Como melhorar a padronização de processos em supermercados?

Para competir no complexo ambiente de varejo de hoje, os supermercados devem ser capazes de responder rapidamente às mudanças do mercado, conectar com seus clientes e melhorar a imagem global da sua cadeia. Para conseguir realizar tudo isso com eficiência, a padronização de processos é uma excelente vantagem competitiva. O objetivo é encontrar maneiras de padronizar os processos de forma a melhorar o trabalho e ainda reduzir custos.

Para entender como uma gestão e controle de processos pode te ajudar a crescer, fique atento às nossas dicas!

Melhore a comunicação

A cadeia de abastecimento é a rede pela qual produtos e serviços são movidos para o cliente. Ao melhorar a comunicação entre os setores, padronizando os processos para emissão e recebimento de comunicados, por exemplo, você terá uma gestão mais fiel do seu supermercado.

Controle prazos de entrega

Os prazos de entrega têm um impacto direto sobre a quantidade de estoque e promoções de vendas. Quanto mais curto o prazo de entrega, menos estoque de backup precisa ser realizado. O desafio para o departamento de compras é trabalhar com os fornecedores para reduzir o tempo ocioso. Quando você estabelece uma padronização nesse processo, a eficiência aumenta. Uma forma de controlar os prazos de entrega é estabelecer um estoque mínimo para gerar a ordem de compra com base no volume de vendas e tempo de entrega.

Padronize

Além de controlar o prazo de entregas, o responsável pelas compras deve trabalhar com os fornecedores para reduzir o número de artigos transportados. Você não precisa dar exclusividade aos fornecedores, mas é importante trabalhar com um número enxuto. A gestão é fácil e o poder de negociação no volume pode ser bom. Apenas atenção para não ter toda a sua operação nas mãos de apenas uma ou duas empresas — em um possível atraso de entrega, você poderá ficar na mão e perder vendas.

Powered by Rock Convert

Mantenha os processos simples

Quanto mais simples for o processo que você implantar no seu supermercado, mais facilidade seus colaboradores terão para segui-los. O primeiro passo é colocar toda a equipe de gerenciamento a par dos processos e solicitar que eles deem feedbacks nos estágios de implementação de forma a verificar inconsistências e dificuldades.

Crie uma mudança de cultura

Esse conhecimento é extremamente útil para aquelas pessoas que podem não entender o negócio de supermercados tão bem quanto a sua equipe de gestão. Com isso, a aceitabilidade e adesão à padronização dos processos será mais fácil.

Automatize

Ao utilizar um sistema de gestão automatizado para a padronização, você elimina a necessidade de habilidades especializadas, recursos e investimentos. A padronização pode aumentar a utilização de recursos e eliminar os custos associados com funções de apoio duplicadas em vários processos ou plataformas. Além disso, quando você utiliza sistemas de gestão integrados, é mais fácil garantir que todas as informações estejam no mesmo lugar. As chances de erros são reduzidas e a retirada e controle de relatórios é mais acessível.

Faça checklists

É importante que cada setor tenha um checklist a ser seguido de forma que nada fique esquecido. Existem no mercado ferramentas automatizadas que podem te ajudar nessa gestão e controle. Ao adotar esse procedimento, seus funcionários ganharão tempo, pois as conferências estarão sempre à mão.

Monitore os processos

A padronização de fluxos de trabalho e processos frequentemente melhora a eficiência deles. Os processos padrões também permitem métricas comuns e medição de desempenho, proporcionando à gestão a visibilidade necessária para conduzir a melhoria de processos. Isso funciona de duas maneiras: é mais fácil identificar imediatamente os processos quebrados que não estão funcionando e também mais fácil identificar as melhores práticas, que devem ser aproveitadas de forma mais ampla.

Melhores práticas de padronização de processos como essas permitem que os supermercados garantam mais eficiência operacional. Quer aprender mais sobre otimização de processos? Conheça estas 5 dicas para melhorar a gestão em restaurantes e supermercados. Compartilhe nos comentários suas experiências nos processos de padronização e participe da discussão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This