Como obter indicadores de desempenho por sistema de checklist?

Os indicadores de desempenho, ou KPIs como também são conhecidos (do inglês, Key Performance Indicator,) é uma forma de mensurar algum processo interno.

A partir dos resultados, é possível qualificar a performance do que está sendo observado de acordo com objetivos organizacionais já definidos.

4 passos para obter seus indicadores de desempenho por meio do sistema de checklist

Neste post, você vai entender melhor como obter indicadores de desempenho por sistema de checklist e como isto pode ser utilizado de maneira estratégica pela sua empresa.

1. Entenda a diferença entre as métricas e os indicadores de desempenho

As métricas são responsáveis, dentro da gestão, por apontar um número bruto relativo a algo que está sendo observado. Por exemplo:

  • Número de alunos de uma determinada instituição;
  • Número de clientes de uma loja;
  • Serviços que são realizados durante o mês.

Já os indicadores de desempenho correspondem à informação que parte da análise das métricas, demonstrando se uma conversão foi alcançada ou não.

Assim, podem ser observados indicadores que comparam, por exemplo, o número de visitas a uma loja com o número de compras finalizadas pelos clientes.

2. Mapeie as atividades

Para que você possa definir quais são as áreas mais sensíveis de sua empresa e implementar os indicadores de desempenho, é preciso mapear áreas e atividades para conhecer, de forma detalhada, os seus pontos fortes e fracos.

É necessário criar padrões para a execução das tarefas e implementar diferentes indicadores. Com soluções inteligentes que criam e mapeiam um checklist de todas as tarefas e objetivos a serem realizados, esse trabalho ficará muito mais fácil e rápido.

3. Defina os seus indicadores de desempenho

O ideal é que sejam definidos poucos indicadores estratégicos, porém, esses devem estar alinhados com os objetivos da empresa para que sejam claros e possíveis de serem executados, acompanhados e avaliados.

Mas o que fazer para a correta implementação dos indicadores de desempenho em sua empresa? É preciso conhecer e separar os que serão executados e mensurados.

Os indicadores de estratégia estão ligados à direção que a empresa está seguindo, seus objetivos, metas e estratégias. No caso dos indicadores de qualidade, o foco deve estar na satisfação dos clientes com o produto ou serviço comercializado.

Por fim, os indicadores de produtividade possibilitam a avaliação da performance de profissionais e também da produção dos colaboradores.

4. Acompanhe dos indicadores de despenho

De nada adianta definir e executar diferentes indicadores se esses não forem acompanhados e mensurados de uma forma inteligente, objetiva e rápida de executar. Isso pode ser feito com a utilização de checklist.

Com a utilização dessas soluções inovadoras, é possível acompanhar os indicadores desde o momento de sua criação.

Além disso, você consegue verificar como está sua execução e, posteriormente, comparar os resultados obtidos com o que foi planejado. Esse método permite análises gerenciais diferenciadas que podem ser utilizadas na definição de estratégias da empresa.

Neste post, você viu que os indicadores de desempenho são formas de mensurar processos dentro da sua empresa. Se aliados ao uso de sistemas de checklist, podem ser muito mais efetivos e realmente podem contribuir para sua gestão.

Como são acompanhados os indicadores de desempenho na sua empresa? Deixe o seu comentário e nos conte!

One Reply to “Como obter indicadores de desempenho por sistema de checklist?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This