Checklist para resort, conheça seus benefícios e aplicações

Checklist para resort: conheça as principais aplicações e benefícios

O checklist para resort é a ferramenta ideal para que o gestor ou os outros profissionais se certifiquem sobre a execução e organização de processos que garantem o pleno funcionamento do estabelecimento.

Na prática, o checklist atua como um auxiliar no monitoramento dos serviços, condições dos equipamentos, números do estoque, entre outros. Aliada a um trabalho bem desenvolvido por parte dos colaboradores, essa ferramenta pode impulsionar bastante o desempenho do resort.

Por isso, para ajudar você a otimizar a gestão do seu resort, explicaremos a seguir de que forma um checklist pode ser aplicado e quais são os seus benefícios. Continue com a gente e confira!

Em quais tarefas o checklist para resort pode ser aplicado?

Sendo uma ferramenta que auxilia na revisão e organização de vários processos e etapas, o checklist pode ser aplicado em inúmeras atividades e setores de um resort. Entenda mais sobre essa aplicação.

Governança no resort

A governança no resort é a área responsável pela gestão das camareiras, profissionais responsáveis por garantir condições perfeitas de higiene, conservação e organização no estabelecimento. Porém, por ser algo abrangente, é interessante que o gestor utilize uma ferramenta de checagem a fim de garantir que todos os setores sejam contemplados igualmente.

Para assegurar um bom visual e usabilidade para hóspedes e visitantes, no dia a dia, o checklist pode ser aplicado na verificação da limpeza e organização do local, incluindo, por exemplo:

  • a iluminação, bem como as condições de uso de banheiros, saunas e áreas comuns;
  • as condições de móveis, lâmpadas, cortinas, entre outros;
  • a higienização de janelas, paredes e escadas;
  • a padronização da arrumação dos quartos;
  • conferência das condições e presença de toalhas, amenities e itens de frigobar.

Documentação e controle de processos

Questões burocráticas comumente se mostram como trabalhos cansativos em qualquer segmento e, se forem realizadas manualmente, podem demandar um longo período de tempo. Nesse sentido, a adoção do checklist faz toda diferença.

Além de ajudar na conferência dos documentos, essa ferramenta é utilizada para controlar processos gerenciais. Na prática, as ações realizadas são:

  • checagem de documentação (FNRH completa, licenças obrigatórias para funcionamento);
  • prevenção de perdas (análise de materiais de higiene, limpeza, toalhas, lençóis, etc.);
  • inspeção de itens obrigatórios (extintores de incêndio, mangueiras, etc.).

Manutenção de equipamentos

A manutenção dos equipamentos precisa ser uma prática constante nos resorts, pois, caso algum aparelho quebre ou sofra defeitos em operação, o estabelecimento não apresentará a mesma eficiência e o padrão de qualidade.

Além de prejuízos financeiros ligados à troca de peças ou dos próprios equipamentos, o resort ainda corre o risco de perder credibilidade diante dos seus clientes. Alguns pontos nos quais o checklist pode ser utilizado nessa etapa são:

  • checagem de equipamentos a fim de identificar se os mesmos estão em boas condições de uso;
  • checagem da limpeza e conservação de equipamentos essenciais para o funcionamento do resort, tais como ar-condicionado, motores, aparelhos de ginástica, sauna, etc.;
  • conferência das datas de manutenção dos aparelhos, considerando o tipo de intervenção definida (preventiva, corretiva, preditiva).

Alimentos e bebidas

Um dos segredos de sucesso de muitos hotéis e resorts é o controle sobre a quantidade e a qualidade dos alimentos e bebidas. Garantir um estoque que atenda as necessidades do estabelecimento é crucial para manter o bom atendimento aos clientes.

Nesse setor, o gestor tem vantagens ao utilizar o checklist, pois, ele vai além de contar a quantidade de produtos que entram no resort:

  • auxilia na checagem de todos os equipamentos da cozinha, se estão em condições de uso e prontos para o trabalho. Inclui desde talheres até aparelhos maiores, como geladeiras e fogões;
  • otimiza o recebimento de mercadorias e a checagem de notas fiscais (entrada e saída de produtos);
  • facilita a checagem da integridade das embalagens, as datas de validade e a aparência geral das mercadorias;
  • ajuda na verificação da padronização dos buffets e mise en place dos restaurantes.

Sinalização de segurança

Adotar uma boa sinalização de segurança em um resort é uma forma de garantir que tanto funcionários quanto hóspedes estejam informados sobre eventuais riscos no local e serve como uma prevenção para evitar acidentes.

Esse trabalho também é algo que demanda bastante atenção e cuidados por parte dos profissionais envolvidos. Mas, com a ajuda de um checklist, eles conseguem otimizar atividades como:

  • checagem das cores utilizadas nos locais de trabalho para identificar os equipamentos de segurança e delimitar áreas;
  • conferência do funcionamento de lâmpadas, luzes de emergências e Iluminação em geral;
  • análise da utilização correta e da condição de placas e mensagens de aviso.

Plano de prevenção e proteção contra incêndios

O trabalho de monitoramento das normas criadas no plano de prevenção de incêndios é de suma importância para assegurar que as ações aconteçam de acordo com o planejamento. Uma falha é suficiente para comprometer a estabilidade do local e até a vida das pessoas.

A aplicação do checklist nesse aspecto é uma maneira de melhorar essa inspeção verificando, por exemplo:

  • se os equipamentos contra incêndios estão nos locais corretos;
  • se existem saídas de emergência em áreas estratégicas do edifício e se elas estão obstruídas;
  • conferindo a validade e as condições dos extintores.

Quais são os principais benefícios de utilizar o checklist?

Agora que você já viu como aplicar o checklist nas atividades e áreas centrais do seu resort, saiba quais são os benefícios gerais conquistados a médio e longo prazo com o uso dessa ferramenta.

Diminuição do uso de papel e outras ferramentas

Dentre outras coisas, a diminuição do uso de papéis é um fator de sustentabilidade. Quanto menos papel em circulação, melhor para a natureza. Em termos corporativos, os ganhos também são consideráveis.

Com um checklist moderno, o seu resort diminui, em média, o uso de 80 mil folhas de papel por ano. Uma redução que, com certeza, fará grande diferença nas finanças do negócio. Além disso, ela dispensa o uso de planilhas Excel ou de outros softwares com recursos limitados.

Mais eficiência no trabalho de gestores e analistas

Como vimos, o trabalho do gestor apresenta uma melhoria considerável com a adoção de um checklist para resort. Colocando essa ferramenta em ação, gerentes e supervisores ganham até duas horas em produtividade e ainda diminuem a quantidade de e-mails que repassam dados sobre monitoramentos.

Maior integração de ferramentas e redução de custos

Um checklist facilita ao máximo o trabalho de integração com outros softwares. Desse modo, a empresa elimina a necessidade de contratação não só de mão de obra externa, como também a de outras fontes de armazenamento — o checklist pode guardar uma quantidade considerável de dados. Além disso, o serviço dos auditores se torna muito mais prático, permitindo que o resort diminua os seus gastos com o número de viagens desses profissionais.

Enfim, esse foi um panorama de tudo o que você precisa saber sobre a utilização de um checklist para resort. Com a alta concorrência no mercado, é importante que os empresários busquem formas de aumentar a qualidade dos serviços oferecidos pelos seus estabelecimentos ao mesmo tempo que diminuem os seus gastos. Então, analise as informações apresentadas e conte com o melhor checklist no seu negócio.

Quer saber como ter o checklist ideal no seu resort? Então, entre em contato conosco agora mesmo e saiba como.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This