Como a padronização de processos pode ajudar na gestão de estoque?

A padronização de processos é um conceito que se aplica a uma gestão de estoque que está associada a outros níveis de gestão da empresa. Em termos simples, isso significa que a padronização de processos é uma possibilidade para ajudar a gestão de estoque quando ela possui impactos significativos em outros setores da empresa. É o caso de uma empresa que depende fortemente de seu estoque para realizar vendas ou produzir itens, por exemplo.

Assim, essa padronização consiste basicamente em criar uma espécie de roteiro otimizado e personalizado para o estoque da empresa, de modo que a sua gestão se torne mais simples e eficaz. Quer conhecer quais são os impactos dessa padronização? Então confira, a seguir, como ela pode ajudar na gestão de estoque:

Ajuda na organização

Imagine que você precisa seguir uma determinada receita todos os dias, várias vezes por dia. Agora imagine que há duas opções: uma que é apresentada sempre da mesma maneira e outra que é diferente a cada vez que precisa ser realizada. Naturalmente, ao seguir a primeira receita, você consegue se manter muito mais organizado e se preparar para seguir os passos que virão.

A mesma coisa acontece com a padronização de processos para a gestão de estoque: se é possível saber com antecedência o que será feito e como será feito, a organização se torna mais facilitada, permitindo uma gestão mais equilibrada.

Aumenta a confiabilidade

A padronização de processos também ajuda a garantir mais confiabilidade sobre as informações obtidas. Se existe uma padronização sobre o controle de entrada e saída de mercadorias, por exemplo, quando o inventário for realizado seu resultado corresponderá à exata realidade do estoque.

Mais confiabilidade significa menor necessidade de múltiplas conferências e, em última análise, menores chances de que apareçam erros devido a ruídos na comunicação. Como toda a gestão seguirá um padrão, evita-se que cada responsável aja de uma maneira, o que cria resultados distintos.

Incrementa a produtividade

Como a gestão precisa se preocupar menos com erros e conferências excessivas, a produtividade é elevada. Além disso, o fato de haver mais organização permite que a padronização garanta uma eficiência muito maior.

Isso ocorre porque a padronização ajuda a criar uma espécie de “linha de produção” em relação à gestão. Como tudo está previamente estabelecido, basta que cada responsável siga as instruções relativas à sua tarefa, permitindo que tudo aconteça de maneira mais rápida.

Melhora o giro de estoque

A padronização de processos também é importante no sentido de que é capaz de melhorar o giro do estoque. Com ações preestabelecidas, é mais fácil identificar qual item tem prioridade sobre o outro e deve sair do estoque primeiro.

Com isso, evita-se uma questão muito comum, que são itens que acabam encalhando no estoque porque outros recentemente comprados sempre passam à frente na hora de sair dele.

Diminui custos

Mais giro de estoque significa menos desperdício de mercadorias e também menos necessidade de compras, fazendo com que os custos sejam menores. Além disso, com uma padronização de processos, os custos operacionais também tendem a ficar menores, já que tudo é realizado de maneira mais fácil e mais rápida.

O aumento da produtividade também aumenta a capacidade de gestão, garantindo que a estrutura de gestão seja mais efetiva e, portanto, ainda mais econômica. Dessa forma, um dos objetivos finais dessa padronização é a diminuição dos custos associados à gestão de estoque.

A padronização de processos é altamente benéfica para que a gestão de estoque se torne mais organizada, confiável, produtiva, assertiva e mais barata. Assim, a empresa se beneficia de um estoque do tamanho correto e gerido da maneira certa.

Falando em gestão de estoque, aproveite para conferir o post com 7 dicas para diminuir as perdas de estoque do seu varejo e torne seu estoque mais eficiente.

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This