Padronização de processos na indústria cervejeira

Como melhorar a padronização de processos em uma cervejaria?

A padronização de processos é uma questão que aflige muitas empresários no ramo cervejeiro, pois se apresentar qualquer falha, pode comprometer a qualidade do produto, tornando seu resultado imprevisível.

Sabemos que gerir uma cervejaria exige atenção a uma série de procedimentos complexos e, geralmente, interdependentes. No entanto, desde o recebimento da matéria-prima até a saída da cerveja para o cliente final, há muitas etapas a seguir para assegurar a qualidade do seu produto. 

Maior eficiência, qualidade, produtividade, previsibilidade e redução de perdas são apenas alguns dos benefícios de boas práticas de padronização.

Para que você também alcance excelentes resultados, veja como melhorar a padronização de processos em sua cervejaria!

1. Identifique os processos

Padronizar os processos em uma cervejaria exige que, primeiramente, esses processos sejam conhecidos e revisados em detalhes:

  • O que demanda cada etapa da produção de cerveja?
  • Quais são os setores responsáveis por cada procedimento e seus principais desafios?
  • Como tem sido feita a logística do negócio?
  • Qual deve ser a produção diária e como tem sido esse resultado?
  • Como está a relação da empresa com seus fornecedores?

Portanto, as respostas para todas essas perguntas fornecem bons indicativos dos processos e ajudam a identificar espaços para melhoria. Ao conhecer de perto a estrutura de produção, é mais fácil agir para padronizá-la.

Esse conhecimento, inclusive, deve levar em conta os resultados desses processos. Se há muito desperdício em determinada etapa produtiva ou se a logística anda um pouco lenta, por exemplo, é preciso planejar como serão implementadas melhorias.

2. Implemente melhorias

Com a identificação de necessidades específicas de cada etapa, é hora de implementar melhorias. Melhorar etapas e procedimentos exige testes, avaliações e refinamento, sendo uma importante prática de padronização.

Assim, é necessário definir quais melhorias deverão ser adotadas em cada etapa, avaliando, por exemplo, como a logística pode ser mais eficiente, como é possível diminuir os desperdícios ou mesmo pesquisando novas técnicas para que a fermentação ocorra em menos tempo sem comprometer a qualidade.

Pensar nessas questões ajudará a cervejaria a ser mais eficiente, simplificando e otimizando os processos.

3. Meça, analise e repita

Como foram instituídas mudanças, é preciso também realizar análises. Tudo o que não pode ser medido, não poderá ser controlado e, logo, não pode ser padronizado. Por isso, é importante definir alguns indicadores, como métricas e KPIs, para avaliar se as mudanças realmente foram positivas e trouxeram os resultados esperados.

Se o resultado ficou aquém do esperado, é necessário implantar novas modificações para garantir a padronização. Caso o processo esteja gerando resultados satisfatórios, é importante que ele continue passando por revisões e avaliações regulares, de modo a garantir a manutenção da qualidade.

4. Use ferramentas tecnológicas

Um grande aliado da padronização de processos é, certamente, a tecnologia. Fazer uso de ferramentas tecnológicas possibilita automatizar processos e, com isso, padronizá-los. Um sistema de gestão, por exemplo, pode coletar dados de maneira automática, gerando relatórios confiáveis regularmente.

Com maior investimento, também é possível substituir parte da atuação humana em algumas etapas ao adotar tecnologias de automação, que padronizam e otimizam procedimentos. Com sistemas de automação implementados, os tanques da cervejaria, por exemplo, podem ser capazes de regular a própria temperatura, dispensando a ação humana e garantindo a padronização e qualidade.

Para melhorar a padronização de processos em uma cervejaria é preciso identificar e mapear os processos, implementar as melhorias necessárias e acompanhar esses resultados para realizar uma atuação constante. A tecnologia, por sua vez, é uma grande aliada para garantir que todo esse processo se torne mais fácil.

Você ainda tem alguma dúvida sobre como aperfeiçoar a padronização de processos dentro de sua cervejaria? Não deixe de comentar!

Powered by Rock Convert

One Reply to “Como melhorar a padronização de processos em uma cervejaria?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This