A importância dos relatórios de performance para a sua empresa

A importância dos relatórios de performance para a sua empresa

Os relatórios de performance são indispensáveis para o sucesso de qualquer empresa. Edwards Deming, consultor americano reconhecido mundialmente por melhorar processos produtivos, disse: “não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia”. Logo, para gerir o seu negócio de forma eficaz você precisa ter métricas e relatórios que facilitem a geração, divulgação e entendimento destes indicadores.

Por que ter relatórios de performance?

O principal papel de um gestor é tomar decisões que levem a empresa a obter os resultados desejados. Ou seja, ele precisa de informações das mais diversas áreas como faturamento, custos, horas extras, turnover (taxa de rotatividade dos funcionários), produtividade por homem/hora, dias sem acidentes de trabalho, inventário, porcentagem de ocupação de estoque, taxa de defeitos, entre outros.

Os relatórios possibilitam criar indicadores e acompanhar os resultados de forma extremamente simples, facilitando a tomada de decisões estratégicas e ações corretivas. A fim de apoiar o planejamento, formular as metas futuras da empresa e a necessidade de treinamento dos colaboradores.

Como usar os relatórios?

Com base em uma meta preestabelecida, você pode verificar qual área ou atividade específica está fora dos padrões e também as que estão superando as expectativas. Com estas informações em mãos, os gestores podem copiar as melhores práticas, melhorando os seus processos, prática conhecida como benchmarking.

Esse processo de melhoria envolve a criação e acompanhamento de planos de ação. Desta forma, para atingir os resultados esperados é necessário que seja fácil de entender, de preencher e de verificar os resultados. Utilizando uma ferramenta adequada, como o Checklist Fácil, isto é alcançado facilmente.

Além disso, os relatórios possibilitam premiar os funcionários mais produtivos. Como resultado algum valor variável no salário, cesta básica, na avaliação de desempenho periódica ou como fator de decisão para promoções.

O que é necessário constar nos relatórios de performance?

Cada empresa precisa de informações específicas para o seu tipo de negócio. No entanto, tem algumas métricas que são válidas para todo tipo de negócio. Veja alguns exemplos:

Indicadores Financeiros

  • Faturamento de Vendas: compara o faturamento realizado versus o faturamento esperado.
  • Custos: compara os custos realizados versus os custos planejados.
  • Reais por caixa vendida: apresenta a relação de custo para cada caixa vendida.

Indicadores de Produtividade

  • Produção homem/hora: identifica a produtividade por hora de todo o negócio.
  • Tempo de recebimento: analisa o tempo gasto para realizar a entrada de algum processo, como recebimento de NF, produtos, fornecedores ou clientes no caixa.
  • Tempo de entrega: identifica o tempo médio em que um produto, ou uma carga é entregue.

Indicadores de Qualidade

  • Taxa de defeito: informa o percentual de defeitos de um produto ou processo comparado ao total de tarefas realizadas.
  • Taxa de entregas no prazo: apresenta o percentual de quantas entregas foram realizadas no prazo determinado.

Indicadores de Segurança

  • Número de dias sem acidente de trabalho: informa a quantidade de dias que a empresa não teve acidentes de trabalho.
  • Custo dos acidentes de trabalho: informa todos os custos envolvidos com os acidentes de trabalho.

Indicadores de RH

  • Investimento em treinamento: informa o valor investido em treinamento em um período.
  • Turnover: taxa de rotatividade dos funcionários.

Em suma, se você está buscando continuamente otimizar os seus processos e melhorar a qualidade e nível de serviço, não pode deixar de utilizar relatórios de performance. Portanto, não hesite em utilizar a tecnologia para lhe ajudar nessa tarefa e obter mais tempo para as coisas mais importantes para o seu negócio.

Gostou do conhecer melhor sobre os relatórios de performance? Curta a nossa página no Facebook e fique sempre atento às novidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This