Como melhorar os processos de contabilidade na sua empresa

Como melhorar os processos de contabilidade na sua empresa em poucos passos

A contabilidade deixou de ter um aspecto unicamente operacional e passou a ter um enfoque na gestão estratégica. Esse upgrade contábil também alterou os processos da contabilidade, gerando outras necessidades a partir do processo de informatização do governo brasileiro. O famoso gov.br deu acesso ao cidadão a inúmeras informações, embora a quantidade de conteúdo, às vezes, dificulte encontrar o que se procura. Por isso, é importante saber como melhorar os processos de contabilidade na sua empresa, para que você evitar erros, que podem trazer prejuízos financeiros.

O plano de contas na era do SPED

Há alguns anos o contador criava um plano de contas de acordo com seu conhecimento e interesse de seus clientes. Este processo antigo, feito de maneira manual era mais passível de erros. Atualmente, este planejamento deve ser estruturado de acordo com as determinações do SPED, simplificando o seu trabalho.

A documentação contábil

A documentação deve ser armazenada em ordem cronológica, em boa conservação e tendo real controle da periodicidade com que os documentos devem ser armazenados. Muitas empresas fazem uso da GED (gestão eletrônica de documentos).

GED é um conjunto de tecnologias que permite a empesa gerenciar os documentos para a forma digital. Os documentos podem ter diversas origens como papel, planilhas eletrônicas e arquivos de texto entre outros. As principais tecnologias que envolvem a GED são: capture; document imaging (DI) — conversão de documento físico para digital — e gerenciamento de documentos.

O cronograma das obrigações necessárias

É fundamental que o contador passe para o empreendedor as datas das obrigações como encargos trabalhistas, tributários e contábeis. Não apenas para evitar pagar juros desnecessários, mas para que o empresário se organize com o fluxo de caixa da empresa, tendo conhecimento dos vencimentos e das obrigações.

A segmentação de mercado

A especialização chegou ao escritório contábil. Isso significa que os contadores procuram definir seu nicho de mercado. Não é simplesmente por modismo, mas pela necessidade de conhecimento das informações contábeis como leis e regulamentações de determinados setores.

A geração de informação para a clientela

Como a contabilidade se tornou de cunho estratégico é relevante que o escritório contábil repasse com a maior brevidade possível as informações referentes à escrituração contábil. Dessa escrituração é possível gerar os índices financeiros, fazer uma análise vertical do demonstrativo de resultados e avaliar se a gestão do empreendedor está de acordo com as necessidades empresariais como não ter estoques muito altos, não deixar o ativo permanente ser o maior ativo da empresa, pois a empresa ficará sem capital de giro, precisando injetar recursos ou correr atrás de financiamentos.

Plataforma contábil

A plataforma contábil compreende toda a escrituração e o cronograma contábil, a segmentação de mercado, GED e a geração de relatórios contábeis além de toda comunicação entre as partes.

Muitos escritórios contábeis passaram a adotar a plataforma de contabilidade, porque ela envolve todos os processos da contabilidade.

Portanto, os processos da contabilidade se alteraram no passar dos últimos anos, inclusive com a nota fiscal eletrônica e o SPED. A responsabilidade solidária deste profissional em conjunto com seus clientes fazem que a escrituração contábil seja mais reconhecida, deixando de ser apenas um meio de atender ao fisco. Por essas e outras razões que o contador passou a ser mais valorizado no mercado.

Você já conhecia essas inovações dos processos de contabilidade? Deixe seu comentário neste post.

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This