A importância das práticas de gestão de qualidade para sua empresa

Oferecer um produto ou serviço de qualidade é a maneira mais óbvia de obter o sucesso no mercado. Mas é praticamente impossível chegar a um resultado de primeiro nível se os processos de produção e o atendimento aos clientes também não forem norteados pela busca da satisfação dos melhores critérios. É exatamente por isso que a gestão de qualidade se tornou uma visão estratégica que deve englobar toda a empresa e ser o foco de um gestor bem-sucedido.

O que é gestão de qualidade?

A noção de gestão de qualidade surge na década de 1950 com a busca pela padronização dos métodos e resultados da produção. De lá para cá, o conceito se espraiou também para áreas como o atendimento ao cliente, a pesquisa sobre seus desejos, o controle de custos e os setores administrativos das companhias. Hoje, ela se impõe como uma abordagem holística sobre a empresa, um conjunto de métodos e princípios capaz de otimizar processos, reduzir gastos e fidelizar a clientela.

Quais práticas devo adotar?

Quer entender melhor quais práticas compõem a gestão de qualidade? Eis aqui algumas diretrizes:

Foco no cliente

Se o objetivo é oferecer a melhor qualidade de produto ou serviço sempre, nada mais eficaz do que observar a satisfação do cliente para saber se o que a empresa oferece está dentro dos melhores padrões possíveis. A empresa deve ser capaz de atendê-lo com eficiência e receber feedbacks de maneira ágil.

Aperfeiçoamento contínuo

A gestão de qualidade é sempre um trabalho em progresso. O gestor de cada área deve estar continuamente atualizado para implementar os melhores e mais modernos processos e otimizar o trabalho na empresa.

Abordagem sistêmica

Verificar a cadeia de produção, os processos e setores interligados e descobrir como azeitar a relação e melhorar a interação é um dos pressupostos da gestão de qualidade.

Aposta na formação e no trabalho de equipe

O gestor precisa capacitar e estar atento ao entrosamento de pessoal. É vital investir tanto no treinamento para atender da melhor maneira possível ao cliente, quanto na formação para cumprir os procedimentos padronizados de segurança e garantia de qualidade na produção.

Adoção da transparência

Ter métricas, objetivos e rumos e deixar isso claro para o time aumentará o engajamento da equipe e trará mais respeitabilidade para a empresa.

Que resultados virão disso?

De maneira geral, empresas que seguem práticas de gestão de qualidade elaboradas internamente ou padronizadas, como o ISO 9001, costumam colher uma série de resultados positivos a curto, médio e longo prazo. Entre os mais importantes estão:

  • Redução racional de custos sem perda de qualidade da produção;
  • Melhoria do engajamento dos funcionários, que se sentem mais envolvidos no cotidiano produtivo graças ao investimento em integração e transparência;
  • Aumento de valor da marca, que passa a ser mais respeitada por seguir normas rígidas de controle de qualidade, o que também aumenta o valor agregado aos produtos;
  • Aumento na competitividade da empresa no mercado;
  • Aumento da satisfação dos clientes e, consequentemente, melhores resultados de fidelização da clientela;
  • Aumento da rentabilidade da empresa.

Com resultados tão interessantes, não há motivos para adiar a implementação das práticas da gestão de qualidade na sua empresa.

Quer se inspirar em outras ideias de gestão que podem trazer um grande impacto positivo no cotidiano de sua companhia? Não deixe de checar essas 5 dicas que preparamos para você e que poderão mudar sua forma de trabalhar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This