como identificar fatores críticos de sucesso do negócio

Afinal, como identificar os fatores críticos de sucesso do negócio?

Basicamente, os fatores críticos de sucesso são pontos centrais de um negócio. Quando identificados e executados corretamente, asseguram rentabilidade e crescimento da empresa. Por outro lado, quando não trabalhados, o empreendimento corre o risco de comprometer o próprio funcionamento.

Existem diversos fatores críticos, variando de negócio para negócio. Porém, alguns são comuns em muitas organizações, tais como: conhecimento do mercado, localização, equipamentos disponíveis, mão de obra qualificada, gestão financeira etc.

Se você quer identificar os fatores críticos de sucesso a fim de garantir o crescimento da sua empresa, continue com a gente e conheça algumas dicas de como fazer isso da maneira correta. Boa leitura!

como implementar a metodologia 5w2h
Como melhorar o controle operacional utilizando um plano de ação

Conheça o seu ramo de atuação

O primeiro ponto é entender que fatores críticos de sucesso podem variar de acordo com o ramo de negócio. Por exemplo, uma loja de roupa e uma fábrica de equipamentos terão alguns fatores distintos.

Logicamente, e como já explicado, existem os pontos em comum e que são prioridades em qualquer setor: solidez financeira, fidelização de clientes, entre outros.

Conhecer o seu nicho lhe dará a visão correta sobre as prioridades, garantindo um crescimento saudável do negócio. O ideal é que essa pesquisa aconteça logo no início, permitindo que a empresa trabalhe os fatores de sucesso já nos primeiros meses de funcionamento.

Defina prioridades

Identificar os fatores de sucesso não é o suficiente. É apenas parte do processo. Depois de estabelecidos, você deve agrupá-los hierarquicamente, ou seja, definir quais são os pontos prioritários.

Isso é importante, pois ainda que a sua empresa conte com um considerável capital financeiro, não é interessante investir em todos os itens de uma vez. Uma ótima dica é começar trabalhando nos fatores que mais impactam no rendimento do negócio.

Seja claro na definição, evitando erros futuros ou mesmo desperdício de recursos, desde tempo até financeiro. Outra questão imperativa é considerar as prioridades de acordo com a realidade da sua empresa. Mesmo que outras marcas do mesmo ramo trabalhem com uma classificação diferente, o correto é que a sua rotina seja a base principal.

Por fim, é essencial não pular essa etapa. A não definição de prioridades pode, em algum momento, atrapalhar a tomada de decisões na criação de planejamentos e estratégias. Até mesmo a produtividade das equipes pode ser comprometida caso haja negligência nessa situação.

Recursos financeiros e humanos encabeçam a lista de prioridades na maioria das organizações. Mas, como dito, você deve realizar essa separação de acordo com a realidade do seu negócio.

Analise o desempenho da empresa

A identificação dos fatores críticos de sucesso não pode acontecer de maneira isolada. Em outras palavras, o trabalho é mais bem desenvolvido quando faz parte de um projeto organizacional.

Por exemplo, quando você define os objetivos e metas da empresa de forma antecipada, passa a ter um ponto central para análise dos fatores. Caso a organização não esteja alcançando os resultados esperados, o estudo sobre o mau desempenho é o ponto de partida para identificar os seus fatores críticos.

Digamos que você seja um gestor de operações industriais e a sua equipe não consegue alcançar os objetivos em termos de produtividade. Assim, os seus fatores de sucesso podem ser uma correta padronização de produção, acompanhamento da manutenção dos equipamentos, integração de informações dos relatórios, entre outros.

A questão é que você conseguiu identificar os fatores críticos com maior facilidade graças à análise de desempenho sobre os objetivos definidos no planejamento inicial. Em resumo: sem um trabalho de base tudo fica mais difícil ou incerto.

Faça o mapeamento

Outra maneira para identificar os seus fatores críticos é realizando o mapeamento das atividades. Com esse trabalho, é possível identificar realmente o que pode ser melhorado na produção diária da empresa, garantindo a excelência.

Com o mapeamento, a sua análise sobre as necessidades de cada ponto se torna mais eficaz, facilitando até mesmo a construção da lista de prioridades hierárquica. Quando há uma má estruturação nessa parte, toda eficiência é colocada em risco.

Entre os vários pontos que podem ser identificados em um mapeamento de atividades estão:

  • desmotivação dos colaboradores;
  • ruídos de comunicação;
  • repetição de falhas;

Cada empresa pode buscar a maneira ideal para mapear suas atividades, considerando a sua própria rotina. Mas, no geral, você deve seguir alguns passos:

  • determinar os objetivos das atividades;
  • identificar as entradas e saídas;
  • checar os componentes;
  • elencar melhorias;
  • registrar.

Utilize ferramentas de checagem

Sem organização, dificilmente as definições são corretas. Por isso, na identificação dos seus fatores de sucesso é importante contar com ferramentas que apontem e confiram cada etapa e setor da sua empresa.

Ferramentas ou plataformas de checagem são ideais para que o gestor consiga monitorar variados processos seguindo o planejamento. Lembra-se do mapeamento? Com a solução correta é possível verificar pontos críticos das atividades com muito mais facilidade.

Além disso, as ferramentas podem ser a peça-chave para determinados fatores. Por exemplo, se a análise de desempenho identificar que a estagnação de alguns processos acontece porque não há uma integração ou compartilhamento das informações, a implementação de um checklist passa a ser a sua solução.

Não obstante, se bem utilizado, esse tipo de investimento pode render benefícios que alavancam pontos importantes para o negócio, como:

  • produtividade;
  • organização;
  • tempo.

Faça avaliações periódicas

Os fatores críticos não são questões imutáveis, podendo variar de acordo com a situação do seu negócio, do mercado, entre outros. Por isso, é preciso identificá-los, criar ações para aperfeiçoá-los, bem como avaliá-los periodicamente.

Na verdade, a mudança de foco pode ser um bom sinal, mostrando que os fatores anteriores foram trabalhados, e o crescimento da sua empresa abriu novas perspectivas.

O importante é ter em mente que a avaliação é mais uma ação para a evolução do negócio. Garanta que essa filosofia esteja entre os valores da empresa, assegurando que o monitoramento aconteça independentemente dos profissionais que estão à frente de cada setor.

Enfim, apurar e monitorar os fatores críticos de sucesso da sua empresa é essencial, pois permite que se mantenha o foco no que realmente é relevante. Com a alta concorrência, gerir uma organização e mantê-la em excelência se tornou um grande desafio. Por isso, é preciso trabalhar para eliminar todos os ruídos e desperdícios, a fim de direcionar os recursos para os pontos centrais. A evolução do negócio só é possível quando há um trabalho direcionado.

Gostou do artigo? Continue aperfeiçoando o seu conhecimento e confira a nossa postagem com 5 práticas de gestão que toda empresa de sucesso tem em comum.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This