Checklist de manutenção de Aeronaves: Saiba como funciona

A manutenção das aeronaves é importante para garantir que seu funcionamento seja perfeito, seguro e confortável para os passageiros. Contudo, existe uma série de itens que devem ser levados em consideração durante esse procedimento.

A seguir, vamos destacar a importância de seguir esses procedimentos, para que o voo seja realizado com segurança. Quer saber mais sobre o assunto? Então confira agora mesmo!

Limpeza interna

Apesar de não estar ligada à parte mecânica, a limpeza interna também faz parte da manutenção de aeronaves. Ela garante a higiene dos assentos e do assoalho e um maior conforto para os passageiros realizarem as viagens.

Em alguns casos, os assentos podem até ser retirados para uma limpeza mais completa. Esta etapa também inclui o polimento das janelas.

Pneus

Assim como no caso de outros veículos, o estado dos pneus deve ser avaliado durante a manutenção de aeronaves. Esses pneus também podem ser recauchutados — cerca de quatro a cinco vezes — antes de ser realizada a troca permanente.

Rodas

Assim como os pneus, as rodas também devem ser verificadas. Qualquer problema no seu funcionamento pode prejudicar o pouso e a decolagem de um avião.

Motor

Verifica-se a integridade do motor e o seu funcionamento, a fim de detectar falhas ou mau funcionamento de algum componente.

Óleo lubrificante

Também é preciso avaliar a condição do óleo e efetuar trocas depois de determinado período ou de uma quantidade mínima de ciclos.

Freios

Os freios duram em média 900 ciclos, sendo que cada ciclo compreende um pouso e uma decolagem. Após esse período, eles devem ser trocados.

Fuselagem

Além da manutenção de aeronaves avaliar algum possível dano à fuselagem, é preciso ter um cuidado especial na hora de retocar a pintura: cada camada de tinta influencia no peso total da aeronave, o que também afeta a navegabilidade e a segurança do voo.

Asas

As asas também são itens que sempre devem ser verificados em uma manutenção periódica de aeronaves.

Turbinas

Esse é outro ponto importante que deve ser avaliado. A turbina é o item responsável por movimentar o avião através do deslocamento das massas de ar. Qualquer problema pode desestabilizar a aeronave ou causar sérios acidentes, até mesmo a queda do avião.

Para-brisa

O para-brisa também deve ser avaliado na manutenção de aeronaves. Qualquer dano deve ser reparado e, de tempos em tempos, o vidro deve ser polido, assim como os vidros das janelas.

A periodicidade da manutenção de aeronaves é definida de acordo com o tipo de cuidado que será realizado e em qual item. Alguns podem ser verificados após ciclos, enquanto outros só serão avaliados após horas de voo. Normalmente, o piloto também possui um caderno de anotações, no qual pode apontar algumas possíveis falhas que foram identificadas durante o tempo no ar.

No artigo de hoje, citamos apenas os itens principais que entram em um checklist de manutenção de aeronaves, mas, é claro que uma manutenção mais específica requer uma análise mais detalhada, avaliando itens isoladamente e, até mesmo, requerendo a desmontagem parcial da aeronave.

O que achou desse artigo? Quais são suas opiniões sobre o assunto? Aproveite o nosso espaço para comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This