Como melhorar a padronização de processos na aviação?

A aviação é um setor que demanda padronização de processos, já que deve seguir rígidas normas de segurança, além de ter que proporcionar conforto e comodidade para os passageiros. Com o grande número de operações por dia, em diferentes locais, as empresas de aviação precisam seguir processos bem definidos para que o trabalho interno e o atendimento externo possuam um único padrão, que satisfaça às necessidades dos clientes. Veja, a seguir, como melhorar a padronização de processos na aviação.

Identificação das atividades

A empresa deve, em primeiro lugar, fazer um diagnóstico das tarefas que tem que executar em diferentes áreas, desde manutenção de aeronaves até serviço de check-in e despacho de bagagem. Para tanto, deve ser feito um mapeamento de processos, com as atividades abrangidas e os respectivos responsáveis. Nessa fase, por exemplo, são avaliadas as sequências operacionais, com a ordem e os tempos de cada tarefa.

Contribuições para melhoria

Depois de coletadas informações sobre as rotinas da empresa de aviação em distintos departamentos, passa-se à fase de contribuições para melhoria dos processos. Nesses casos, geralmente uma consultoria faz o trabalho de padronização de processos com o auxílio da equipe interna da empresa. A criação de padrões tem como base o respeito às leis e às boas práticas de aviação, além de princípios de otimização de recursos, para aumento da produtividade, da qualidade e da segurança.

Vantagens da padronização de processos

Depois de a empresa de aviação ter os processos revistos e padronizados, deve manter um trabalho contínuo de adequação ao que foi previamente planejado, por exemplo, com a checagem de itens de cada processo. Para que a padronização de fato traga resultados positivos, cada colaborador deve conhecer o processo do qual faz parte, bem como ter a capacidade de realizar a tarefa para a qual foi encarregado.

Como numa empresa de aviação os riscos devem ser mínimos ou zerados, cada processo deve funcionar como uma engrenagem, para que o todo da empresa funcione corretamente. Quando esse estágio de aperfeiçoamento é atingido, a organização possui saltos quantitativos e qualitativos de produtividade, já que são reduzidos retrabalhos e tempos ociosos.

Acompanhamento e melhorias

A padronização de processos em empresas de aviação pressupõe um controle efetivo das atividades, para que a execução das operações de fato siga às orientações do que foi planejado, pois de nada adianta desenhar um processo se ele não é seguido à risca, não é mesmo? Por exemplo, do momento em que o avião pousa até a ocasião da decolagem, devem ser realizados os procedimentos padrões, conforme estabelecido pela empresa.

O mesmo ocorre na manutenção de uma aeronave, em que deve ser feito um checklist rigoroso do funcionamento de diversas peças. Dessa forma, aumenta-se a segurança na realização do trabalho. A empresa ainda pode criar indicadores de desempenho, para medir a eficiência da execução dos processos e, com o tempo, implantar melhorias.

A padronização de processos na aviação contribui de forma significativa para a produtividade e a qualidade do setor, ao reduzir a variação na realização das tarefas. Com isso, a organização se torna mais competitiva no mercado, pois realiza mais com menos recursos. E, por falar em padronização de processos, confira também o post “Checklist de manutenção de Aeronaves: Saiba como funciona”!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This