checklist de estoque

Como escolher um sistema de controle de estoque para a empresa?

Estabelecimentos que precisam armazenar produtos para a venda enfrentam um grande desafio — afinal, qual a melhor maneira de administrar e otimizar o investimento feito nesses itens? Os sistemas de controle de estoque são a resposta para esse dilema.

Com um programa adequado, você conhece melhor suas vendas e aprimora a aquisição de novas mercadorias. Outro benefício é a facilidade de contagem do que há disponível. No entanto, como escolher o sistema adequado para o seu segmento? Confira, a seguir, algumas dicas!

O que um bom sistema de controle de estoque possibilita?

Há inúmeros benefícios ao se adquirir um sistema de controle de estoque. Ele otimiza os afazeres da área operacional e oferece suporte para as decisões administrativas. Conheça mais alguns pontos positivos!

Amostragem de resultados

O programa emite relatórios de entradas e saídas, possibilitando uma melhor avaliação dos períodos e dos produtos com maiores vendas. Com isso, o empreendedor pode aprimorar os seus investimentos na hora de comprar a reposição para o estoque de sua loja, mercado, farmácia etc.

Otimização do fluxo de trabalho

Com um sistema de controle de estoque, menos funcionários precisam ser mobilizados para essa tarefa. Os números de itens disponíveis podem ser visualizados facilmente pelo computador. Além disso, os produtos são baixados automaticamente da contagem conforme são comprados da loja. O fluxo de tarefas fica sempre em dia, sem demandar muitas pessoas.

Controle remoto

Não é necessário ir até o estoque com tanta frequência, pois o controle é feito a partir de um sistema. Assim, é possível avaliar seus índices de qualquer lugar que tenha acesso ao programa. Essa vantagem otimiza o trabalho dos supervisores, que podem fiscalizar os índices remotamente, eliminando os desgastes de se deslocar frequentemente até o local.

Quais os principais pontos a serem observados para escolher um bom sistema de controle de estoque?

Alguns fatores devem ser considerados para escolher o sistema mais adequado às necessidades da sua organização. Para fazer essa análise corretamente, é preciso conhecer o resultado esperado ao adotar um programa de controle de estoque. Conheça algumas dicas do que avaliar para fazer a melhor escolha!

Necessidade da empresa

Ao escolher um software, confirme se as funções dele se adequam com o que a empresa precisa. Para isso, saiba quais são os pontos principais que seu negócio espera adquirir ao adotar um sistema.

Avalie o ramo da sua organização para melhor cumprir essa tarefa. Por exemplo, para um supermercado, é mais útil um sistema que mostre a quantidade disponível em estoque e a data de validade prioritariamente. Já para uma loja de roupas, é mais útil que haja uma boa avaliação de quais peças são mais vendidas a cada estação.

Funcionalidade e praticidade

Verifique se o programa que você adquirirá realmente oferece a praticidade que você espera. Saber quais são as funcionalidades disponibilizadas e como elas podem facilitar o dia a dia do estoque é essencial.

Outro ponto a ser observado é conferir se o sistema apresenta aprendizado dinâmico e intuitivo. Dessa maneira, os colaboradores podem se adaptar rapidamente à sua utilização, sem gerar prejuízos em decorrência de tempo gasto para entender um programa difícil.

Custo-benefício

É crucial que o custo do sistema seja adequado ao orçamento da empresa. Para isso, confira quanto é possível pagar sem gerar grandes rombos ao financeiro. Assim, os benefícios adquiridos ficam alinhados com os custos despendidos.

Uma forma de executar essa tarefa é fazendo uma boa pesquisa de preços no mercado antes de contratar um serviço. Consulte várias empresas que oferecem um software de gestão de estoque e veja qual oferece mais vantagens em relação ao montante cobrado para adquiri-lo.

Comprometimento dos fornecedores com a manutenção

Confira, durante a contratação do seu sistema de controle de estoque, se a empresa que está vendendo esse serviço presta suporte técnico adequado. Com essa atitude simples, você garante respaldo em momentos de problemas de utilização.

Estrutura requerida

É importante garantir que os computadores do local têm compatibilidade com o sistema de controle de estoque. Saber que é possível rodar o programa em dispositivos que já são da empresa evita maiores gastos com a implementação. Não considerar esse fator antes de contratar um serviço pode gerar muitas dores de cabeça, pois, sem computadores que suportem o software, o dinheiro empregado será um desperdício.

Qual a importância de escolher corretamente, entre os sistemas de controle, qual melhor se ajusta à empresa?

Avaliar corretamente o melhor sistema de controle de estoque antes de implementar em seu negócio é prioritário para que as necessidades sejam atendidas. É importante que o software contemple corretamente o segmento da sua empresa, para se obter todos os benefícios do programa. Confira o que é possível ter ao escolher um modelo adequado.

Corte de gastos desnecessários

Um bom software traz uma visão mais compreensível do processo de estoque para a empresa. Quando o programa é adequado para sua necessidade, isso acontece de maneira ainda mais clara. Um benefício da clareza de informações adquiridas é poder minimizar os custos com armazenagem, conhecendo melhor suas vendas e despesas.

Aprimoramento do processo de compras

Um sistema de controle de estoque eficiente permite visualizar quais são os produtos embargados. Com esse dado para as próximas aquisições, otimiza-se as escolhas de compra, evitando os que não têm boa saída.

Módulos adequados ao segmento

Quando o programa é bem escolhido, você conta com funcionalidades pertinentes ao segmento. Isso é importante pois garante que o software utilizado se ajuste aos requisitos da empresa e aumente a eficiência do controle.

Analisar o perfil do seu negócio é fundamental para fazer uma boa escolha entre sistemas de controle de estoque. Com esse cuidado, você agrega um programa pertinente aos seus interesses, gerando maior aproveitamento da gestão. Um dos maiores benefícios de automatizar esse processo é poder extrair, do seu sistema, dados úteis, que realmente trazem informações relevantes para promover melhorias e tomadas de decisão.

Considerando essas dicas simples na hora de eleger o seu software, você garante os benefícios esperados. Quer conhecer um bom sistema de controle de estoque que se ajuste ao perfil do seu empreendimento? Entre em contato conosco que o ajudaremos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This