampliação da rede de franquias Tevah”, afirma o sócio-diretor Vladimir Portz Machado.

Tumelero

As lojas Tumelero atuam no ramo de acabamento e, hoje, há cerca de 29 unidades espalhadas pelo interior do estado do Rio Grande do Sul. De acordo com o diretor controller Jacir José Vanzetto, o objetivo com o checklist era implementar um sistema de padronização nas lojas.

Com o software, é possível identificar o problema, registrá-lo em foto e criar um plano de ação na mesma hora, de modo a elaborar uma solução. A ferramenta, então, carrega o relatório para a nuvem e esse é visualizado imediatamente.

Centauro

A Centauro é a maior rede de artigos esportivos da América do Sul, hoje, com mais de 200 lojas espalhadas em 92 cidades brasileiras.

O maior desafio da empresa era fazer com que os colaboradores da ponta entregassem um serviço que cumprisse com os padrões da Centauro. Para isso, além de padronizar processos e oferecer treinamentos, era preciso garantir, por meio da verificação, que todas as atividades fossem concluídas com sucesso.

De acordo com o diretor de operações Thiago Rebelo, os checklists tradicionais apresentavam muita dificuldade para a gestão de dados. “Hoje, temos toda a informação integrada em tempo real”, explica.

Casa do Pão de Queijo

A Casa do Pão de Queijo é uma empresa que já tem cerca de 50 anos de mercado. Foi uma das primeiras empresas franqueadoras a surgirem no Brasil.

De acordo com Caio Zanardi, coordenador de planejamento estratégico da companhia, um dos principais recursos do checklist é a possibilidade de gerar relatórios para cada tipo de avaliação — como qualidade de operação e administração de agendas. Além disso, é possível monitorar as lojas que não estão no padrão e realizar intervenções mais ágeis. “Sem a ferramenta, seria muito difícil a gente ter a dinâmica que temos hoje”, explica Zanardi.

Investir em uma ferramenta de checklist para a redução de custos trará benefícios que vão além da otimização de despesas na empresa. O sistema permite padronizar processos, implementar modelos de qualidade e otimizar as operações da companhia. Portanto, é um excelente software para garantir uma entrega satisfatória para o cliente e, assim, expandir a atuação da organização no mercado.

Agora que você já sabe quais são os benefícios da ferramenta, aproveite e entre em contato conosco para que possamos oferecer a solução ideal para a sua empresa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This